Buscar

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS5

Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	
	
	No mundo moderno em que as organizações vivem, as pessoas são cada vez mais exigidas, particularmente no trabalho. As equipes se desenvolvem para poder agir nas adversidades e enfrentar os novos e constantes desafios. Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, ocorre em quatro fases. Aquela em que o ambiente de trabalho é organizado para ajudar a mudança, chama-se:
		
	
	Auto-observação/exploração
	
	Autorrecompensa e punição
	
	Pensamentos positivos e ensaios
	
	Gerenciamento de sugestões
	
	Metas autoestabelecidas
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Lewin postulava que as mudancas bem-sucedidas nas organizacoes passam por tres etapas astante distintas, conhecidas como ¿Modelo de tres etapas de Kurt Lewin¿. Marque a opção correta.
		
	
	Descongelar, Mudar, Recongelar.
	
	Implementação da mudança,Avaliação e Manutenção, Solução das resistências.
	
	Recongelar, Solução das resistências, Mudar.
	
	Implementação da mudança, Descongelar, Recongelar
	
	Descongelar, Mudar, Avaliação e Manutenção
	
Explicação: 
Para que o sujeito mude, faz-se necessário que ocorra o "descongelamento" das premissas que nortearam suas ações até aquele momento. A seguir, é necessário que a mudança aconteça e, como desdobramento deste processo de transformação ocorrido, um novo "congelamento" se dará.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Os três passos do Modelo Sequencial, criado por Kurt Lewin, para a introdução das mudanças nas organizações são: 
		
	
	identificação, internalização e aceitação. 
	
	coleta, análise e implantação
	
	tácito, explícito e variável.
	
	conflito, adaptação e novo conflito
	
	descongelamento, mudança e recongelamento
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com a teoria do sociólogo Kurt Lewin, chamada de teoria de campos de força social, o status quo é definido como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. Os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudança, definidos por: 
		
	
	Descongelar; Manter; Recongelar.
	
	Congelar; Mudar; Recongelar.
	
	Congelar; Manter; Mudar.
	
	Descongelar; Mudar; Recongelar.
	
	Descongelar; Estabelecer; Recongelar. 
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com o sociólogo Kurt Lewin, chamada de teoria de campo de força social, o status quo é definido como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. Os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudança, definidos por: I - Descongelar II - Mudar III - Recongelar Partindo desta premissa, assinale a opção de resposta correta 
		
	
	Apenas a alternativa I está correta. 
	
	Apenas a alternativa II está correta. 
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
	
	Apenas a alternativa III está correta. 
	
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	As organizações, agora, devem ser estudadas dentro de um contexto da sociedade como um todo, pois,assim como a sociedade, elas estão em um contínuo estado de mudança, tendo em vista que seus aspectos importantes como objetivos, estruturas, tecnologia e relações informais são construções sociais. No caso da mudança, um primeiro passo da estruturação do problema seria:
		
	
	um requisito fundamental a ser atendido por quem pretende obter ganhos em eficácia e eficiência, pois só assim a organização estará habilitada a alcançar seus objetivos estabelecidos. 
	
	o levantamento do clima e da estrutura de poder que nem sempre também fornece informações sobre a ocorrência de distorções e de resistências às mudanças.
	
	a definição do que é necessário mudar e de como tornar o problema público
	
	preparar o terreno para as mudanças, formulando a estratégia organizacional, que deve estar em consonância com a estratégia pessoal
	
	buscar reduzir drasticamente os custos, preservando a qualidade, de forma a manter e, se possível, conquistar novos clientes.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	No gerenciamento de mudanças, depois de determinar as metas a serem alcançadas, é preciso coletar dados sobre o problema e sobre as possíveis ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas. Das opções indicadas abaixo, identifique quais estão relacionadas às ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas. I- Ser crítico II- Enumerar os conhecimentos faltantes necessários ao cumprimento das metas. III- Discutir os assuntos problemáticos, políticos e críticos. IV- Descobrir quem se beneficia com a situação real.
		
	
	Somente as opções I e IV estão relacionadas às ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas.
	
	Somente as opções I, II e III estão relacionadas às ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas 
	
	Somente as opções II, III e IV estão relacionadas às ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas 
	
	Todas as opções estão relacionadas às ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas.
	
	Somente as opções I e II estão relacionadas às ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas.
	
Explicação: 
I- Ser crítico - CORRETA
II- Enumerar os conhecimentos faltantes necessários ao cumprimento das metas. - CORRETA
III- Discutir os assuntos problemáticos, políticos e críticos. - CORRETA
IV- Descobrir quem se beneficia com a situação real. - CORRETA
Todas essas são ferramentas para coleta de dados sobre o problema. Portanto, todas as afirmativas estão corretas.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	As demandas do mundo moderno exigem que as organizações, assim como as pessoas, sejam capazes de responderem rapidamente a elas de modo a manterem-se no negócio. O mundo que conhecemos há 10 anos já é bem diferente do mundo que vivemos agora. As mudanças, portanto, devem ser compreendidas:
		
	
	Como naturais, mas não devem transformar as organizações. As organizações devem manterem-se imutáveis para garantir a qualidade a que seus clientes estão acostumados.
	
	Como panaceias, e não como verdadeiras na vida das organizações. Hoje gestores e consultores querem nos convencer de que a mudança é capaz de resolver os problemas de incompetência nas organizações e que, por isso, devemos mudar sempre para garantirmos a qualidade e o melhor desempenho.
	
	Como causadoras de medo e desconfiança nas pessoas, particularmente nos empregados que temem por seus empregos. Por isso, devem ser evitadas de modo a manter as condições ideais para o trabalho.
	
	Como perigosas e ameaçadoras para as organizações e evitadas a todo custo. Somente mantendo-se as condições constantes é que poderemos garantir a perpetuação das organizações.
	
	Como naturais e necessárias ao aprimoramento, fortalecimento e inovação das organizações. Apesar de causar insegurança no início, ela deve proporcionar a melhoria de processos e dos resultados.
	
Explicação: 
O gabarito apresenta a opção de resposta como as mudanças sendo naturais e necessárias. Atende plenamente ao contexto do enunciado, que trata de constantes mudanças, que são plenamente naturais e contínuas. O próprio conhecimento tem certa validade, pois as transformações são mais constantes do que pensamos ou possamos perceber.
Assim, torna-se necessário compreender que a mudança é uma força contínua. Que ela é o que move o mundo em direção a algo novo. Ela é, portanto, natural.
As demais opções de respostas apresentadas tratam sobre evitar a mudança e, na prática, isto revela que as organizações podem ficar para trás, estagnadas. Mesmo porque a velocidade da mudança, no mundo, é muito maior do que um dia pudemos imagnar e, acompanhar este ritmo é quase impossível - daí muitas empresas fazem projeções, previsões,tentam atender ao contexto da mudança, do futuro.

Continue navegando