Buscar

História da Deficiência e da Sociedade

Prévia do material em texto

Disciplina: SDE0917 - PSICOLOGIA DA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS 
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Muitas intempéries existem na relação deficiência e sociedade. Marque a correta.
		
	
	A deficiência é tratada de forma saudável
	
	Não existe preconceito na sociedade brasileira
	
	Deficiência e sociedade se complementam visto que ambas andam juntas
	 
	A sociedade prima pela beleza e saúde, assim exclui a deficiência
	
	A sociedade é verdadeiramente justa e humana para todos. Está na legislação.
	
Explicação:
 
A história do olhar da sociedade sobre as deficiências refletem o preconceito a que foram submetidas às pessoas com necessidades especiais. O preconceito da sociedade baseia-se num paradigma discriminatório e de exclusão, de todos os que não apresentam os padrões de beleza e saúde esperados pelos padrões idealizados vigentes na sociedade.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A prática da exclusão gerou grande discriminação e preconceito. Na antiguidade era muito comum a prática da exposição. Esta prática fundamentava-se :
 
		
	
	 
Na crença de explicações sobrenaturais sobre a causa da deficiência
 
	
	 
Na concepção quantitativa da deficiência
 
	 
	 
Nos paradigmas de beleza e perfeição da sociedade
 
	
	No potencial de desenvolvimento de cada deficiente
 
 
	
	No ideal religioso da salvação e na explicação mística
 
	
Explicação:
A Exposição era um prática comum na antiguidade. Como esta prática se fundamentava em padrões ideais de beleza e perfeição e como os deficientes fugiam deste ideal eram abandonados sem cuidado e acabavam encontrando a morte.
 
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na Antiguidade, antes do surgimento do cristianismo, as pessoas com deficiências eram vistas como sub-humanas. Em Roma, por exemplo, as pessoas que estavam fora dos padrões de força e beleza eram abandonadas em lugares ermos para esperar pela morte. Qual nome se dá a essa pratica?
		
	
	Rotular
	
	Mortificação
	
	Inquisição
	
	Exclusão
	 
	Exposição
	
Explicação:
Beleza e força  das pessoas eram os  padrões esperados  nas sociedades da antiguidade. Como as pessoas com deficiências  fugiam a este padrão e eram vistas como imperfeitas eram realizadas práticas de eliminação. A exposição era uma das práticas de eliminação utilizadas pelas sociedades antigas e consistia em abandonar as crianças imperfeitas e fracas sem cuidado o que levava á morte.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A história mostra que os discursos sobre a deficiência têm como efeito uma prática que começou com uma grande discriminação e um enorme isolamento, porque o paradigma da beleza e da perfeição considerava que as pessoas com deficiências não tinham direito à vida . Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
		
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
	
	A primeira é uma afirmação falsa e a segunda uma afirmação verdadeira
	
	Tanto a primeira como a segunda são afirmações falsas
	
Explicação:
As duas afirmativas são  verdadeiras. A segunda é uma justificativa correta da primeira porque como as pessoas  com deficiência não se enquadravam nos padrões esperados pela sociedade as práticas de eliminar as pessoas deficientes eram decorrentes dos paradigmas de beleza e perfeição geraram esta prática da antiguidade de discriminar e isolar as pessoas com deficiências porque  o padrão esperado era o da beleza e perfeição e as pessoas com deficiências que  não correspondiam a este padrão e eram eliminadas.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A história da pessoa com necessidades especiais passou por diversos significados que foram sendo construídos por diferentes visões culturais e contextos históricos. As transformações das atitudes da sociedade em relação à pessoa com deficiência decorrem da forma com que a sociedade organiza seus paradigmas. As descobertas científicas realizadas no Renascimento permitiram o desenvolvimento científico das causa da deficiência porque trouxe conceitos de normalidade que funcionaram como uma nova forma de exclusão. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
		
	
	Tanto a primeira como a segunda são afirmações falsas.
	
	A primeira é uma afirmação falsa e a segunda uma afirmação verdadeira
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
	
Explicação:
As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda afirmativa não é uma justificativa da primeira: A ciencia realmente permitiu uma explicação cientifica  e  o conceito de normalidade  levou a um outro tipo de exclusão, mas esta exclusão não decorreu das descobertas da ciências, mas dos padrões quantitativos.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Analisando os aspectos dos primórdios do uso da medicina, podemos citar o teórico que com a seguinte fala discorre: ¿ uso da medicina no tratamento das aberrações mentais, em vez de exorcismos e palavras mágicas.¿
		
	 
	Paracelso
	
	Einstein
	
	Michelangelo
	
	Papa
	
	Pinel
	
Explicação:
As contribuições de Paracelso foram um avanço porque este médico postulava que as doenças não deveriam ser curadas com métodos mágicos, mas que poderiam ser objeto de um tratamento.  As postulações feits por Paracelso  favoreceram um olhar  clínico sobre as deficiências, enfatizando que um processo de tratamento era possível. Assim,  a partir de Paracelso começa a mudança de paradigmas das causas mágicas das doenças para a explicação e tratamento médico-cientifico.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Analisando o histórico de como as culturas ocidentais entendiam a pessoa com necessidades especiais. É correto afirmar que estudamos a história desse grupo no ocidente pois:
		
	
	assim podemos compreender que a inclusão depende exclusivamente do modo como as pessoas com necessidades especiais se veem.
	
	assim podemos impedir que a exclusão se dê já que toda a sociedade tem acesso ao processo de exclusão no contexto histórico.
	
	assim não desistiremos, pois vemos que os esforços no passado não impediram que pessoas com necessidades especiais continuem sendo excluídas.
	
	assim entendemos que o papel do profissional de saúde é relevante desde os primórdios da história da inclusão das pessoas com necessidades especiais.
	 
	assim podemos compreender o quanto avançamos e isso é um incentivo para seguirmos em nosso trabalho de inclusão.
	
Explicação:
Estudamos a forma como as culturas ocidentais compreendem  as pessoas com necessidades especiais para situarmos os avanços no entendimento da PNE e como incentivo para o trabalho de inclusão mostrando sua importância.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A história da exclusão teve diferentes paradigmas através da história. Na idade média a exclusão era fundamentada por critérios:
 
 
		
	
	
- Assistencialistas
 
 
 
	
	 
-De perfeição e beleza
	
	
- De reabilitação
 
 
	
	
-De avaliação e medida
 
	 
	
-Místicos e religiosos
	
Explicação:
A história da deficiência drante a Idade Média  encontra a explicação para a causa das deficiências nas explicações místicas e religiosas. O discurso sobre as deficiências se desloca dos paraigmas da beleza e da perfeição vigentes na anitiguidadeclássica para a eplicação das causa da deficiência decorrentes da culpa e do pecado.

Continue navegando