Buscar

AV CONSULTORIA INTERNA DE RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação:  » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  
	Professor:
	ANA CLAUDIA MAIA
	Turma: 
	Nota da Prova: 4,8        Nota de Partic.: 2        Data: 07/11/2014 15:07:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201201792328)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em artigo publicado em meio digital www.consultoriainternaderh.com, pela autora Elizenda Orlikas relata a importância da implantação da consultoria interna de recursos humanos e a necessidade de dentro de uma estrutura organizacional, atuar de forma multidisciplinar. Dentro desse processo, o consultor é um facilitador que efetua diagnósticos, propõe soluções, sugere sugestões e críticas. A autora relata ainda sobre as fases da implantação da consultoria interna de RH. Com base nos estudos realizados, assinale a única alternativa que apresenta etapas da implantação de Recursos Humanos.
		
	
	Acompanhamento constante; Adequação de perfis; Valorizar o background e a competência individual;
	 
	Revisões e reavaliações; Gerir os obstáculos; Os gestores de linha como gestores de RH;
	 
	Conscientização de todos; Adequar segurança e medicina do trabalho; Fazer um Benchmarking;
	
	Desburocratização e racionalização; Acompanhamento constante; Definição do papel do consultor interno;
	
	Definição do papel do consultor interno; Profundo comprometimento com a alta direção; Tornar a área de RH numa área de negócios;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201459055)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A consultoria interna de RH pode proporcionar oportunidades e riscos para a organização. Riscos aos quais o consultor interno de RH está sujeito são, por exemplo, sofrer pressão dos executivos da organização, sofrer preconceito dos colegas, ou ainda, ser desacreditado por ambos. Contudo, lançar mão da consultoria interna também proporciona grandes oportunidades. Uma delas pode ser identificada a seguir. Após ler atentamente todas as alternativas, identifique aquela que expressa corretamente uma destas oportunidades:
		
	
	Os custos da consultoria interna são muito baixos. Por isso, os executivos podem dispor da verba que seria aplicada na contratação de consultor externo para outra finalidade. Surge, desta forma, grandes oportunidades de investimento que, quase sempre, proporcionam ganhos de capital importantes para a organização.
	
	É incontestável que a grande oportunidade que surge com o uso da consultoria interna é a de poder conhecer melhor a qualidade da gestão dos executivos. O consultor interno possui total autonomia e isenção permitindo a ele apontar claramente as falhas, sejam técnicas, sejam de comportamento, dos executivos podendo corrigi-las utilizando, se necessário, sua autoridade dentro da estrutura organizacional.
	 
	Compreendendo o mercado de trabalho o consultor interno procura identificar as potencialidades do cliente e amplia-las com a aplicação de metodologias de mentoring e coaching. Desta forma, garante o maior desempenho dos empregados, melhorando a sua qualificação para quando ele deixar a organização.
	 
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a proximidade e a presença constante do consultor no local do trabalho. A avaliação imediata, consequência dessa proximidade, permite ajustes e correções mais rápidas e precisas, sempre que for o caso.
	
	Mesmo muito próximo aos empregados, o consultor interno tem suas limitações de ordem hierárquica e técnica, visto que não domina todas as atividades de todas as áreas da organização. Sua atuação, portanto, fica limitada à área de RH de onde partem as ordens para que os gestores de áreas, ou de departamentos, viabilizem as mudanças por eles requeridas e necessárias identificadas por seus colaboradores. Cabe ao consultor interno de RH avaliar se tais mudanças são possíveis com base nos seus conhecimentos sobre a cultura organizacional.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201322641)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Aplicação do Job Rotation se caracteriza por:
		
	 
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	 
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201463871)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como sabemos, há uma fase preliminar da implantação da consultoria interna, como parte da nova atuação da gestão estratégica de RH na empresa moderna e pró-ativa. Trata-se de um investimento da empresa no sentido da melhoria contínua e, assim, do desenvolvimento organizacional. Assinale a fase a qual estamos nos referindo:
		
	
	capacitação de analistas de sistemas e informação.
	
	qualificação dos fornecedores.
	
	formação de eletricistas.
	
	planejamento de carreira operacional.
	 
	formação e qualificação dos consultores internos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201818477)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Exercida por profissionais que se especializa em aconselhamento gerencial. Falamos de:
		
	
	Consultoria Autonoma
	
	Consultoria Externa
	 
	Consultoria Exclusiva
	
	Consultoria Associada
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201815709)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as características esperadas do Consultor Interno de RH, destacam-se: I. Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica. II. Sólidos e atualizados conhecimentos sobre a moderna gestão de RH e suas implicações estratégicas. III. Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria. IV. Facilidade no relacionamento interpessoal e intragrupal para que a comunicação com o(s) cliente(s) se faça de modo empático e eficaz no processo da relação de ajuda. V. Perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente. Assinale:
		
	
	As afirmações I, II e III são falsas.
	
	Apenas as afirmações I, II e V são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações II, IV e V são verdadeiras.
	 
	As afirmações I, II, III, IV e V ão verdadeiras.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201323091)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Constituem conceitos de consultoria, exceto:
		
	
	Conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor que ajudam o cliente a perceber e agir sobre fatos que ocorrem em seu ambiente
	
	Fornecimento de determinada prestação de serviço por profissional qualificado
	 
	Exercício de determinada profissão por profissional desqualificado
	
	Exercício de determinada prestação de serviços por profissional qualificadoArte de influenciar as pessoas que nos pedem para fazê-lo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201380709)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Comente o benefício da implantação do modelo de consultoria interna sobre a atuação dos gestores da empresa na supervisão de suas equipes.
		
	
Resposta: beneficio de uma consultoria interna sera de baixo custos, e também propociona grandes oportunidades. e necessario atuar de forma deciplinar na análise.
	
Gabarito: A presença dos consultores internos junto aos seus clientes, os diretores, gerentes e chefes das diversas áreas na organização, também faculta a transferência de idéias sobre a moderna tecnologia de gestão de pessoas, gerando uma convergência de conhecimentos e atitudes que afetam positivamente o desempenho desses líderes executivos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201817309)
	Pontos: 0,3  / 1,5
	Para ter maior possibilidade de sucesso na implantação da Consultoria Interna de RH, recomenda-se fazer um Benchmarking. Por que esta ação é recomendada e como pode ser feita?
		
	
Resposta: fazer um benchmarkig e recomendada com a colaboração de todos.
	
Gabarito: O benchmarking é recomendado porque auxiliará os consultores internos a ver como empresas de ponta se destacam no gerenciamento das pessoas. Ou seja, trocar informações com os melhores nesta área, analisando antes o que pode ser ou não adequado à empresa. Uma forma de realizar um benchmarking é frequentar grupos informais de RH, associações de classe, palestras e conferências sobre o tema.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201461396)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É um fator complicador para o sucesso nos processos de mudanças nas organizações:
		
	 
	A centralização na execução das políticas e procedimentos de Recursos Humanos pelas diferentes áreas funcionais.
	
	O exercício multidisciplinar da função gerencial.
	
	A predominância de uma cultura organizacional baseada na inovação.
	
	A validação integral dos projetos de mudança pela alta direção.
	
	O treinamento prévio de consultores internos para cada projeto.

Outros materiais