Buscar

Avaliando Aprendizado 3 Penal I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201708327130)
	5a sem.: TEORIA DO DELITO
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	ENADE 2009 Relativamente ao direito penal, analise as afirmativas a seguir: 
I. Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola o dever jurídico de agir, imposto pela norma, e basta a desobediência ao comando da norma para caracterizar o delito. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos o conhecimento da situação típica da qual surge o dever e a possibilidade física real de realizar a ação ordenada. 
II. Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola um dever de conduta, imposto pela norma, devendo iniciar a prática de um ato concreto para que ele se materialize. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos o conhecimento da situação típica, da qual surge o dever e a possibilidade psíquica real de realizar a ação ordenada. 
III. A diferença entre os crimes omissivos próprio e impróprio é que, no primeiro, a obrigação de agir decorre da norma; ao passo que, no segundo a obrigação é resultado de um especial dever jurídico de agir. Se a mãe deixa de alimentar o filho, que morre em decorrência dessa omissão, pratica o crime de homicídio. Se um terceiro pratica a mesma conduta, pratica o crime de omissão de socorro qualificada. 
IV. Em regra, todos os crimes comissivos podem ser praticados por omissão, salvo aqueles em que é necessária uma atividade do agente. São elementos do crime comissivo por omissão a abstenção da atividade que a norma impõe, a superveniência do resultado típico em virtude da omissão, a ocorrência da situação de fato da qual deflui o dever de agir. 
Estão CORRETAS somente as afirmativas 
		
	
	II e IV
	
	I, III e IV
	
	II e III
	
	I e III
	
	I e II
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709212497)
	2a sem.: Princípios
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O princípio da insignificância ou da bagatela exclui
		
	
	a punibilidade.
	
	a ilicitude formal.
	
	a executividade.
	
	a tipicidade material.
	
	a culpabilidade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709354817)
	2a sem.: CIÊNCIA PENAL
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	De acordo com a história do pensamento criminológico, podemos afirmar que:
		
	
	Na ideologia da defesa social, o Estado, como expressão da sociedade, está legitimado para reprimir a criminalidade, da qual são responsáveis determinados indivíduos, por meio de instâncias oficiais de controle social. Estas interpretam a legitima reação da sociedade, ou da grande maioria dela, dirigida à reprovação e condenação do comportamento desviante individual e à reafirmação dos valores e das normas sociais.
	
	Na criminologia crítica, o crime é um ente jurídico, ou seja, é a infração do direito. Livre arbítrio no qual o homem nasce livre e pode tomar qualquer caminho, escolhendo pelo caminho do crime, responderá pela sua opção.
	
	Para a teoria da associação diferencial, a criminalidade não é mais uma qualidade ontológica de determinados comportamentos e de determinados indivíduos, mas se revela, principalmente, como um status atribuído a determinados indivíduos.
	
	A teoria psicanalítica diz que a formação da ¿identidade¿ desviante, e do que se define como ¿desvio secundário¿, ou seja, o efeito da aplicação da etiqueta de ¿criminoso¿ (ou também de ¿doente mental¿) sobre a pessoa em quem se aplica a etiqueta.
	
	A escola clássica do Direito Penal é fundamentada no cientificismo e no determinismo das ciências naturais. Seu pensamento sobrepõe o Estado à sociedade, no controle da ordem social imposta pelo capitalismo.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708982687)
	4a sem.: lei penal no tempo e no espaço
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	JOSÉ foi vítima de um crime de extorsão mediante sequestro (artigo 159, do C. Penal), de autoria de CLÓVIS. O Código Penal, em seu artigo 4.º, com vistas à aplicação da lei penal, considera praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. No curso do crime em questão, antes da liberação involuntária do ofendido, foi promulgada e entrou em vigor lei nova, agravando as penas. Assinale a opção correta. 
		
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, porque o nosso ordenamento penal considera como tempo do crime, com vistas à aplicação da lei penal, o momento da ação ou omissão e o momento do resultado, aplicando-se a sanção da lei anterior, por ser mais branda.
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, em obediência à teoria da atividade
	
	A lei nova, mais severa, é aplicável ao fato, porque sua vigência é anterior à cessação da permanência.
	
	Nenhuma das anteriores
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, frente ao princípio geral da irretroatividade da lei.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201708244757)
	5a sem.: TEORIA DO DELITO
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Acerca da classificação das infrações penais é correto afirmar que crime vago é aquele que: 
		
	
	tem como sujeito passivo uma coletividade destituída de personalidade jurídica. 
	
	não tem sujeito passivo. 
	
	tem como sujeito passivo uma pessoa jurídica . 
	
	não tem objeto jurídico

Outros materiais