Buscar

PÓS GRADUAÇÃO

Prévia do material em texto

GESTÃO DO CONHECIMENTO
Todas as mudanças mundiais impactaram significativamente o ambiente corporativo, gerando novas necessidades, com o objetivo de aumentar as competências distintivas das organizações. 
R: Do conhecimento.
A evolução dos meios de produção fez com que o trabalho braçal fosse substituído pelas máquinas, e o trabalho mental, de certa forma, passou a ser realizado pelos computadores. Diante deste contexto, pode-se afirmar que:
R: II e IV
II - O trabalhador assumiu um novo papel neste cenário, que foi o de contribuir com ideias, gerando ações inovadoras com o objetivo de maximizar o desenvolvimento organizacional.
IV - As demandas refletiram o aumento da comunicação entre os países, o desenvolvimento de novas tecnologias, e também as mudanças na base econômica.
Na atualidade, as atividades que geram mais valor e produzem riqueza para indivíduos e sociedade são as provenientes da inovação, ou seja, da capacidade de utilizar o conhecimento agregado aos produtos e serviços oferecidos. Nesse sentido, a inovação é fruto:
R: Do trabalho intelectual e da gestão do conhecimento.
As pessoas se constituem no principal diferencial competitivo, considerando que são elas que aprendem e podem abrir espaço para o compartilhamento do saber nas empresas, contribuindo, assim, para que o aprendizado coletivo se transforme em capital intelectual. Para que isso aconteça, as empresas precisam promover em seu ambiente:
R: O aprendizado.
Dados não dizem nada sobre a sua própria importância, porém são importantes para a organização, a partir do momento que são a _ matéria-prima essencial para a criação da informação.
Um exemplo de ativo intangível que transforma informações desagregadas em conhecimento estratégico e que pode melhorar o posicionamento e o desempenho de uma organização, é: 
R: A Inteligência Organizacional.
Em relação as competências organizacionais podemos afirmar: 
R: Trata-se da capacidade organizacional em mobilizar de forma integrada as competências individuais e coletivas.
A espiral do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), é um modelo que mostra: 
 R: Que o conhecimento humano se inova e se expande por meio da interação social.
Quais são os processos de conversão do conhecimento?
R: VVFFF
(V) Externalização (V) Combinação (F) Radicalização (F) Especialização (F)
 Peter Senge diz que as organizações só aprendem por meio de indivíduos que aprendem. De acordo com essa premissa, assinale a afirmativa incorreta: 
R: Senge sugere cinco novas tecnologias componentes que convergem para inovar as organizações que aprendem, as quais não precisam ser compreendidas individualmente em sua essência nem aplicadas de forma sistêmica.
No séc. XX, houve uma grande transformação no macroambiente socioeconômico, que pode ser considerado como um período revolucionário no que se refere às formas de produção e relações de trabalho. De acordo com esta afirmação, assinale a alternativa correta:
R: No período agrícola, a principal premissa se constituía no trabalho rápido e na produção em grande escala, porém, a globalização transformou os níveis de exigência do mercado, e a quantidade cedeu espaço à qualidade.
Com relação às diferenças entre dado, informação e conhecimento, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto: 
R: Os dados são apenas códigos agrupados que, quando contextualizados, podem contribuir para a formação das informações, e se constituem em uma base sustentável para as tomadas de ação e decisão.
Com relação ao conhecimento tácito e explícito, assinale a alternativa falsa: 
R: Os dois tipos de conhecimento se relacionam e se complementam, contudo, é fácil mensurá-los distintamente.
Nonaka e Takeuchi (1997) desenvolveram a espiral do conhecimento, que é um modo dinâmico que demonstra como conhecimento humano se inova e se expande por meio da interação social. Todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, exceto: 
R: Para explicar este modelo teórico, são propostos dois processos de conversão existentes entre os conhecimentos tácitos e explícitos.
A sociedade do conhecimento é uma economia na qual a criação e o uso do conhecimento são o ponto focal das decisões e do crescimento econômico, e a valorização do conhecimento transformou a percepção sobre os ativos organizacionais. A partir destas considerações, assinale a alternativa incorreta: 
R: A intensificação da tecnologia e do conhecimento fez com que os bens e serviços produzidos e consumidos fossem cada vez mais tangíveis.
Com relação aos critérios de mapeamento de competências, assinale a alternativa falsa: 
R: Para se mapear as competências de uma organização, não é necessário articular a estratégia empresarial e as competências individuais.
De acordo com as caracterizações das competências organizacionais, selecione a alternativa incorreta: 
R: As competências de suporte representam a condição do indivíduo de adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente.
Com relação ao conceito de competência individual, todas as afirmações estão corretas, exceto: 
R: A ampliação do espaço ocupacional é uma indicação do desenvolvimento da pessoa e da sua maior capacidade de agregar valor; portanto, não deve estará atrelada ao crescimento salarial.
O capital intelectual abrange o conhecimento e inteligência das pessoas, agregando valor aos produtos e serviços de uma empresa, e pode ser ampliado quando se facilita a aprendizagem, estimula a criatividade e desenvolve a capacidade individual e coletiva de uma empresa. De acordo com esta premissa, assinale a alternativa incorreta: 
R: Na atualidade, o principal agente transformador de produtos e serviços se refere menos aos ativos intangíveis comumente encontrados nas demonstrações contábeis, mas sim tem maior relação com os ativos tangíveis que compõe e consolidam o capital intelectual de uma empresa.
O BSC for organizado em torno de quatro perspectivas distintas. Assinale a descrição da perspectiva que está incorreta. 
R: A perspectiva de cliente permite direcionar os esforços da empresa para a identificação, conquista e manutenção de certos segmentos de clientes a partir de medidas como: retorno sobre o investimento, orçamento operacional e orçamento caixa.
O BSC, como uma estrutura para a ação estratégica, viabiliza alguns processos gerenciais críticos, exceto: 
R: Definir a missão e os valores da empresa. 
A parir da análise das perspectivas relacionadas ao BSC com foco na aprendizagem e crescimento, assinale a alternativa falsa: 
R: As ideias que permitem melhorar os processos e o desempenho para os clientes cada vez mais emanam da alta administração, que se encontra mais próxima dos processos internos e dos clientes da organização.
Norton e Kaplan constataram que os vetores situacionais de aprendizado e crescimento costumam ser extraídos de algumas variáveis críticas. Assinale a variável crítica incorreta.
R: Produtividade e resultados dos funcionários
Algumas medidas da perspectiva de aprendizado e crescimento voltadas para o desenvolvimento e desempenho de equipes são consideradas, exceto em: 
R: Percentual de fusões e aquisições no período
Com relação à formação de comunidades de aprendizagem, todas as afirmações estão corretas, exceto: 
R: A execução do trabalho nas organizações se constitui em unidades sociais que se formam a partir do trabalho e em função deste, constituindo inúmeras comunidades de aprendizado que necessariamente coincidem com o desenho e a estrutura organizacional.
Das práticas de gestão do conhecimento apresentados a seguir, assinale qual possui o conceito incorreto: 
R: A inteligência competitiva possibilita a visualização das interligações e interdependência dos diferentes processos empresariais.
No que se refere ao desenvolvimento de equipes e multiplicadores em gestão do conhecimento, assinale a alternativa falsa: 
R: Na fase de maturidade das equipes de aprendizagem o s membros ainda estão se integrando e não possuemrespaldo e reconhecimento da organização como um todo. 
Com relação à elaboração de planos de ação e projetos de gestão do conhecimento, assinale a alternativa incorreta: 
R: A identificação de responsabilidades nas diretorias o u áreas da empresa permite identificar o s pontos fraco se da empresa e promover reestruturação e demissão de funcionários. 
Com relação à análise e exemplos em gestão do conhecimento, assinale a alternativa incorreta: 
R: A gestão do conhecimento ganhou notoriedade na década de 1970,0, mas já demonstrou a sua importância e o seu valor no ambiente corporativo.

Continue navegando