Buscar

As Gerações e o Mercado de Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Amanda Mendes Cordeiro
RA: 41412667
	Gestão de Pessoas
_____________________________________________________________________________
As Gerações e o Mercado de Trabalho
As gerações a tempos atrás eram contadas a cada 25 anos, de 50 anos até hoje esse tempo foi reduzido, acelerado devido as evoluções mundiais. 
As gerações que estão hoje no mercado de trabalho, são a dos Baby Boomers, X, Y e agora a geração Z que está começando a entrar no mercado de trabalho. 
Características das gerações
Baby Boomers: Pessoas que nasceram logo após o fim da segunda guerra, no Brasil foi a geração que viveu a Ditadura Militar. 
Esses profissionais são aqueles que se preocupam com a solidez de uma carreira, realização profissional, segurança, cargos elevados e que aprenderam a respeitar os mais velhos, acostumados com a hierarquia. 
Geração X: Pessoas que nasceram na segunda metade dos anos 60 até os anos 70, viveram as diretas já, conheceram e se assustaram com a AIDS e passaram pelas diversas trocas de moedas no pais.
Esses profissionais são apegados a títulos e cargos e a segurança financeira, estão sempre preocupados em guardar dinheiro para alguma época de crise. Possuem certa resistência para as novas tecnologias e modelos de trabalho e estão muito ligados a hierarquia sendo resistentes ao modelo mental das gerações mais novas devido à falta de importância dada a isso. 
Geração Y: Pessoas que nasceram na década de 80 até meados da década de 90, a geração que nasceu junto com a evolução da internet. 
Profissional ligado ao prazer do trabalho, a geração Y se importa em participar do processo e poder ser útil, é impaciente e deseja crescimento constante em curto intervalo de tempo, além de viver de estímulos, não tendo problema em trocar de emprego caso haja insatisfação. 
Relação de trabalho das gerações
Com modelos mentais diferentes as vezes surgem dificuldades no meio de trabalho devido as grandes diferenças e surgem resistências dos Baby boomers ou geração X pela geração Y, porém, a resistência é deixada de lado quando a competência do profissional é percebida 
Algumas vezes as empresas acabam optando por um profissional da geração Y devido a facilidade de adaptação a novos modelos de trabalho e capacidade de inovar. 
Manter a geração Y
As empresas tem apostado em ambientes mais aconchegantes, dinâmicos e nos ambientes que demonstram que há chances para todos, sem salas para chefias.
 Soluções para os conflitos 
O RH das empresas trabalham a dificuldade do Y com as questões de hierarquia para evitar que o Y troque de empresa devido a insatisfação. 
Já outras empresas apostam nas formas de reconhecimento, viagens colaborativas, intercâmbios com intenção de fazer com que o funcionário se sinta reconhecido e possa contribuir de forma efetiva. 
Empresas nascidas pelas mãos da geração Y
As empresas criadas pela geração Y têm em sua maioria um ambiente que demonstra menos a hierarquia, entrar em contato com a chefia não se torna uma coisa estranha e rara mas sim um hábito. 
Geração Z: Pessoas que nasceram em meados da década de 90, essas pessoas já nasceram conectadas à internet, e a velocidade da informação que estão acostumados reflete diretamente no seu comportamento profissional, os futuros profissionais da geração Z serão ainda mais imediatistas que a geração Y.

Continue navegando