Buscar

Aula 8

Prévia do material em texto

Aula 8 – E-commerce Redes Sociais e Relação Consumo X Consumidor
Rede Social
Apesar de ser um nome muito falado nos dias de hoje, a rede social tem seu histórico há muitos anos, através dos encontros de várias pessoas para o mesmo fim. Alguns acontecimentos na história da realeza, como o único e último baile realizado na Ilha Fiscal – Rio de Janeiro e outros eventos de aglomeração de várias pessoas aconteceram porque houve um pensamento, uma preparação, uma divulgação na entrega dos convites, o aceite das pessoas em participar e o evento em si.
As festas de casamentos, bodas, comemorações de aniversário, também podemos destacar como uma participação de uma rede social. Esta interligação pode ser familiar, ou simplesmente pessoas de um relacionamento comum.
Alguns eventos de massa também podem caracterizar como uma rede social, pois apesar de existirem pessoas que não estão dentro do seu relacionamento no dia a dia, tem no momento do evento o mesmo propósito, sendo afinidade a um cantor, a um clube de futebol, a uma profissão, a determinados objetos para compra, etc.
Um ponto comum dentre todos os tipos existentes de redes sociais é o compartilhamento das informações, dos interesses, dos conhecimentos e a vontade na busca do mesmo objetivo, formando assim uma Sociedade Civil forte, democrática e com grande mobilização da parte do indivíduo para o povo.
Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.
O pensamento das redes sociais surgiu através de estudos da Sociologia e Antropologia Social e no final do século XX, o termo passou a fazer parte dos estudos de mudanças sociais estudadas nas ciências sociais designando um conjunto complexo de relações entre membros de um sistema social a diferentes dimensões e depois foi objeto de estudo da biologia, psicologia, economia, geografia, ciências da informação e também o Turismo.
Em 1954, J. A. Barnes começou a usar o termo sistematicamente para mostrar os padrões dos laços, incorporando os conceitos tradicionalmente usados quer pela sociedade quer pelos cientistas sociais: grupos bem definidos (ex.: tribos, famílias) e categorias sociais (ex.: gênero, grupo étnico).
Fazendo uma relação das redes sociais e as pessoas que fazem parte da mesma, podemos verificar que as relações entre as pessoas independem de suas características (idade, classe social) é mais forte do que propriamente os fatos sociais.
Redes Sociais na Internet
As redes sociais costumam reunir uma motivação comum, porém podem se manifestar de diferentes formas. Na sociedade moderna podemos verificar o seu crescimento. 
As principais são:
- Redes Comunitárias: Estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios. Ex.: redes sociais em bairros ou cidade.
- Redes Profissionais: Prática conhecida como networking, que procura fortalecer a rede de contatos de um indivíduo, visando futuros ganhos pessoais ou profissionais. Ex.: linkedin.
- Redes sociais online (Redes de relacionamentos): Públicas (registro desbloqueado para todos) e privadas (podem pedir o endereço eletrônico e só depois de uma resposta é que o registro fica disponível). Que são um serviço online, plataforma ou site que foca em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre outras funções. Ex.: Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Badoo, WorldPlatform.
- Redes sociais pessoais: Para família ou amigos, pouco conhecidos na Internet.
Ranking:
As 10 Maiores redes sociais do mundo (2009):
O site Compete divulgou a lista das redes sociais mais acessadas do mundo. Os números são referentes a janeiro de 2009.
1º. Facebook – 1.191.373.339 de views por mês
2º. MySpace – 810.153.536
3º. Twitter – 54.218.731
4º. Flixster – 53.389.974
5º. Linkedin – 42.744.438
6º. Tagged – 39.630.927
7º. Classmates – 35.219.210
8º. My Year Book – 33.121.821
9º. Live Journal – 25.221.354
10º. Imeem – 22.993.608
Orkut (35,44%);
Facebook (29,68%);
Youtube (18,11%);
Windows Live Home (2,45%);
Twitter (2,33%);
Badoo (2,23%);
Yahoo! Answers Brasil (2,17%);
Bate-papo UOL (1,49%);
Google+ (0,79%);
Habbo Brasil (0,49%).
Redes Sociais e o Turismo
Através das redes sociais apresentadas, principalmente nas redes de relacionamentos, os componentes podem compartilhar suas viagens, fotos incluídas no tempo real do acontecimento, onde seus amigos podem curtir, compartilhar com outros e até mesmo procurar pacotes com estes destinos para suas próximas férias.
As cidades podem usar as redes sociais para divulgar seus atrativos naturais e culturais, seus eventos, compartilhando fotos, mostrando sua infra estrutura, seus meios de hospedagem nos mínimos detalhes e calendário com suas principais datas.
Um novo estágio dos grupos de discussão está relacionado às comunidades virtuais, grupos de pessoas reunidas, virtualmente, em torno de algum assunto de interesse. As comunidades virtuais mudaram drasticamente a dinâmica do marketing – o escopo, a natureza e a velocidade da comunicação – e introduziram uma nova dimensão de referendos e testemunhos pessoais em um contexto dinâmico e, muitas vezes, fora do controle da empresa.
Compras coletivas
O conceito de compra coletiva é quando um grupo de consumidores se reúne e usa uma velha regra de mercado, a que afirma ser a melhor tática agrupar várias pessoas para alcançar o menor preço possível com um produto ou estabelecimento. O site de compra coletiva tem como função negociar com as empresas a oferta que será oferecida e divulgá-la para seus usuários.
Os sites de compra coletiva começaram a ganhar força nos Estados Unidos em 2008. Em 2010 já existiam mais de 200 sites nos Estados Unidos.
Esses sites começaram a atuar no Brasil em 2010, com a empresa estadunidense Groupon com ofertas em São Paulo. Alguns outros sites como o Clickon, iniciaram suas ofertas com recursos estrangeiros. O site Peixe Urbano foi o primeiro totalmente brasileiro.
Site de compras coletivas exclusivo de viagens e turismo x comum
Há muitas promoções na internet referentes a viagens. E visando a economia muitos usuários acabam por optar a compra por meio da internet. Em se tratando de sites de compras coletivas o setor é um dos mais procurados entre os usuários nos sites. E ao planejar uma viagem seja com amigos, família ou mesmo sozinho, a última coisa que você deseja neste momento são burocracia e dores de cabeça. Por isso, selecionamos algumas dicas que podem fortalecer sua atenção ao adquirir pacotes, passagens, passeios, hospedagens, entre outros por meio de sites de compras coletivas.
Existem sites que só trabalham com ofertas de viagens e turismo como, por exemplo, Hotel Urbano, Innbatível, Viajar Barato, entre outros. E sites mais comuns em suas ofertas como Groupon e Peixe Urbano que oferecem todo tipo de oferta, incluindo viagens. 
Não há distinção quanto a um tipo ser melhor que o outro vai depender das ofertas disponíveis em cada um. O que vai determinar o que é bom ou ruim são os itens que veremos a seguir.
Ler texto 8 passos para comprar a viagem.
Livro de Compra Coletiva
Dailton Felipini foi o pioneiro em escrever sobre Compra Coletiva e direciona seu livro para todos envolventes no sistema. 
Ao comprador ter a possibilidade de adquirir os produtos que deseja, com descontos que podem chegar a 90% do valor do bem adquirido. Ele deve aprender a pesquisar, avaliar e comprar com segurança.
Para o Comerciante: alcançar rapidamente um grande volume de clientes, muitos dos quais poderão retornar. Realizar campanha bem sucedidas e lucrativas.
Para o Site de compra coletiva: ter um bom lucro, ficando com uma parcela expressiva da receita obtida nas vendas. Para quem deseja empreender montando e gerenciando com competência um site de compra coletivade sucesso neste fabuloso mercado.
Após a leitura, você terá uma visão panorâmica do que é a Compra Coletiva, conhecerá o funcionamento do sistema em cada uma de suas etapas e sob a ótica de cada um de seus personagens e, principalmente, saberá o que a compra coletiva pode trazer de bom para você e sua empresa.
O que você poderá aprender com o livro:
• Como selecionar as melhores ofertas e maximizar os benefícios na compra de cupons de descontos.
• Quais os produtos mais favoráveis para divulgação 
• Como avaliar corretamente o resultado financeiro de uma campanha
• Como avaliar o site de compra coletiva e criar ofertas que maximizem o retorno para o anunciante.
• Quais os fatores críticos de sucesso para um empreendedor neste segmento de negócio.
• Qual é a estrutura necessária e os meios de divulgação mais eficazes.
• Qual é a perspectiva da compra coletiva e as melhores estratégias para uma empresa se posicionar de forma bem sucedida neste novo mercado.

Continue navegando