Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
KAREN CECILIA DE OLIVEIRA ZANCANARO
8045680
DETERMINANTES DE ESCOLHA ALIMENTAR
Atividade referente à disciplina de Nutrição e dietética, sob orientação da professora Giseli Cristina Galati.
VILHENA
2018
Com base na leitura do artigo “Determinantes de escolha alimentar” disponível na aba “Material de Apoio” de sua Sala de aula virtual também no endereço que se encontra disponível em: Acesso em: 19 jul. 2016, responda às questões a seguir:
O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os 5 determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citada por Gedrich (2003).
O comedor (homem) por ser onívoro pode alimentar-se biológicamente de tudo, outros fatores irão influenciar o indivíduo nessa decisão, os quais só se permitem alimentar-se do que é aceito culturalmente, tornando a alimentação humana ambivalente. Gedrich divide o comportamento alimentar em cinco grandes determinantes, são eles: biológicos,sócio- culturais e antropológicos e,bem como econômicos e psicológicos.
O biológico é subdesenvolvido em componentes fisiológicos, patológicos e genéticos, sendo os primeiros componentes conferidos pelas necessidades energéticas e de nutrientes para manutenção do metabolismo orgânico. Pode – se considerar a influência do sexo, da fase da vida, da sensibilidade sensorial ás substâncias específicas e da palatabilidade como determinantes biológicos.
As variáveis sócio – culturais antropológicas estão relacionadas às questões étnico-cultural e o ambiente social, pode se dizer que o determinante sócio – cultual tem caminhado junto aos outros fatores, destacando os determinantes antropológicos e psicológicos. O determinante antropológico refere – se á liberdade de escolha alimentar da pessoa em paralelo á representações do que ele prefere consumir, isso quer dizer que tem que estar de acordo tanto com o conhecimento e sentimentos do indivíduo.
As variáveis econômicas têm haver com o preço, ou seja, o poder de compra e a disponibilidade em relação aos fatores demográficos. O determinante psicológico é abordado na variável sócio – cultural.
O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar?
As variáveis relacionadas ao alimento podem causar ao comedor uma atração ou negação ao alimento, tem haver com a cultura local ou mesmo a vontade do comedor. Em algumas tribos, onde o canibalismo é uma questão cultural, um dos costumes é o de comer a carne humana já depois de apodrecida. Para pessoas que não fazem parte desse costume, a aparência e a origem nos causa repulsa.
Fale sobre os métodos de avaliação da escolha alimentar.
A escolha alimentar do consumidor tem relação com o estilo de vida ao qual ele escolheu isso tudo construindo mentalmente, mas não é idêntico ao comportamento atual, ou seja, o consumidor tem expectativa em relação ao alimento ou escolhe através da liberdade ao qual deixam escolher.
Para medir tudo isso e ter avaliação da escolha alimentar existe vários métodos utilizados, um desses métodos foi desenvolvido por Stepoe et al, chamado Questionário de escolha alimentar (FCQ – FOOD CHOICE QUESTIONARY). Esse questionário englobou nove fatores que levam a escolha alimentar, são eles: saúde, conveniência da aquisição e preparação dos alimentos,aspectos sensoriais, preço , conteúdo natural, humor, familiaridade, preocupação ética e controle de peso. Esses fatores não se referiram, necessariamente, ao comportamento real de escolha alimentar, mas sim às representações dos motivos que levam a essas escolhas. Existe também como método de avaliação a utilização de inquéritos dietéticos, só que esse método para ser viável precisa de procedimentos metodológicos complementares, baseando – se em estudo teórico sobre seus determinantes.
Já Poulin utiliza o método de avaliação baseado nas práticas alimentares declaradas, comparadas às práticas alimentares observadas, só que o próprio autor percebeu a discrepância existente nesse método, quando ele fez o cruzamento dos dados obtidos pela aplicação do método.
Houve a escolha de um método qualitativo e um paradigma construtivista para coleta e análise dos dados, para explicar o processo de escolha alimentar dos diferentes grupos de estudo.
A coleta desses dados foi feita através de entrevistas aprofundadas semi – estruturadas, gravadas e transcritas. A análise dessas entrevistas foram feitas nos estudos de Falk ET al, enquanto os outros utilizaram o método comparativo de Strauss & Corbin das categorias e dos temas encontrados e codificados pela transcrição das entrevistas. No estudo de Dervine et al, e a mudança de contextos ou situações, os quais sã caracterizados pelo espaço, tempo e relacionamentos.No estudo de Connors et al, os valores relativos ao alimento foram cinco: saúde,sabor, custo, a relação tempo/conveniência e a organização dos relacionamentos. O sistema pessoal alimentar de Connors et al contribui para estruturar um conceito teórico sobre escolha alimentar. O método de Falk et al enfocaram nas interpretações dos indivíduos sobre suas experiência de escolha alimentar relacionada a saúde.
A utilização de todos esses métodos ajuda a avaliar como os indivíduos escolhem e avaliam os alimentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JOMORI,PROENÇA e CALVO.Determinantes de Escolha Alimentar ,Rev. Nutr. vol.21 no.1 Campinas Jan./Feb. 2008<accounts.google.com/ServiceLogin?service=mail&passive=true&rm=false&continue=https://mail.google.com/mail/&ss=1&scc=1&ltmpl=default&ltmplcache=2&emr=1&osid=1#> acessado em 01 de abr.2018.

Mais conteúdos dessa disciplina