Buscar

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA AVALIAÇÃO 2 AULA 1 A 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: MELISSA MALDONADO DE CAMPOS
	Disciplina: GST1735 - REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA 
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		A remuneração estratégica representa uma forma criativa de tornar as organizações fortemente competitivas no seu mercado de atuação em função do diferencial apresentado na retenção e absorção de talentos humanos. Considerando as situações apresentadas a seguir, qual delas pode(m)  ser considerada(s)  Sistema(s) de Remuneração estratégica?
	
	
	
	
	Remuneração Funcional - Avaliação de Desempenho
	
	
	Salário Indireto - Remuneração Funcional
	
	
	Remuneração por Habilidades - Contexto Organizacional
	
	
	Pagamento de Férias - Salário Indireto
	
	
	Contexto organizacional - Avaliação de Desempenho
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Identifique quais são os modelos de Remuneração Estratégica existentes no mercado:
	
	
	
	
	Remuneração funcional, Salário indireto, Remuneração por habilidades, Remuneração por competências, Remuneração variável e Alternativas criativas
	
	
	Remuneração Indireta, Remuneração direta, Remuneração por habilidades, Remuneração por competências, bônus e Alternativas criativas
	
	
	Remuneração por resultados, Salário direto, Remuneração por resultados, Remuneração por competência, Salário bruto e Alternativas criativas
	
	
	Remuneração bruta, Benefícios, Remuneração por resultados, Remuneração liquida, gratificações e Alternativas criativas
	
	
	Remuneração funcional, Salário indireto, Remuneração bruta, Remuneração liquida, comissões e Alternativas criativas
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A remuneração funcional - ou remuneração por cargo - é a forma mais tradicional utilizada pelas empresas para recompensar seus funcionários pelo trabalho executado (p.45), conforme salientam Picarelli Filho e Wood Jr (2004). Os autores, no entanto, fazem críticas a tal abordagem. Entre tais críticas, temos:
	
	
	
	
	Promove um estilo democrático de gestão; reduz a amplitude de ações dos indivíduos e equipes; estimula a criatividade; inibe o espírito empreendedor; não considera o foco nos clientes internos e externos; não tem orientação estratégica e incentiva o carreirismo.
	
	
	Promove um estilo de liderança situacional; reduz a amplitude de ações dos indivíduos e grupos; inibe a criatividade; inibe o espírito empreendedor; não considera o foco nos clientes internos e externos; não tem orientação estratégica e incentiva o foco nos resultados da organização.
	
	
	Promove um estilo gestão burocrático; reduz a amplitude de ações das lideranças e dos gestores em geral; inibe a criatividade; inibe o espírito empreendedor; não considera o foco nos clientes internos e externos; não tem orientação estratégica e incentiva o carreirismo.
	
	
	Promove um estilo burocrático de gestão; reduz a amplitude de ações dos indivíduos e grupos; inibe a criatividade; inibe o espírito empreendedor; não considera o foco nos clientes internos e externos; não tem orientação estratégica e incentiva o chamado "carreirismo".
	
	
	Promove um estilo autoritário de gestão; reduz a amplitude de ações dos indivíduos e grupos; inibe a criatividade; inibe o espírito empreendedor; considera o foco nos clientes internos e externos; possui orientação estratégica e incentiva o desenvolvimento de habilidades e competências.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Nos últimos anos, mediante as pressões competitivas crescentes, os empresários foram procurando modernizar suas empresas. E diante dessas modernizações gerir uma empresa passou a ser como surfar: deve-se aproveitar o máximo cada onda de inovação gerencial para atingir patamares superiores de desempenho. Porém, um dos mais importantes sistemas de apoio, o sistema de remuneração, parece não estar acompanhando o ritmo das transformações. A maioria das empresas continuam utilizando os sistemas tradicionais de remuneração, baseado em cargos e funções. Neste contexto quais são os dois fatores que mais influenciam as mudanças nos sistemas de remuneração:
	
	
	
	
	Pressões originadas pela política como novo governo, novas leis e aumento de impostos; e mudanças administrativas como novo formato dos setores, o setor de recursos humanos com novas tarefas, foco no cliente interno, deixando de lado o cliente externo.
	
	
	Pressões geradas pelos acionistas como aumento dos lucros, reestruturação da diretoria e novo presidente; e mudanças na estrutura como fusões e aquisições e crescimento da organização.
	
	
	Pressões originadas pelo mercado como novas condições competitivas determinando um realinhamento da organização e de seus sistemas; e mudanças na estrutura como as fusões e aquisições, downsizing ou crescimento, reestruturação e mudança na organização do trabalho.
	
	
	Pressões originadas pelos clientes como novos consumidores e mudança no perfil de consumo; e mudanças na estrutura como utilização de práticas de monopólio e oligopólio, bem como reestruturação do setor de recursos humanos na organização.
	
	
	Pressões originadas pelo mercado como as fusões e aquisições, downsizing ou crescimento, reestruturação e mudança na organização do trabalho; e mudanças na estrutura como novas condições competitivas determinando um realinhamento da organização e de seus sistemas.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		A expressão REMUNERAÇÃO POR HABILIDADE normalmente é usada para caracterizar determinada abordagem que foge ao modelo considerado tradicional de estruturação de um plano de cargos e salários (PCS). Os salários, dentro do contexto da remuneração por habilidade, são definidos a partir de premissas distintas daquelas adotadas usualmente. Qual, entre as opções a seguir, melhor se relaciona com um plano ou programa de remuneração por habilidade?
	
	
	
	
	Normalmente a remuneração por habilidade se aplica às funções técnicas e profissionais vinculadas ao campo da engenharia e da arquitetura;
	
	
	A remuneração por habilidade está normalmente focada nas atividades de liderança, cujas funções tendem a ser diversificadas;
	
	
	Cargos de liderança são ocupados normalmente por pessoas que exercem funções de comando. Tais funções se ajustam perfeitamente à chamada remuneração por habilidade;
	
	
	A remuneração por habilidade está focada em cargos ou funções da área operacional, cujas atividades são normalmente rotineiras e padronizadas;
	
	
	Atividades rotineiras, padronizadas e de liderança normalmente são as preferidas para a adoção de um programa ou plano de remuneração por habilidade;
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Na condição de gerente, você esta em busca de uma técnica motivacional que lhe ofereça o máximo de flexibilidade para utilizar seus recursos humanos, permitindo que você conceda incentivos aos funcionários para aprenderem melhor suas e outras tarefas e ofereça aos colaboradores oportunidades de crescimento em um determinado ambiente. A técnica mais indicada para você seria
	
	
	
	
	Horário flexível de trabalho
	
	
	Programa de remuneração variável .
	
	
	Planos de remuneração por habilidades
	
	
	Programas de reconhecimento ao funcionário
	
	
	Planos de benefícios flexíveis
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Remuneração por competências é uma das alternativas inseridas no conceito de Remuneração Estratégica, segundo Picarelli Filho e Wood Jr (2004). Das opções a seguir, qual delas melhor se alinha ao referido programa ou abordagem?
	
	
	
	
	Remuneração por competências é o mesmo que remuneração funcional. Ambas estão direcionadas ao ocupante do cargo (pessoa) em detrimento dos cargos por ela ocupados;
	
	
	Trata-se de um mecanismo de remuneração variável que considera desempenho, resultados e competências;Trata-se de um incentivo financeiro de curto prazo, na medida em qu estimula cada profissional a buscar o melhor de si em um período normalmente compreendido por 12 meses (ano fiscal);
	
	
	Trata-se de um programa com maior ênfase nas pessoas e não nos cargos por ela ocupados; relaciona o salário a um conjunto determinado de competências;
	
	
	Remuneração por competências é uma forma de incentivo de longo prazo. Dessa maneira, possui foco no indivíduo;
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Segundo Durand (1998), a competência individual envolve uma tríade formada por conhecimentos, habilidades e atitudes que engloba os aspectos:
	
	
	
	
	Políticos e afetivos.
	
	
	Políticos e sociais.
	
	
	Sociais e organizacionais.
	
	
	Sociais e emocionais.
	
	
	Sociais e afetivos.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Qual é a forma de concessão em que a empresa seleciona um conjunto de benefícios que serão concedidos a todos os profissionais da empresa?
	
	
	
	
	Menu de opções
	
	
	Modular
	
	
	Flexibilização parcial
	
	
	Escolha livre
	
	
	Tradicional
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Compreende essencialmente os BENEFÍCIOS oferecidos pela empresa a seus colaboradores. Respondem por parte considerável da remuneração total. Podemos afirmar que esse é o conceito de:
	
	
	
	
	Remuneração Indireta
	
	
	Remuneração Variável
	
	
	Remuneração Complementar
	
	
	Alternativas Criativas
	
	
	Salário Complementar

Continue navegando