Buscar

AP ASPECTOS ANTROP 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

16/04
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
	Alfred Kroeber (1876-1960) antropólogo americano em seu artigo "o superorgânico" mostrou como a cultura atua sobre o homem, ao mesmo tempo em que se preocupou com a discussão de uma série de pontos controvertidos, pois suas explicações contrariam um conjunto de crenças populares. Ele enfatiza que graças à cultura a humanidade distanciou-se do mundo animal... mais do que isso, o homem passou a ser considerado um ser que está acima de suas limitações orgânicas. Kroeber possibilita a ampliação do conceito de cultura defendendo os seguintes pontos, EXCETO:
	
		
	
	Em vez de modificar para isto o seu aparato biológico, o homem modifica o seu equipamento superorgânico;
	
	A cultura, mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações;
	
	O homem age de acordo com os seus padrões culturais. Os seus instintos foram parcialmente anulados pelo longo processo evolutivo por que passou;
	
	A cultura é o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos;
	
	A cultura é um processo não cumulativo, resultante de parte da experiência histórica das gerações anteriores.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
	Considerando a discussão sobre Alteridade e etnocentrismo na Antropologia, é incorreto dizer:
	
		
	
	O etnocentrismo corresponde à avaliação culturalmente centrada que cada grupo faz do outro. Contudo, o etnocentrismo se restringe às civilizações europeias.
	
	O termo alteridade pressupõe a condição de ser do ¿outro¿; pressupõe um jogo de identidade e de diferença; pressupõe o ¿ele¿ e o ¿nós¿.
	
	Em termos de alteridade, a Antropologia possui por objetivo revelar a verdade do 'outro', de tornar uma outra realidade inteligível, de traduzir a diferença em termos familiares ou interpretar uma visão de mundo diferente.
	
	A alteridade foi estabelecida como objeto de estudo da Antropologia que, enquanto ciência, interessa-se por investigar a cultura do outro.
	
	No etnocentrismo, os membros de uma determinada sociedade consideram os seus próprios valores, costumes e crenças como os mais corretos e tendem a tomá-los como parâmetro quando são confrontados com um modo de vida ou uma ideologia diferente.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
	 
Comte propôs uma reforma completa da sociedade, começando pela "reforma intelectual plena do homem". Ao modificar a forma de pensar do homem, por consequência, as instituições se transformariam.  O sociólogo, estudando os fenômenos sociais com o mesmo espírito que animava os astrônomos, os físicos, os químicos e os biólogos, deveria fornecer os resultados de suas pesquisas aos homens de Estado, para que esses evitassem ou atenuassem as crises sociais.  Auguste Comte é considerado o pai da Sociologia, também conhecida como Física Social. Sobre Conte é correto dizer que:
I. sua filosofia nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio.
II. trouxe para as ciências sociais o modelo das ciências exatas.  O conhecimento para ele deveria ser feito de leis provadas com base nos fatos.
III. em sua nova ciência inicialmente chamada de física social e posteriormente Sociologia, usou a observação, a experimentação, da comparação e a classificação como métodos.
IV. Para firmar a Sociologia como ciência, utilizou as ciências naturais como modelo, pois essas já tinham credibilidade no meio científico.
 
	
		
	
	Somente II está correta
	
	Todas estão corretas.
	
	Somente III está correta
	
	Somente I está correta
	
	Somente IV está correta
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
	No século XVII, surge o Racionalismo e fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Entre essa forma de pensar é CORRETO citar:
I. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento.
II. A autoridade deveria ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade.
III. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade.
 
	
		
	
	Somente II e III estão corretas
	
	Todas estão corretas
	
	Somente I e III estão corretas
	
	Somente II está correta
	
	Somente I está correta
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
	"Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuam sua "consciência individual", seu modo próprio de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento." Essa constatação está na base do que Durkheim chamou de:
	
		
	
	solidariedade social
	
	alienação
	
	consciência coletiva
	
	solidariedade orgânica
	
	consciência de classe
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
	De acordo com Durkheim, a Sociologia deveria ocupar-se do estudo das sociedades no intuito de:
	
		
	
	Entender a fundo os processos sociais que formam a realidade social do Homem, atentando principalmente aos aspectos gerais, e não aos individuais.
	
	Entender superficialmente os processos sociais que formam a realidade social, observando principalmente os aspectos individuais e não os gerais.
	
	A criação de uma seita científica, com o objetivo de construir o verdadeiro conhecimento em busca da perfeição humana.
	
	Conhecer a fundo o ser humano e suas diversas facetas perante a sua interação com o outro, priorizando sua individualidade.
	
	Descobrir e tratar todos os males humanos que afligem a sociedade, tendo como objetivo a formação de uma raça humana perfeita.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
	Segundo Durkheim, o controle social é fundamental para o funcionamento e o equilíbrio do sistema social, por isso, as sociedades apresentam uma estrutura de relações e vínculos recíprocos, que ele chamou de solidariedade. (Sociologia da Educação. Alberto Tosi Rodrigues. Cap II: Sociedade, Educação e vida moral) As duas formas de solidariedade desenvolvidas por Durkheim são:
	
		
	
	Orgânica e individual
	
	Mecânica e relacional
	
	Mecânica e orgânica
	
	Coletiva e organizacional
	
	Individual e grupal
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
	No fascículo: "Introdução à Sociologia da Educação", Pérsio Santos de Oliveira discute o conceito sociológico de Educação. Em concordância com esse autor, são proposições que definem e caracterizam de modo adequado a educação:
1. A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens.
2. A educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, seus costumes e suas habilidade, isto é, sua cultura aos mais jovens.
3. A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização.
4. A educação visa, sobretudo, ajustar o indivíduo ao regime cultural para ele conservar o partido que está no poder.
5. A educação forma o ser biológico para ele ser ajustado aos padrões sociais.
Estão corretas as alternativas sob a linha de pensamento de Pérsio Santos de Oliveira:
	
		
	
	1 - 3 - 4
	
	2 - 3 - 4
	
	2 - 4 - 5
	
	1 - 2 - 3
	
	1 - 2 - 5
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
	As escolas deveriam formar indivíduos integralmente desenvolvidos,isto é, que ao longo da sua formação dividissem seu tempo entre o trabalho manual, as atividades intelectuais e o lazer. As crianças de até 12 anos deveriam passar ao menos 2 horas por dia trabalhando de modo a combinar o trabalho braçal com prática intelectual. Esta jornada de trabalho associada à educação deveria ser elevada até um período de 6 horas por dia, quando a criança completasse 16 anos. Essas características fazem parte do Projeto Educacional de:
	
		
	
	August Comte
	
	Émile Durkheim
	
	Lévi-Strauss
	
	Karl Marx
	
	Max Weber
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
	São as diferentes posições dos homens com relação às formas de propriedades presentes numa sociedade, ou modo de produção, que irão definir as diferentes classes sociais existentes.   Assim, de acordo com Marx, a história humana é uma história das:
	
		
	
	políticas públicas
	
	lutas entre as classes.
	
	conquistas demicráticas.
	
	lutas partidárias.
	
	unificação dos direitos.

Continue navegando