Buscar

Auditoria de Risco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Auditoria de Riscos
A auditoria, em geral, remete à asseguração de seu objeto de análise. Por este motivo, sua definição, bem com a forma de sua aplicação, é inerente ao seu objeto. Na Auditoria Independente, que quase sempre direciona ao conceito de Auditoria Contábil, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta
Nota: 0.0
	
	A
	Tem por finalidade assegurar, com certa margem de segurança, que os saldos contábeis refletem, de forma fidedigna, a situação econômico-financeira da empresa.
	
	B
	Embora seu escopo esteja voltado à Auditoria Contábil, pode vislumbrar Riscos e, desta forma, a auditoria deve relatá-los como sugestões de melhoria.
	
	C
	Embora fortemente correlacionados, o conceito de Auditoria Independente não se limita, necessariamente, ao de Auditoria contábil, podendo assumir outros escopos conforme a necessidade da empresa (levantamento de riscos corporativos, por exemplo).
A Auditoria Independente pode assumir outros escopos, conforme suas competências e a demanda da empresa contratante. Existem Auditorias Externas de processos, de qualidade, bem como de riscos. Hoog e Carlin (2005, p. 57) indicam, por exemplo, a Auditoria de Riscos com enfoque externo, cujo objetivo seria:
 
 - Verificação de desvios financeiros, de bens, fraudes etc.;
 - Avaliação dos recebíveis e procedimentos de tesouraria;
 - Expansão do negócio com novos sócios;
 - Revisão de resultados operacionais, sistemas de informações,
   revisões tributárias;
 - Validação de orçamentos, projetos etc.;
 - Cumprimento de normas legais e estatutárias (auditoria de
   compliance) (HOOG E CARLIN, 2005, p 57)
 
 
	
	D
	Riscos identificados são imediatamente reportados para a empresa, de tal forma que esta tenha tempo hábil de tomar as medidas corretivas e este aspecto venha a ser mencionado no relatório de auditoria.
Questão 2/5 - Auditoria de Riscos
Pode-se dizer que a análise de oportunidades de negócios inicia-se com o levantamento de suas características intrínsecas. Este levantamento auxiliará ao investidor conhecer a oportunidade em um aspecto geral, bem como suas características operacionais, econômicas e financeiras. Esta etapa auxiliará também a identificação das variáveis que poderão afetar os resultados, ao longo do ciclo de vida do investimento, resultando:
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Em um levantamento qualitativo dos possíveis eventos que podem impactar a oportunidade de investimento, podendo posteriormente fornecer subsídios à análise quantitativa dos riscos.
O levantamento das características do investimento resulta em dados qualitativos a ele associados, no que concerne ao risco. À maioria destes, por sua vez, pode ser atribuído um peso quantitativo, que será utilizado no processo de mensuração do risco, tornando a informação mais clara ao investidor.
	
	B
	Em uma rica gama de informações, qualitativas e quantitativas, que direcionarão, em última análise, a decisão do investidor, embora análises adicionais possam incrementar as informações sobre os riscos.
	
	C
	Dados relevantes e de suma importância, porém dispersos, despertando a necessidade do analista selecionar aquelas que efetivamente irão auxiliar os investidores, e “arquivar” as demais para posteriores solicitações.
	
	D
	Dados insuficientes se considerarmos que o ciclo de vida do investimento é, via de regra, imprevisível, trazendo a necessidade que os investimentos seja avaliados pelo feeling do investidor.
Questão 3/5 - Auditoria de Riscos
O Risco é, sem dúvida, conceito de grande importância no campo de Auditoria em geral. Seu conceito, porém, remete a diferentes definições conforme a que se refira. Existe, por exemplo, Risco ao trabalho da Auditoria; Risco de Distorção Relevante; Riscos Corporativos; dentre outros. A distinção de cada natureza de Risco torna-se importante, principalmente quando se pretende desenvolver um trabalho voltado à Auditoria de Riscos, pois:
Assinale a alternativa correta
Nota: 0.0
	
	A
	Na Auditoria de Riscos, saldos contábeis inconsistentes podem colocar em risco o trabalho, e tornar sem efetividade os resultados que poderiam contribuir para a mitigação dos riscos e posicionamento estratégico.
	
	B
	Na Auditoria de Riscos, a principal preocupação está nos Riscos Corporativos, ou Risco do Negócio, que são eventos que podem colocar em risco os objetivos da empresa e mesmo sua continuidade, ao passo que o Risco Geral de auditoria consiste na distorção relevante dos saldos contábeis.
É comum a confusão do conceito de risco, objeto da Auditoria de Riscos, com o da Auditoria Convencional. O Conselho Federal de Contabilidade-CFC (2017) conceitua o Risco do Negócio, objeto da ABR, como circunstâncias, ou falta de ação significativa, que possam afetar a capacidade da empresa em atingir seus objetivos e estratégias. Por outro lado, o CFC (2017) define o Risco do Trabalho de auditoria como “(...) risco de distorção relevante identificado e avaliado que, no julgamento do auditor, requer consideração especial da auditoria” (CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, 2017).
	
	C
	É preciso que os Riscos a que se destinar um trabalho em específico de Auditoria de Riscos, quer seja Risco do Negócio, Risco de Distorção Relevante, Riscos Corporativos etc., estejam bem delimitados pois o escopo a que a Auditoria de Risco se destina é específico. Abrir um leque maior concorreria à perda de efetividade nos resultados.
	
	D
	Na Auditoria de Riscos, os Riscos Corporativos veem antes de qualquer outro risco, e em sobrando margem disponível para os demais riscos, fica facultado à auditoria emitir opinião sobre os mesmos, independentemente de existência de trabalho de auditoria independente já em andamento.
Questão 4/5 - Auditoria de Riscos
O Nível de Maturidade dos Riscos, traduzido como a posição que a empresa adota frente aos Riscos, influencia diretamente a abordagem que a Auditoria de Riscos irá adotar no desenvolvimento de suas atividades. Isto porque seu escopo pode ser expandido, ou simplificado, dependendo se a empresa possui uma posição forte ou fraca frente aos riscos. Neste aspecto, o nível de maturidade influencia diretamente:
Analise as alternativas e marque a correta
 
Nota: 0.0
	
	A
	A Auditoria em si, se é aplicável a ABR mesmo, ou deverá ir para um nível mais abrangente, podendo inclusive chegar a um nível de Auditoria Convencional.
 
	
	B
	O Resultado da ABR, pois adotando um posicionamento mais fraco, próximo do Ingênuo, os resultados da ABR não serão confiáveis. Neste caso, o indicado seria implantar um sistema mais consubstanciado, para apenas posteriormente desenvolver tal trabalho.
	
	C
	O Planejamento e o Escopo do trabalho da Auditoria de Riscos, pois um nível menor demandará mais testes a campo, além do conteúdo do Sistema de Gerenciamento de Riscos que esteja disponível. Os resultados, por outro lado, além de apontar o nível da maturidade, também poderá detectar outros potenciais eventos não contemplados no sistema, enriquecendo-o enquanto ferramenta estratégica.
Na Auditoria de Riscos, o nível de maturidade irá influenciar diretamente o nível e a complexidade do trabalho, bem como seu escopo. Em um nível Habilitado, e desde que constatado efetivamente este nível nos testes iniciais, o teste poderá ser focado na convalidação do sistema. Por outro lado, em um nível mais próximo do Ingênuo, testes adicionais deverão ser realizados, para atestar que não existem riscos adicionais não contemplados no Sistema de Gerenciamento de Riscos.
	
	D
	O posicionamento estratégico da empresa, visto que se a empresa posiciona-se adversamente aos riscos, terá mais chance de ser significativamente afetada por este. Ao passo que, um posicionamento mais forte a colocará em posição de vantagem no cenário econômico.
Questão 5/5 - Auditoria de Riscos
Após a etapa de planejamento, o desempenho das atividades de auditoria visa identificar as Unidades Administrativas com índice derisco mais elevado. Dentre as várias técnicas de avaliação de riscos difundidas no ambiente sobre o assunto, tem-se a aplicação de questionários em nível gestor e institucional. No nível gestor, uma pequena parte do questionário, para fins de exemplo, que pode ser aplicado é apresentado abaixo:
CARUSO, Adriana Maria Couto. Metodologia de Auditoria Baseada Em Riscos. Brasilia: 2016. Disponível em: <http://www.cgu.gov.br/sobre/institu cional/eventos/anos-anteriores/2016/ii-seminario-de-auditoria-interna-governam ental/arquivos/22_11-ufabc.pdf>. Acesso em: 11 Dez 2017.
Com aplicação deste questionário ao nível gestor, os resultados seriam:
 Assinale a alternativa correta
Nota: 0.0
	
	A
	A posição da empresa, do seu sistema de gerenciamento de riscos, e qual área deverá ser priorizada para análise.
	
	B
	A opinião dos gestores em nível estratégico, tático e operacional, sobre as ações da empresa no controle e gerenciamento de riscos.
O resultado da aplicação deste questionário retorna a opinião dos Gestores, quanto às políticas de gestão de riscos da empresa. A visão destes gestores, em diversos níveis, permite uma visão parcial (não definitiva) dos riscos a que as Unidades Administrativas, e a empresa como um todo, estão expostas. O Resultado final da análise destes riscos contempla a análise institucional.
	
	C
	As opções adotadas pelos gestores no gerenciamento de riscos, e se estão conforme os controles internos.
	
	D
	A importância da empresa adotar procedimentos de controle e mitigação de riscos, embora a prática seja diferente.

Continue navegando