Buscar

EXERCÍCIO 5

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	"A essas idéias contrapõe-se o movimento de inclusão, discutido em Salamanca, que tem como meta não deixar nenhum aluno fora do ensino regular, desde o início da escolarização, e propõe que é a escola que deve se adaptar ao aluno. Inclusão implica o compromisso que a escola assume de educar cada criança. Assim, a proposta de inclusão contempla a pedagogia da diversidade, pois todos os alunos deverão estar dentro da escola regular, independentemente de sua origem social, étnica ou lingüistica.. A proposta educacional que envolve a língua de sinais surge como uma abordagem para a educação inclusiva porque permite o desenvolvimento rico e pleno de linguagem propiciando um desenvolvimento integral. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
		
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa
	
	A primeira é uma afirmação falsa e a segunda uma afirmação verdadeira
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	
	Tanto a primeira como a segunda são afirmações falsas.
	
Explicação:
Como a Declaração de Salamanca tem como meta o compromisso de propiciar uma escola inclusiva cujo ensino deve ser adaptado para cada criança, também as crianças com deficiências auditivas devem ser incluídas no ensino regular . Como a língua de sinais permite a inclusão acadêmica e social da criança com deficiência auditiva esta afirmativa é uma justificativa correta decorrente do compromisso de inclusão estabelecido pela Declaração de Salamanca.
 
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que se refere às definições quantitativas da deficiência auditiva.
		
	
	impossibilidade em emitir a mensagem, provocando, desta forma, grandes dificuldades e exclusão social.
	
	perda de contato com o emissor da mensagem.
	
	dificuldade de compreender e ser compreendido que gera grandes dificuldades sociais e afetivas.
	
	dificuldade de decodificação da mensagem emitida.
	 
	grau de perda da audição, medido audiométricamente em termos de decibéis.
	
Explicação:
A resposta refere-se ao grau de perda de audiçao poque também há também a possibilidade de mensurar a  deficiência auditiva quantitativamente. Quando categorizamos a deficiência  auditiva  de forma quantitativa estamos nos referindo a uma perda quantitativa medida em graus de perda auditiva. Esta medida é realizada audiometricamente em decibéis.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Pode-se afirmar que a língua de sinais é um tipo de língua:
		
	
	poética que permite a comunicação entre diversos tipos de indivíduos.
	
	humana que pode ser desenvolvida em qualquer fase da vida do indivíduo.
	
	paralinguística que envolve a comunicação corporal.
	
	mãe que se desenvolve na primeira infância.
	 
	espacial-visual e existem muitas formas criativas de explora-la.
	
Explicação:
A língua de sinais é um tipo de linguagem que utiliza gestos, sinais e expressões corporais que, na comunicação, substituem os sons. A língua de sinais possui característica espacial-visual permitindo a possibilidade da existência de formas criativas na utilização da língua de sinais na comunicação.
 
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com relação à vida social do surdo podemos afirmar que:
		
	
	o aumento do contato social que o indivíduo com deficiência auditiva apresenta com frequência leva ao desenvolvimento de quadros de stress.
	
	as pessoas com deficiência auditivas não possuem vida social.
	 
	é essencialmente a mesma do que gozam de boa audição.
	 
	o isolamento social que é necessariamente infligido ao surdo acaba inexoravelmente levando a quadros de transtornos do humor.
	
	é humanamente impossível uma adequada socialização quando se apresenta uma deficiência auditiva severa.
	
Explicação:
 
A deficiência auditiva é uma deficiência sensorial. A vida social do surdo e da pessoa que tem deficiência auditiva é a mesma dos que não têm estas deficiências. A capacidade de socialização e de inclusão da pessoa surda permite uma inclusão social e afetiva como a das pessoas que possuem uma audição considerada normal.
 
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Na área da educação, a deficiência visual se divide em dois tipos, a saber:
		
	
	pré e perinatais
	
	infantis e adultas
	 
	os portadores de cegueira e os portadores de visão subnormal.
	
	infectocontagiosas e neurológicas
	
	as deficiências puras e as acompanhadas por outro desvio sensorial.
	
Explicação:
 Há uma gradação de níveis quantitativos que ajudam a orientar as estratégias referentes a inclusão escolar das pessoas que têm deciências visuais. Para definir um critério que oriente as práticas utilizamos uma divisâo entre as pessoas que são portadoras de cegueira e as que são portadoras de visão sub-normal.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo Telford e Sawrey, ¿as definições quantitativas indicam, tipicamente, a deficiência auditiva como o grau de perda de audição, medido audiometricamente em termos de decibéis¿. Para mensurar o grau de surdez, os resultados são submetidos a uma escala logarítmica que mede a intensidade sonora através de um aparelho chamado audiômetro. Marque a opção que não corresponde a uma causa conhecida da surdez.
		
	
	Processos de etiologia mista
	 
	Processos psicopedagógicos
	
	Processos lesionais
	
	Processos degenerativos
	
	Processos psicogênicos
	
Explicação:
A resposta correta :Os processos psicopedagógicos  não causam deficiências auditivas.  As definições quantitativas indicam, tipicamente, a deficiência auditiva como o grau de perda de audição, são medidas do  grau de surdez, os resultados   que mede a intensidade sonora através de um aparelho chamado audiômetro.  É uma mensuração do grau de perda auditiva.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A pessoa com surdez pode recorrer a aparelhos que possam melhorar a audição. Qual a influência da utilização de tais aparelhos por crianças.
		
	
	a utilização dos aparelhos auditivos com frequência fazem com que a criança se torne vitima de bullyng.
	
	os aparelhos provocam grande incômodo perturbando o processo de ensino-aprendizagem.
	 
	Tais aparelhos ajudam a inserção da criança surda na escola e ainda a comunicação entre os grupos.
	
	a dificuldade de se comunicar é intensificada pela distância social provocada pelo aparelho auditivo.
	
	os aparelhos em nada auxiliam a vida escolar das crianças.
	
Explicação:
 
Como há vários níveis de deficiência auditiva o uso de aparelho auditivos em crianças pode ter influência na aquisição e no desenvolvimento da linguagem que propicia o desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança favorecendo a inclusão escolar e a comunicação entre os grupos.
 
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A surdez pode ser impeditivo para a comunicação entre os sujeitos pois a maior parte de nossa população ainda é iletrado na chamada língua dos sinais. Desse modo, o sujeito surdo encontrará dificuldades nos diversos setores sociais onde precisará conviver com ouvintes não alfabetizados em seu idioma. A sigla dessa língua oficial em nosso país é:
		
	
	Língua dos sinais
	
	Linguagem gestual
	 
	Libras
	
	Braile
	
	Linguagem não verbal
	
Explicação:
A denominação da lingua de sinais utilizada no Brasil é Libras .A língua de sinais é uma língua espacial-visual e existem muitas formas criativas de explora-la. Configurações de mão, movimentos, expressões faciais, gramaticais, localizações, movimentosdo corpo, espaço de sinalização, classificadores são alguns dos recursos discursivos que tal língua oferece para serem explorados durante o desenvolvimento  social da criança surda e que devem ser explorados para um processo de alfabetização com êxito.

Continue navegando