Buscar

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Prévia do material em texto

CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.
	
	
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 22/10/2018 23:09:13 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201202222353)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São características do conhecimento científico:
		
	
	Homogêneo e absoluto;
	 
	Ser objetivo, quantitativo, homogêneo, generalizador, não absoluto;
	
	Ser quantitativo e generalizador;
	
	Objetivo e não absoluto.
	
	Verdades inquestionáveis;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201201746997)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O conhecimento que surge a partir da observação sistemática do mundo de forma criteriosa e meticulosa, sendo registrada de alguma forma: fotos, notas, desenhos etc. é:
		
	 
	O Conhecimento científico
	
	O Conhecimento escolar
	
	O Senso Comum
	
	O Conhecimento ideológico
	
	O Conhecimento Popular
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201202228649)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A professora afirmou que a baleia é um mamífero. Inconformado, Pedro argumentou: - Mamífero é vaca, gato, cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia vive dentro d'água, tem nadadeiras, é um peixe. A maioria dos colegas concordou com Pedro, mas todos começaram a mudar de ideia ao assistir a um filme em que apareciam baleias pequenas sendo amamentadas. Pedro começou a perceber que morar fora d'água não é algo que defina os mamíferos, e que ter rabo de peixe, nadadeiras e morar na água não são características apenas dos peixes. A aprendizagem de Pedro foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
		
	
	Reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.
	
	Comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
	
	Anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
	 
	Desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
	
	Associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201201226274)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um aspecto a ser desenvolvido pelo ensino de Ciências é a reflexão sobre a importância da vida no Planeta. Isso inclui a percepção das revelações históricas, biológicas, éticas, sociais, políticas e econômicas, assim como, a responsabilidade humana na conservação e uso dos recursos naturais de maneira sustentável, uma vez que dependemos do Planeta e a ele pertencemos (RIBEIRO, 1999). No tocante ao estudo de Ciências, é correto afirmar que:
		
	
	os fatos cotidianos e os conhecimentos adquiridos ao longo da história não precisam ser compreendidos pela interação das varias áreas do conhecimento
	
	o posicionamento da escola é proporcionar acesso exclusivamente ao conhecimento científico
	 
	tem como fundamento o conhecimento cientifico proveniente da ciência construída historicamente pela humanidade
	
	o conhecimento cotidiano deve ser evitado no âmbito escolar
	
	os conteúdos devem ser claros, óbvios e de forma que não precisam ser questionados
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201202121260)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ciência (do latim scientia, traduzido por conhecimento) refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas. Assim, após a leitura do texto, observe alguns exemplos abaixo sobre o processo de ensino-aprendizagem de Ciências.
A. Incentivar a atividade intelectual e social dos estudantes;
B. Realizar atividades de laboratório seguindo receitas e sem gerar discussões para a análise de procedimentos e resultados;
C. Utilizar fórmulas para a resolução de problemas sem discutir o seu significado e propostas alternativas;
D. Apresentar ao estudante que o conhecimento científico sofre modificações à medida que novas informações e teorias levam a interpretações diferentes de fatos;
E. Propiciar condições para a realização de trabalhos práticos que possibilitem vivenciar investigações científicas rigorosas e éticas.
Estão de acordo com a proposta de um ensino integrado e verdadeiramente crítico:
		
	
	A, B, D e E apenas.
	
	B e C apenas.
	 
	A, D e E apenas.
	
	D e E apenas.
	
	A e E apenas.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201201229240)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durante o período do regime militar de 1964, pretendia-se modernizar e desenvolver o país. O ensino de ciências passou a fazer parte da formação profissional, com a aprovação da lei 5692, de 1971. Houve grande expansão da rede privada do ensino superior, devido a movimentos estudantis. Quais foram os fatos que marcaram o período das décadas de 1970 e 1980 e que implicações eles tiveram para o ensino de Ciências?
		
	
	Nessas décadas havia grandes empreendimentos científicos no mundo todo e com a construção da bomba atômica, o ensino de ciências foi estimulado. O professor foi incentivado a refletir sobre a sua prática em uma ciência moderna, relacionada às ciências sociais e humanas.
	
	Nessas décadas a industrialização e o desenvolvimento tecnológico e científico estavam em alta e no ensino de ciências prevalecia a lógica sobre o senso comum, separando-se teoria e prática. Era a superação do modelo tradicional devido à guerra fria e ao início da guerra do Iraque.
	
	A época foi marcada pelo reflexo da segunda guerra mundial e o desenvolvimento tecnológico e o ensino de ciências estava voltado para verdades clássicas, privilegiando métodos estatísticos.
	
	Antes das guerras mundiais havia uma forte influência francesa e alemã e o ensino era voltado para as verdades clássicas. No pós-guerra mundial a influência maior no ensino de ciências era dos americanos e dos russos, que influenciaram a elaboração dos conteúdos dos livros de ciências dessa época.
	 
	O período foi de muitas crises sociais e econômicas e também marcado por uma crise energética que atingia todo o mundo. Agressões ao meio ambiente, devido ao desenvolvimento industrial, também marcaram essa época, levando o ensino de ciências a repensar seus objetivos e a considerar implicações sociais do desenvolvimento científico.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201202227287)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É justo afirmar que existem concepções da temática ambiental presentes nos livros didáticos e nas aulas de Ciências Naturais nos Anos Iniciais. Tais concepções acabam influenciando na imagem conceitual de meio ambiente. Assinale a alternativa abaixo que melhor abarca a complexidade da questão ambiental.
		
	
	Concepção naturalista
	 
	Concepção multidimensional
	
	Concepção generalista
	
	Concepção biocêntrica
	
	Concepção antropocêntrica
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201201673147)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais.O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
	
	a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
	
	o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
	 
	a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
	
	a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201201226696)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Edgar Morin (1994), "A consciência ecológica levanta-nos um problema duma profundidade e duma vastidão extraordinárias. Temos de defrontar ao mesmo tempo o problema da Vida no planeta Terra, o problema da sociedade moderna e o problema do destino do Homem. Isso nos obriga a repor em questão a própria orientação da civilização ocidental. Na aurora do terceiro milênio, é preciso compreender que revolucionar, desenvolver, inventar, sobreviver, viver, morrer, anda tudo inseparavelmente ligado" (p.6). Gadotti (2000) apresenta o texto acima que se reporta a uma questão contemporânea da maior importância: o uso da Terra e o destino do ser humano. Esse assunto remete a uma educação para a cidadania que deve nos levar à construção de uma cultura de sustentabilidade, isto é, uma cultura da vida, da convivência harmônica entre os seres humanos e entre estes e a natureza. A cultura da sustentabilidade deve levar as pessoas a saberem selecionar o que é realmente sustentável em suas vidas, em contato com a vida dos outros. Este conceito de educação deve se concretizar na vida cotidiana e, naturalmente, no cotidiano escolar. Educar para a cidadania pressupõe o desenvolvimento de novas capacidades nos professores e nos alunos, tais como:
		
	
	ambição pessoal e preocupação com objetivos econômicos
	 
	capacidade de buscar causas e prever consequências
	
	convicção de que o indivíduo tem mais valor que a comunidade
	
	individualismo e visão egocêntrica da realidade
	
	tolerância com o desperdício dos bens naturais
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201201342912)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando compramos alimentos enlatados, devemos sempre verificar se a lata está estufada. O estufamento dos enlatados pode indicar contaminação do produto pela bactéria Clostridium botullinum, causadora do botulismo. Ela libera uma toxina que afeta o sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste com o ambiente externo. O sistema descrito acima e que é afetado pela toxina liberada pela bactéria do botulismo é o:
		
	
	reprodutor.
	
	muscular.
	
	digestivo.
	 
	nervoso.
	
	locomotor.

Continue navegando