Buscar

Apol 1 Administração de Marketing e Composto Mercadológico

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração de Marketing
Em reportagem realizada pelo Portal G1 sobre a volta de uma empresa ao Brasil, foram analisadas possíveis causas e consequências:
 “O cardápio limitado com um produto que não fazia parte dos hábitos de consumo dos brasileiros é apontado como um dos principais erros feitos no passado.”
“Dez anos após sair do Brasil, a rede americana volta a operar no Brasil com um cardápio ampliado e mais adaptado ao gosto local.”
Com base no texto e a análise do ambiente em marketing avalie as sentenças abaixo:
I - Mercados globais exigem produtos globais, isto é, propostas únicas de valor que ofereçam os mesmo atributos, independente do país.
II - Elementos como religião, língua, crenças e valores devem ser considerados por profissionais de marketing, pois afetam o comportamento de consumo.
III - O ambiente político-legal também deve ser avaliado pela empresa ao voltar para o Brasil, uma vez que as condições não se mantiveram inalteradas durante os dez anos.
 É correto o que se afirma em:
Questão anulada!
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III apenas
	
	D
	II apenas
	
	E
	II e III apenas
Você acertou!
Letra E é a correta, pois para a oferta de valor em diferentes mercados, devemos considerar a cultura, uma vez que ela influencia a percepção de benefícios e custos, podendo alterar os atributos de um produto. A questão dois expõe fatores da cultura, isto é, conhecimento passado de geração para geração, que afetam o comportamento. Análise das exigências sanitárias para um restaurante ou lanchonete é essencial ou os direcionamentos do governo, por exemplo. Como o ambiente é dinâmico, é correto afirmar que uma nova análise deve ser realizada após dez anos.
Questão 2/5 - Administração de Marketing
Sabe-se que transformações na sociedade e nas organizações influenciaram a construção do conhecimento em marketing e sua prática. Autores como Robert Bartels e Peter Drucker relatam essa influência. Tendo em vista o desenvolvimento da área de marketing até o momento, analise as afirmações abaixo e em seguida assinale a opção correta.
 I – O início do século XX foi marcado por grandes transformações que levaram à definição do marketing e seu estudo homogêneo por diferentes universidades dos Estados Unidos;
 II – O desenvolvimento do marketing após sua integração passa do foco em produtos, para o foco no consumidor a partir dos anos 50, atingindo atualmente o foco social.
 III – A abrangência do marketing foi ampliada nas organizações de sua contribuição operacional inicial para ser considerada na concepção de objetivos e estratégias para alcança-los.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Alternativa B é a correta, pois o desenvolvimento inicial do conceito de marketing era disforme, trabalhado de maneiras distintas entre as universidades da época. Por outro lado o foco em atributos do produto foi alterado para o consumidor por meio da publicação de Peter Drucker e, atualmente está relacionado a questões sociais, envolvendo organizações públicas e privadas. A abrangência do marketing foi ampliada a partir dos anos 80 e validada posteriormente por meio de estudos com o desempenho organizacional.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	D
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	E
	Apenas a afirmativa II está correta
Questão 3/5 - Composto Mercadológico
O conceito de marketing de relacionamento como estratégia para manter clientes relevantes para a empresa, tornando-os clientes fiéis ou leais, firmou-se a partir da década de 1990 e solidificou-se com a constatação de que o custo da conquista de clientes é superior ao da manutenção (estima-se que cerca de 5 vezes em média), o que sugere a busca da rentabilidade apoiada na lealdade (manutenção) do cliente. Com base nessa ideia, várias empresas ao redor do mundo têm desenvolvido programas de fidelidade como uma ferramenta do marketing de relacionamento, na perspectiva de aproveitar os benefícios decorrentes do aumento do envolvimento do cliente com a empresa.
SHAPIRO, B.; SVIOKLA, J. Mantendo clientes. São Paulo: Makron Books, 1995 (adaptado).
 Considerando que, no marketing de relacionamento, a empresa obtém diversos benefícios por se relacionar com seus clientes no longo prazo e, assim, obter a sua lealdade, avalie as afirmações abaixo. (ENADE 2012).
 
I - Clientes leais são mais propensos a testar novos produtos e(ou) serviços da empresa.
II - Clientes leais estão mais dispostos a relevar eventuais erros de sua marca preferida.
III - Clientes leais consomem menos recursos de marketing, vendas e suporte, já que compram mais da empresa.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Você acertou!
Assertiva I está correta porque quando os consumidores são leais a uma empresa tendem a comprar mais produtos dessa empresa.
Assertiva II está correta porque ao desenvolver um bom relacionamento com as empresas, os consumidores tendem a fazer parte por meio da cocriaçao e assim tendem a revelar eventuais erros para que estes possam ser ajustados.
Assertiva III está correta porque se a empresa já conta com uma base de consumidores, os esforções em propaganda, mala direta, marketing direto, entre outros, tende a ser menos, estes são realizados somente no intuito de reforçar e lembrar.
Portanto alternativa correta é a letra !”E”.
 
Questão 4/5 - Administração de Marketing
O macroambiente de marketing envolve elementos da sociedade que afetam o microambiente. Sobre a análise ambiental, observe os gráficos a seguir e assinale a alternativa correta.
	
	A
	A economia afeta tanto a renda de clientes, quanto os investimentos em um país e a situação exposta pelo gráfico do FMI é favorável a esses elementos;
	
	B
	O setor de energia possuí grande desafio em relação à contenção de gases de efeito estufa, mas que não afetam a administração de marketing, uma vez que não estão atrelados ao produto;
	
	C
	A inovação no Brasil entre 2000 e 2011em empresas industriais foi ampliada devido ao foco em produtos;
	
	D
	Por serem variáveis incontroláveis, as organizações não conseguem influenciar questões naturais, tecnológicas ou econômicas;
	
	E
	A análise do ambiente foi intensificada nas organizações a partir dos anos 70 e para o marketing, questões econômicas, naturais e tecnológicas apresentadas nos gráficos devem ser avaliadas antes de propor a entrega e captura de valor.
Você acertou!
Letra E está correta, pois os gráficos expõem dificuldades econômicas ao Brasil quando comparado a outros países. Além disso, a inovação foi incrementada por processos nas empresas industriais e não produtos. O setor de energia possui um desafio que também é de marketing, pois pode afetar tanto a imagem quanto proposições de valor das organizações do setor. Já as variáveis incontroláveis podem ser influenciadas mesmo que indiretamente pela organização, exemplo disso são os 6% de emissão de gases. Nos anos 70 a teoria contingencial avaliou intensamente as questões ambientais, voltando à organização para um olhar mais abrangente. O mesmo ocorre com o marketing ao analisar o ambiente para avaliar oportunidades e ameaças.
Questão 5/5 - Administração de Marketing
“Os efeitos negativos de um transporte público caro e de má qualidade não estão restritos à questão da mobilidade urbana. Prejudicam também outras áreas vitais para a vida do cidadão, como saúde, educação, finanças e cultura. Especialistas e integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) consultados pela Agência Brasil avaliam que a mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida, além de ser um dos maiores causadores de estresse da vida das pessoas.
"É um trauma para todo mundo. Principalmente para quem fica em pé, duas horas, crucificado, com alguém tentando pegar bolsa, apalpar. Não é à toa queas pessoas estão preferindo usar motocicletas, mesmo que isso represente risco a própria integridade física por causa dos acidentes, e não é à toa que essas manifestações conseguiram tantas adesões", disse à Agência Brasil o doutor em Políticas de Transporte pela Universidade Dortmund, na Alemanha e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Joaquim Aragão.”
Fonte: Portal Terra (Trânsito)
Com base na noticia anterior sobre o transporte público no Brasil e o conhecimento em marketing, analise as sentenças que seguem.
I – Marketing pode ser aplicado também ao Governo, onde mantém seu escopo direcionado para satisfação de necessidades e desejos gerando e capturando valor.
II – Marketing pode ser aplicado também em organizações privadas, pessoas, lugares e causas.
III –As trocas não deixam de ser realizadas mesmo quando o produto ou serviço não é coerente aos desejos, pois a estrutura de marketing suporta essas questões por meio de propagandas positivas.
	
	A
	Apenas a sentença I está correta
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas
	
	C
	Apenas a sentença II está correta
	
	D
	Apenas as sentenças I e II estão corretas
Você acertou!
Letra D é a correta. Aqui vemos um exemplo claro da não utilização de marketing no âmbito público. Como visto anteriormente, marketing pode ser aplicado também em instâncias públicas. Neste caso, geraria valor com melhores serviços e capturaria impostos, votos, produtividade, menores custos com saúde e assim por diante. O texto exemplifica também que ofertas ruins são trocadas por outras com maior valor percebido, como as motos. Como o marketing engloba também a definição de produto, a oferta descomprometida com necessidades e desejos não se caracteriza como marketing.
	
	E
	Apenas a sentença III está correta

Continue navegando