Buscar

AD2 ESTADO E PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Estado e os Problemas Contemporâneos – Gestão em Administração Pública – 2016.
Unidade I – Políticas Sociais do Estado Brasileiro
Aluna: Julliana Queiroz de Lira Alexandrino
Atividade I
Questão 01 - Descreva pelo menos três tipo de avaliações que realiza regularmente o Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira INEP. 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) cujos esforços estão dedicados à realização de pesquisas e avaliações sobre o sistema de ensino, em todo o País tais como:
- Censo Escolar:
Trata-se de um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Representa o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, cujas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.
- Avaliação dos Cursos de Graduação:
Refere-se á um procedimento utilizado pelo MEC para a renovação, o reconhecimento ou a renovação de reconhecimento dos cursos de graduação representando uma medida necessária para a emissão de diplomas. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas
Participam do Enade alunos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados, que fazem uma prova de formação geral e formação específica. As avaliações feitas pelas comissões de avaliadores designadas pelo Inep caracterizam-se pela visita in loco aos cursos e instituições públicas e privadas e se destinam a verificar as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao perfil do corpo docente, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica.
- Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):
	Corresponde ao Exame de saída facultativo aos que já concluíram e aos concluintes do ensino médio, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade.
A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, tais como o Programa Universidade para Todos – ProUni .
Questão 02 - Detalhe pelo menos três características do Programa de Saúde da Família (PSF).Qual seria sua maior fragilidade relativa. 
O Programa de Saúde da Família (PSF) foi criado no ano de 1994 e tem como propósito fundamental fornecer atendimento integral à população, ao nível básico da assistência. É a estratégia definida pelo Ministério de Saúde (MS) para oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada no país. 
A Atenção básica pode ser,aqui entendida, como o agrupamento de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É a porta de entrada do sistema de saúde e se articula com os outros níveis de atenção.
Sua atuação ocorre através do acompanhamento de famílias residentes em determinado territóriopor equipes multiprofissionais formadas por, no mínimo, um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde.
Os Agentes Comunitários de Saúde são pessoas físicas, com espírito de liderança e de solidariedade, que conheçam muito bem a comunidade para que possam, além de atender alguns cuidados primários de saúde, realizar a mediação entre as famílias atendidas e os profissionais de saúde. Sua inclusão no PSF decorre do entendimento de que alguns cuidados primários de saúde podem ser estimulados e acompanhados. Desta forma evidencia-se que o vínculo que estes agentes possuem com as famílias torna-se o ponto chave para manutenção do caráter preventivo das ações de saúde.
	E paradoxalmente, o fator que mais pode trazer sucesso ao programa se apresenta também como a sua maior fragilidade relativa, uma vez que o vínculo pessoal entre profissionais e pacientes, por muitas vezes, se encontra comprometido pelo alto índice de rotatividade de pessoal. Dentre as principais causas dessa rotatividade podemos destacar a precariedade dos vínculos de trabalho dos profissionais de saúde com equipes do PSF que, muitas vezes, são compostas de profissionais sem vínculos estáveis ou mesmo formais com o SUS,
Questão 03 - Enumere pelo menos três diferenças entre o Programa Bolsa Família e o Beneficio de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC). 
O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência de renda – talvez um dos mais amplos do mundo – que beneficia famílias em situação de pobreza. É uma das ações de implementação do Programa Fome Zero e pressupões fatores condicionantes ao pagamento do benefício. Para isso as famílias participantes precisam se comprometer à:
Educação: manter frequência escolar mínima de 85% para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos e mínima de 75% para adolescentes entre 16 e 17 anos.
Saúde: cumprir o calendário de vacina e do crescimento e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos; pré-natal das gestantes; e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos.
Assistência Social: manter frequência mínima de 85% da carga horária relativa aos serviços socioeducativos para crianças e adolescentes de até 15 anos em risco e retiradas do trabalho infantil.
Dentre suas principais características estão:
não se constitui como um direito dos cidadãos uma vez que é concedido conforme disponibilidade de recursos
Sua concessão não é garantida por lei, sendo assim é pago apenas àqueles que o Ministério seleciona entre os mais necessitados
É uma política de Governo e pode ser cancelado a qualquer momento
Já o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social é uma das principais medidas de política social instituídas pela Constituição de 1988. Sua importância reside também na sua institucionalidade. É garantido constitucionalmente, se configurando como um direito de todos os cidadãos que não podem mais trabalhar. Sua concessão não está sujeita a flutuações do orçamento público.
O benefício consiste em pagamento mensal de 1 (um) salário mínimo a idosos com mais de 65 anos de idade e a pessoas portadoras de deficiência, de qualquer idade, que comprovem ter renda per capita inferior a 1/4 de salário mínimo. Por se tratar de um benefício da assistência social não é preciso ter contribuído para a Previdência Social para ter acesso a ele.
Questão 04 - Explique os conceitos de heterogeneidade das relações de trabalho e a heterogeneidade da estrutura das ocupações. 
Com o objetivo de entender o funcionamento do Mercado de Trabalho Brasileiro discorrerei sobre algumas d suas características principais. O mercado de trabalho brasileiro teria como principais características, uma grande heterogeneidade e segmentação, seja do ponto de vista das relações de trabalho, seja sob a ótica da estrutura das ocupações.
1 – Sobre a heterogeneidade das relações detrabalho: esta característica se expressaria em dois níveis:
Uma grande multiplicidade de relações contratuais –trabalhadores com carteira assinada, trabalhadoressem carteira, trabalhadores terceirizados, servidorespúblicos civis e militares; e
Uma enorme variedade de formas de apropriaçãoderenda pela População Economicamente Ativa (PEA) – que não se constituem exatamente comotrabalho assalariado, por exemplo, empregadores,trabalhadores autônomos e empregadosdomésticos.
2 – Sobre a heterogeneidade da estrutura das ocupações: esta característica faz menção à grandediversidade de formas de organização do setor produtivo, o queredundaria em práticas de apropriação do trabalho muito diferentes,como também em níveis de remuneração muito diferenciados. Sob este aspecto pode ser dividida em 2 grandes seguimentos:
EstruturadoOnde se dão as relações empregatícias baseadas em contratos legais, e cobertas pela legislação trabalhista e social – ou seja, o “setor formal”.O núcleo estruturado é composto por trabalhadores com carteira assinada, regidos pela CLT, inclusive domésticos, além dos servidores públicos, civis e militares.
Pouco Estruturado onde prevalecem relações trabalhistas informais e precárias, além de boa parte das ocupações autônomas.É chamado também de segmento "informal" do mercado de trabalho. Ao núcleo pouco estruturado correspondem os trabalhadores assalariados sem carteira, os autônomos não agrícolas, os domésticos sem carteira e os nãoremunerados.

Outros materiais