Buscar

Salário e Pesquisa Salarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SALÁRIO – O QUE É
Salário é a contraprestação devida pelo empregador em função do serviço prestado pelo empregado.
Objetivamente, salário é o preço da força de trabalho que o empregado coloca à disposição do empregador através do contrato de trabalho.
Seu valor é determinado pelo mercado de trabalho, em função da demanda de mão-de-obra. Assim, o salário tem o seu valor fixado de acordo com a lei da oferta e da procura, sempre respeitado o mínimo legal. O salário deve constar obrigatoriamente do contrato de trabalho.
O salário não é devido somente pela contraprestação do serviço, mas também pelo tempo em que o empregado fica à disposição do empregador.
Remuneração
Em princípio, remuneração é tudo aquilo que o empregado recebe como consequência do trabalho que desenvolve.
Enquanto o salário é ajustado no contrato de trabalho, a remuneração pode ser composta de parcelas que vão surgindo no seu curso, como prêmios, gratificações habituais, adicionais por tempo de serviço, etc.
Assim, a remuneração representa o total dos ganhos obtidos pelo empregado em função do contrato de trabalho e pela prestação do serviço, inclusive os valores recebidos de terceiros.
Salário Mínimo 
O salário mínimo representa a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo empregado, sem distinção de sexo, por dia normal de trabalho e capaz de satisfazer as suas necessidades normais.
A Constituição Federal determina que o salário mínimo será fixado em lei, nacionalmente único, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, higiene, transporte e previdência social, com reajustes regulares que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.
Piso Salarial 
Os sindicatos podem negociar em convenção coletiva ou obter por sentença em dissídio coletivo piso salarial, que é uma forma de salário mínimo.
É o mínimo que pode ser pago à categoria de trabalhadores representada pelo sindicato.
A Lei Complementar 103/2000 autorizou os Estados e o Distrito Federal a instituírem, mediante lei de iniciativa do Poder Executivo, piso salarial para os trabalhadores que não tenham salário definido em Lei Federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho.
O piso salarial, ao contrário do salário mínimo, não terá abrangência nacional, restringindo-se ao Estado ou ao Distrito Federal.
Portanto, o piso salarial poderá variar de Estado para Estado, sendo que o mesmo não poderá ser inferior ao salário mínimo instituído nacionalmente, e somente será aplicado ao empregado que não tiver salário profissional fixado em Lei, em convenção ou acordo coletivo.
O piso salarial não poderá ser instituído:
No segundo semestre do ano em que se verificar eleição para os cargos de Governador dos Estados e do Distrito Federal e de Deputados Estaduais e Distritais e em relação à remuneração de servidores públicos municipais.
O Governo dos Estados do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e do Paraná fixaram pisos salariais, por categorias.
Reajuste do Salário
A política salarial vigente é a da livre negociação.
Nas respectivas datas-bases são ajustados, por intermédio da livre negociação coletiva, os reajustes de salários e as demais condições de trabalho.
Na negociação coletiva e no dissídio não serão permitidas:
A estipulação ou fixação de cláusula de reajuste ou correção salarial automática vinculada a índices de preços e a concessão a título de produtividade de aumento, não amparado em indicadores objetivos.
Nas revisões salariais na data-base anual serão deduzidas as antecipações concedidas no período anterior à revisão.
Desconto no Salário
Ao empregador não é permitido efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando resultar de adiantamentos, de dispositivo de lei ou de contrato coletivo.
Assim, se o empregador adquire um eletrodoméstico e o entrega ao empregado, para posteriormente descontar o respectivo valor no salário, o desconto não poderá ser efetuado, salvo se houver previsão em acordo ou convenção coletiva de trabalho.
As verbas consideradas como remuneração e que fazem base para cálculo de 13º salário, férias, rescisões entre outras, são:
Horas Extras;
Adicional Noturno;
Adicional de Periculosidade;
Adicional de Insalubridade;
DSR;
Comissões;
Gratificação (a partir da segunda gratificação)
Prêmios – desde que habituais - triênios, anuênios, biênios;
Prêmios de assiduidade;
Quebra-caixa;
Gorjetas;
Ajuda de custos habituais;
Abonos habituais Salário in Natura – fornecimento habitual de qualquer vantagem concedida ao empregado (aluguel de casa, carros, escola de filhos, etc.).
Bibliografias:
https://planejarcursos.com.br/artigos/definicao-de-salario
http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/diferenca-salario-remuneracao.htm
PESQUISA SALARIAL – O QUE É 
A pesquisa salarial é uma prática muito utilizada pelas empresas nos dias atuais. Trata-se de um estudo sobre a competitividade salarial e dos benefícios concedidos aos funcionários de uma empresa. Os dados obtidos nesta pesquisa são utilizados como base para a política salarial a ser adotada. Uma vez que a organização necessita de um equilíbrio entre os salários pagos dentro da mesma, o chamado equilíbrio interno. Permitindo também que haja um equilíbrio entre as práticas salariais das demais empresas, o chamado equilíbrio externo.
Esta pesquisa salarial é utilizada como fonte de informações paras a tomada de decisão no que diz respeito às políticas de Recursos Humanos de uma empresa. Assim, a organização pode planejar como será seu posicionamento no mercado em que atua. É necessário que a empresa siga um roteiro básico para a realização da pesquisa salarial. É um processo relativamente simples, porém exige bastante cuidado na escolha dos critérios utilizados.
Como é feito a realização da pesquisa salarial
Para a realização da pesquisa salarial é necessário que a empresa interessada convide empresas de acordo com os dados que se deseja obter e o tempo disponível para a realização da pesquisa. Alguns especialistas indicam que se convide no mínimo 12 e no máximo 25 empresas que funcionarão como fonte de informações para a pesquisa. Este ponto pode gerar alguns imprevistos, uma vez que nem todas as empresas convidadas aceitam veicular seus dados salariais. Porém, não vejo esta decisão como a mais acertada, já que a empresa convidada poderá ter acesso ao resultado final desta pesquisa. Algo que, com certeza, será útil para que ela implemente uma prática salarial atualizada em relação ao mercado.
Os critérios de seleção destas empresas são em geral:
Porte;
Região;
Competitividade de mão-de-obra;
Segmento;
Estrutura interna;
Estratégia de recursos humanos.
Bibliografias:
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/como-realizar-uma-pesquisa-salarial-de-forma-eficiente/37464/
http://www.sobreadministracao.com/como-realizar-uma-pesquisa-salarial-de-forma-eficiente/

Continue navegando