Buscar

AULA 08

Prévia do material em texto

AULA 08
Teorias Cognitivistas e a Psicologia do Processamento de Informações
Ao observar a figura aí ao lado, o que você se lembra? Fácil, não é? 
Segundo Ausubel, você só reconheceu a imagem por que na sua estrutura cognitiva estavam ancorados conceitos e ideias que progressivamente foram internalizadas sobre a escola. 
Já Bruner diria que o reconhecer está ligado ao princípio da compreensão, que envolve a relação que você faz entre fatos e ideias e consegue usar em uma nova situação.
Ambos autores acreditam que quanto mais significativo for o aprendizado, maior a possibilidade de o aluno aprender.
Nesta aula, iremos estudar esse dois autores e suas teorias e conceitos.
Assista ao vídeo produzido por Ellen Stein sobre Escolas Democráticas que mostra, por meio de uma animação, o caráter mecânico e sem significado presente nas escolas. 
Depois, pare um pouco e faça uma reflexão procurando responder para si próprio:
- Você estudou em uma escola assim? 
- Ou os seus professores buscaram privilegiar situações de aprendizagem que favorecessem a construção do conhecimento de forma significativa?
O vídeo está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Rumvh3QnL38 
David Ausubel e a aprendizagem significativa
David Ausubel como representante do cognitivismo, se interessou pela forma como o conhecimento está organizado na mente humana.
Na sua teoria, o que define a aprendizagem é a estrutura cognitiva de cada indivíduo, que demonstra como várias ideias se encadeiam de acordo com a relação que se estabelece entre elas, de forma hierarquizada e organizada. Dentro da estrutura são ancorados e reordenados novos conceitos e ideias que o indivíduo vai progressivamente internalizando, ou seja, aprendendo.
A seguir, iremos ver o organizador prévio de Ausubel.
Para compreender melhor a teoria de Ausubel, vamos ver como é utilizado o mapa conceitual, defendido por ele como sendo uma ferramenta gráfica fundamental, que visa organizar e representar o conhecimento.
Na visão do autor, no processo de aprendizagem, é muito mais fácil relacionar uma nova informação com a estrutura cognitiva existente, quanto antes de se apresentar a informação, apresenta-se, um quadro conceitual mais abrangente no qual aquela ideia se encaixa – pode ser uma imagem, um filme, um esquema.
O autor chama esse mapa de organizador prévio. Trata-se de uma estratégia para deliberadamente manipular a estrutura cognitiva a fim de facilitar a aprendizagem significativa, cuja principal função é servir de ponte cognitiva entre o que o aluno já sabe e o que ele deve saber.
Os organizadores prévios podem ser de caráter explicativo, quando não têm familiaridade com o conteúdo a ser trabalhado; ou pode ter caráter comparativo, quando o professor vai fazer uso das ideias já existentes na estrutura cognitiva do aluno, trabalhando o novo conteúdo a partir das diferenças e semelhanças.
Para que o processo de aprendizagem seja mais dinâmico e organizado,  o estudante pode utilizar como instrumento para uma aprendizagem mais significativa os mapas conceituais - representações gráficas bidimensionais de conceitos construídos e inter-relacionados. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, oferecendo estímulos adequados aos aprendizes. Podem ser utilizados como:
- Estratégias de estudo; 
- Apresentação de itens curriculares;
- Durante a Avaliação Escolar e
- Em Pesquisas Acadêmicas.
Jerome Bruner  e o método da aprendizagem por descoberta
Bruner ficou famoso pela célebre frase “é possível ensinar qualquer assunto, de uma maneira honesta, a qualquer criança em qualquer estágio de desenvolvimento”. Na visão do autor, basta apenas que o professor torne a linguagem acessível à criança e que os conteúdos anteriormente apreendidos lhe possibilite a compreensão do novo conteúdo.
Bruner (1915) tem como marca teórica a aprendizagem por descoberta, que tem a participação ativa do aprendiz no processo. Bruner não inventou o método de aprendizagem por descoberta do aluno, mas, depois de uma série de  estudos e pesquisas com professores e alunos, tornou-se um dos seus maiores defensores entre os professores.
LINGUAGEM ACESSIVEL: Não quer dizer que uma criança de 5 anos pode aprender a Teoria da Relatividade mas, se a explicação dada for adequadamente estruturada, a ideia central de Einstein pode ser entendida pela criança, que pode até dar sua própria explicação sobre a teoria.
Nesse sentido, o professor tem um papel de tradutor, devendo adequar a linguagem científica à linguagem do aluno, em um trabalho contextualizado e significativo. Toda a sua abordagem teórica está pautada no princípio da compreensão, que envolve a relação que o aluno faz entre fatos e ideias e modo como transfere o conteúdo aprendido para uma nova situação.
Para o aluno aprender, devem haver situações de desafio. Para isso, é preciso compreender em que fase do desenvolvimento (Para que se possa adequar a linguagem e a metodologia) a criança se encontra. De acordo com os estudos de Bruner, são três os níveis cognitivos.
Pressupostos da teoria da instrução de Bruner
A Teoria da Instrução está baseada em quatro princípios fundamentais: a motivação, a estrutura, a sequência e o reforçamento.
MOTIVAÇÃO: Para Bruner nascemos com uma motivação ou necessidade de trabalhar cooperativamente com os outros, ou seja, uma motivação que envolve a “reciprocidade”. 
Pare e pense: Por que somos tão egoístas e individualistas? O que nos deforma ao longo do nosso desenvolvimento? 
O princípio da motivação sugere que as crianças já nascem com esse “desejo de aprender” - motivação intrínseca. Porém, cabe ao professor estimular essa motivação para que a criança perceba que uma forma organizada e formal de aprendizado pode ser mais satisfatória e significativa - motivação extrínseca. O professor deve promover estímulos para que os alunos aprendam pela descoberta, desafiando-os sempre para eles possam ter mais interesse para aprender.  
ESTRUTURA: Para Bruner somos todos capazes de aprender qualquer conteúdo em qualquer tempo, o que define o aprendizado é o fato dele ser adequadamente estruturado ou organizado cognitivamente. 
A estrutura pode ser organizada: 
- pelo modo de apresentação, que se refere ao modo como o professor apresenta ou transmite um conteúdo, necessitando ser adequado ao nível de desenvolvimento cognitivo e à experiência da criança; 
- pela economia de apresentação, no qual a aprendizagem depende da quantidade de informação que o aluno tem que reter para dar continuidade ao aprendizado. Em outras palavras, ter objetividade, ser econômico e conciso nas informações que transmite ao aluno ajuda a conservar os conteúdos na mente por mais tempo, serve também de estímulo para que ele continue querendo aprender; 
- pelo poder de apresentação, no qual o professor precisa ter como premissa que uma apresentação simples favorece a capacidade do aluno compreendê-lo.
SEQUÊNCIA: O grau de dificuldade ou facilidade na compreensão de um determinado conteúdo depende da sequência que um professor utiliza na organização de sua aula, mas também depende do grau de desenvolvimento intelectual da criança.
REFORÇAMENTO: Não se trata de recompensas (como nos reforços de Skinner), mas de promover estímulos. Para Bruner, o aluno deve receber um feedback/retorno sobre a qualidade do seu trabalho ou desempenho, fazendo com que ele mantenha o interesse e a motivação pelo aprender. O professor deve ajudar o aluno a percorrer o caminho do raciocínio do aluno para encontrar o momento do erro, visto que deve ser instrutivo.
O conceito de números primos parece ser mais prontamente compreendido quando a criança, através da construção, descobre que certos punhados de feijões não podem ser espalhados em linhas e colunas completas. Tais quantidades têm que ser colocadas em uma fila única ou em um modelo incompleto de linha-coluna, no qual existe sempre um a mais, ou alguns a menos, para preencher o padrão. Estes padrões, que as criançasaprendem, são chamados de primos.
É fácil para a criança ir desta etapa para o reconhecimento de que uma denominada tabela múltipla é uma folha-registro das quantidades em várias colunas e linhas completadas. Aqui está a fatoração, multiplicação, e primos, em uma construção que pode ser visualizada.
Nesse exemplo, o aluno é colocado em uma situação ativa, encarado como o construtor de sua própria aprendizagem e situando o professor como elemento desafiador e não apenas como um fornecedor de respostas prontas.
Bruner revela que o professor ao promover a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem está desenvolvendo o conceito-chave da sua teoria, que é a aprendizagem por descoberta, uma abordagem voltada para a solução de problemas ao ensinar novos conceitos. O processo da descoberta é definido pelo autor através da exploração de alternativas e o currículo em espiral.
EXPLORAÇÃO DE ALTERNATIVAS: O professor deve proporcionar alternativas dentro do ambiente escolar e nas atividades propostas, de modo que o aluno perceba em termos de problemas, relações de similaridades e diferenciações, e lacunas que ele deve preencher, fazendo com que a aprendizagem se torne significativa e relevante.
CURRICULO EM ESPIRAL: Para que o aluno consiga aprender, o processo pedagógico deve também promover oportunidades para ele veja o mesmo conteúdo mais de uma vez, em diferentes níveis de profundidade e em diferentes modos de representação – o que chamou de currículo em espiral.
CURIOSIDADE: Grande parte do referencial teórico utilizado na modalidade de ensino a distância, que hoje lhe possibilita estudar no seu tempo e no seu espaço, está atrelado ao modelo de aprendizagem pela descoberta desenvolvido por Bruner, cuja abordagem está voltada para a solução de problemas ao ensinar novos conceitos. 
As mais importantes contribuições deste modelo para a Educação a Distância são: especificar experiências de aprendizagem pelas quais os estudantes têm de passar; relacionar um volume de conhecimento ao nível dos estudantes; escalonar as informações de maneira que elas possam ser facilmente compreendidas.
	 1a Questão 
	
	
	A Motivação intrínseca para aprendizagem envolve:
		
	 
	a participação ativa do aluno, de modo que ele se debruce sobre o objeto de estudo
	
	a assimilação passiva do conhecimento
	
	a recompensa e punição
	
	o determinismo do professor
	
	o controle do meio
	 2a Questão 
	
	
	Os Mapas conceituais são instrumentos importantes de acordo com a teoria cognitivista, pois:
		
	 
	auxiliam a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, oferecendo estímulos adequados aos alunos.
	
	indicam a localização das residências dos alunos.
	
	são utilizados nos conselhos de classes facilitando avaliação final do aluno.
	
	favorecem o ensino da geografia.
	
	ajudam a quantificar os pontos adquiridos pelos alunos.
	
	
	 3a Questão 
	
	
	Uma sala de aula da quinta série do primeiro grau é composta por 40 alunos. Os professores reclamam da indisciplina da sala e da impossibilidade de ministrar aulas na sala, afirmam ainda que os alunos não são respeitados pelos professores e nem pelos colegas. Segundo a perspectiva do ensino significativo, qual deve se o procedimento dos professores?
		
	
	Punir de forma mais adequada os alunos, para garantir o maior controle da sala.
	 
	Construir junto aos alunos as regras e as possíveis sanções
	
	Punir os alunos que estão desrespeitando o professor, para que eles sirvam de exemplo aos outros .
	
	Construir junto aos outros professores regras mais rígidas e informar estas regras e as punições.
	
	Selecionar alguns alunos da sala, para que eles possam auxiliar o professor a identificar os alunos problemas, para garantir uma punição eficaz.
	 4a Questão
	
	
	A partir da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, sobre o papel dos subsunçores, pode-se afirmar que:
		
	
	são estruturas de conhecimentos específicos existentes na estrutura cognitiva do indivíduo.
 
	
	definem a aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma integração, com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva.
 
	 
	a aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação encontra-se em subsunçores relevantes existentes na estrutura cognitiva.
 
	
	são informações que não interagem com uma estrutura de conhecimentos específicos do aprendiz.
 
	
	correspondem ao armazenamento de informações arbitrariamente fixados e distribuídos na estrutura cognitiva.
	 5a Questão 
	
	
	A abordagem cognitivista indica que aprendemos os conceitos abstraindo-os da nossa experiência, portanto, a prática pedagógica deverá:
		
	
	facilitar a armazenagem arbitrária
	
	estimular a aprendizagem sem associações aos conteúdos da estrutura cognitiva.
	
	exigir a memorização da informação através do uso de técnicas.
	
	impor a aprendizagem mecânica
	 
	favorecer que a nova informação se ligue às concepções prévias do aprendiz.
	 6a Questão 
	
	
	De acordo com a aprendizagem significativa: "...O fator mais importante influenciando a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe. Determine isso e ensine-o de acordo."  Portanto, das alternativas abaixo assinale a queNÃO ESTÁ de acordo com o parágrafo acima:
		
	
	Oferecer o material de estudo de forma lógica e organizada.
	
	Pesquisar as concepções prévias apresentadas pelos aprendizes sobre o tema.
	
	Despertar no aprendiz a vontade de relacionar o novo conhecimento com o dele já existente.
	
	Fixar novos conceitos aos existentes nas estruturas cognitivas para que os primeiros sejam relembrados.
	 
	Seguir o planejamento previamente estabelecido pela equipe pedagógica.
	 7a Questão 
	
	
	Com base na Teoria de David Ausubel, analise as afirmativas:
I. Ausubel define a aprendizagem como a estrutura cognitiva de cada indivíduo, que demonstra como várias ideias se encadeiam de acordo com a relação que se estabelece entre elas, de forma hierarquizada e organizada.
II. Na estrutura cognitiva são ancorados e reordenados novos conceitos e ideias que o indivíduo vai progressivamente internalizando, ou seja, aprendendo.
III. Para o autor é preciso o professor definir o organizador prévio, que trata-se de uma estratégia para deliberadamente manipular a estrutura cognitiva a fim de facilitar a aprendizagem significativa.
Estão corretas:
		
	
	II e III
	
	I e II
	
	Apenas o III.
	 
	I, II e III.
	
	I e III
	 8a Questão
	
	
	Lúcia professora da quarta série,levou seus alunos para cozinha da escola, lá fizeram algumas pizzas. Depois, ao dividir as pizzas, foi lançando o conteúdo programático planejado para aula: Frações. Lúcia promoveu a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Qual autor acredita ser necessário o planejamento de situações de desafio para o aprendizado do aluno ?
		
	
	Pavlov
	 
	Bruner
	
	Watson
	
	Freud
	
	Skinner

Continue navegando