Buscar

ESTRATEGIAS COMPETITIVAS DE PORTER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTRATEGIAS COMPETITIVAS DE PORTER:
CUSTO, DIFERENCIAÇÃO E FOCO.
A PRIMEIRA ESTRATÉGIA DE CUSTO É FOCADA NA BUSCA PELA EFICIÊNCIA E MAXIMIZAÇÃO DE PRODUÇÃO E DE VOLUME DE UMA EMPRESA, ALÉM DO CONTROLE EFICIENTE DA DISTRIBUIÇÃO DA RENDA PUBLICITÁRIA, PESQUISA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA. DENTRO DESSE SEGMENTO PODE-SE DESTACAR AINDA A IMPORTÂNCIA DO PREÇO, COMO O PRINCIPAL DIFERENCIAL PARA O CONSUMIDOR.
A SEGUNDA ESTRATÉGIA DENOMINADA DIFERENCIAÇÃO POSSUI COMO FOCO O INVESTIMENTO NA IMAGEM, NOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO, EM PESQUISA, NA CAPACITAÇÃO TÉCNICA DOS FUNCIONÁRIOS, NA PESQUISA DE MERCADO E NA ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
COMO FORMA DE APRIMORAR E FORTALECER AINDA MAIS AS ANTERIORES, A ESTRATÉGIA DE FOCO CENTRALIZA AS AÇÕES EM SELECIONAR UM ALVO ESPECÍFICO – DE ACORDO COM A SEGMENTAÇÃO DO MERCADO E DEMAIS CARACTERÍSTICAS – PARA OFERECER UM PRODUTO OU SERVIÇO EXCLUSIVO A DETERMINADO PÚBLICO CONSUMIDOR, POIS DESSA MANEIRA PODERÁ ALCANÇAR O STATUS DE ÚNICO POR SEU CONSUMIDOR.
PARA QUE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA SEJA COMPOSTO POR ESTRATÉGIAS QUE O TORNEM CONSISTENTE E EFETIVO É IMPORTANTE RESSALTAR QUE PODE SER COMPLEXO E DIFÍCIL ADOTAR TODAS AS ESTRATÉGIAS SIMULTANEAMENTE.
OS CINCO FATORES QUE COMPLEMENTAM AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS SÃO:
O FATOR DE RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES É DEFINIDO COMO DETERMINANTE NA COMPETITIVIDADE DO MERCADO, POIS ANALISA ALGUMAS VERTENTES FUNDAMENTAIS, TAIS QUAIS: NÍVEL DE PUBLICIDADE, GRAU DE DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO E TAXA DE CRESCIMENTO.
O PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS CLIENTES TAMBÉM É CONSIDERADO UM FATOR PREPONDERANTE PARA UMA ANÁLISE EFICIENTE, POIS É DETERMINADO PELO PREÇO DA COMPRA, A DISPONIBILIDADE DE INFORMAÇÃO QUE O COMPRADOR POSSUI SOBRE O PRODUTO E A EXISTÊNCIA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS.
O PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES DEVE SER CONSIDERADO UM PONTO DE BASTANTE INFLUÊNCIA, POIS DEVE-SE CONSIDERAR OS PRINCIPAIS FATORES: NÍVEL DE DIFERENCIAÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA E O CUSTO DE PRODUÇÃO EM RELAÇÃO AO VALOR DA VENDA DO PRODUTO.
A AMEAÇA DE ENTRADA DE NOVOS CONCORRENTES DEVE SER CUIDADOSAMENTE ANALISADA NOS SEGUINTES QUESITOS: CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO, QUAIS AS VANTAGENS ABSOLUTAS EM RELAÇÃO AO CONCORRENTE E A EXISTÊNCIA DE BARREIRAS DE ENTRADA (COMO O REGISTRO DE PATENTES E DIREITOS).
A ÚLTIMA FORÇA DENOMINADA AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS DEVE SER ANALISADA PELO SEU FATOR DE NÍVEL DE DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO, PODER DE BARGANHA DO COMPRADOR E QUALIDADE DO PRODUTO.
A ESSÊNCIA DA FORMULAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA COMPETITIVA É RELACIONAR UMA COMPANHIA AO SEU MEIO AMBIENTE.
A DIFERENCIAÇÃO CONSISTE EM DIFERENCIAR O PRODUTO OU O SERVIÇO OFERECIDO PELA EMPRESA, CRIANDO ALGO QUE SEJA CONSIDERADO ÚNICO NO ÂMBITO DE TODA A INDÚSTRIA.
A DIFERENCIAÇÃO, SE ALCANÇADA, É UMA ESTRATÉGIA VIÁVEL PARA OBTER RETORNOS ACIMA DA MÉDIA EM UM INDÚSTRIA PORQUE ELA CRIA UMA POSIÇÃO DEFENSÁVEL PARA ENFRENTAR AS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS, EMBORA DE MODO DIFERENTE DO QUE NA LIDERANÇA DE CUSTO.
PROPORCIONA ISOLAMENTO CONTRA A RIVALIDADE COMPETITIVA DEVIDO À LEALDADE DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO À MARCA COMO TAMBÉM MENOR SENSIBILIDADE AO PREÇO.
ENFOQUE É ATENDER UM SEGMENTO DO MERCADO.

Continue navegando

Outros materiais