Buscar

AD2 de EPO - 2014.1

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância – AD2
Período - 2014/1º
Disciplina: Estruturas e Processos Organizacionais
Coordenadora: Profª. Francisca Fábia Gomes Fontes, MSc.
1ª Questão: (1,5 ponto)
Toda empresa apresenta dois tipos de organização: a formal e a informal.
A organização informal, diferentemente da formal, não é planejada e surge da interação social dos membros de uma empresa. Ela desenvolve-se naturalmente quando os indivíduos se reúnem, formando grupos informais, com o objetivo de atender a suas necessidades. A organização informal está presente em todos os níveis nas empresas.
Explique porque os grupos informais são tão importantes dentro de uma empresa. 
RESPOSTA: 
As redes sociais informais estruturam as relações interpessoais. Parte-se, aqui, da noção de que a rede é constituída por interações que visam à comunicação, troca e ajuda mútua, e emerge a partir de interesses compartilhados e de situações vivenciadas (parentesco, vizinhança, local de trabalho, por exemplo). As redes informais são ferramentas invisíveis e poderosas nas organizações. Muito do trabalho só é feito graças a esse contato informal. Os sistemas informais são importantes, pois operando nos limites organizacionais as notícias podem circular complementando os canais formais, e a articulação de entendimentos sobre “o modo como as coisas acontecem” pode ter uma influencia significativa no comportamento organizacional.
2ª Questão: (2,0 pontos)
Quando uma organização torna-se grande, seu proprietário ou diretor não tem condições de supervisionar diretamente todas as atividades; isto é feito por meio de vários executivos, que são responsáveis por diferentes fases das atividades ou por diferentes aspectos dessas atividades. As grandes organizações tendem a se diferenciar e a especializar cada vez mais as unidades que compõem a sua estrutura organizacional. A especialização na organização pode ser percebida em dois sentidos num organograma: vertical e horizontalmente.
Explique o que caracteriza a especialização vertical e porque ela ocorre nas organizações.
RESPOSTA:
A especialização vertical ocorre quando se precisa aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. Esta produz um aumento dos níveis hierárquicos. É um desdobramento da autoridade e por isso denominada escalar, pois refere-se ao crescimento da cadeia de comando. A especialização vertical, caracteriza-se sempre pelo crescimento vertical do organograma, isto é, pelo aumento do número de níveis hierárquicos. 
Explique o que caracteriza a especialização horizontal e porque ela ocorre nas organizações.
RESPOSTA:
A especialização horizontal ocorre quando se precisa aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si. Corresponde a uma especialização de atividades conhecimentos. Esta produz um maior numero de órgãos especializados, no mesmo nível hierárquico, cada qual com sua tarefa. É também denominada “processo funcional” e caracteriza-se sempre pelo crescimento horizontal do organograma. É mais conhecida pelo nome de departamentalização, pela sua incrível tendência de criar departamentos. 
3ª Questão: (1,5 ponto)
O levantamento é uma fase fundamental do trabalho de análise do processo. Consiste na obtenção (ou coleta) de todos os elementos (ou dados) necessários para o conhecimento quantitativo e qualitativo do processo em estudo, de modo a permitir uma proposta de melhoria.
Ao iniciar o levantamento do processo em estudo, quais são as variáveis que a equipe de analistas deve procurar conhecer?
RESPOSTA:
Documentação existente; volume de trabalho; recursos utilizados; custos envolvidos; tempo de execução do trabalho; fluxo de informação do processo e tecnologia da informação utilizada.
4ª Questão: (1,5 ponto)
a) Qual é o objetivo da utilização do Fluxograma Descritivo na pesquisa de fluxos de trabalho?
RESPOSTA: 
Um fluxograma descritivo é de grande importância na pesquisa de fluxos de trabalho, pois ajuda na racionalização e permite localizar e identificar falhas em vários aspectos característicos do ambiente administrativo.
b) Em que consiste o Fluxograma Descritivo?
RESPOSTA:
Um fluxograma Descritivo é um descrição, através de símbolos padronizados, do fluxo de atividades, documentos e informações que circulam num processo. 
5ª Questão: (1,5 ponto)
A análise de um processo consiste no exame de cada parte do processo, visando a conhecer seus objetivos, atividades, funções, fluxo de produção ou de informações e as relações com os demais processos existentes na organização.
Que etapas podem ser seguidas pela equipe de analistas para a realização da análise do processo?
RESPOSTA:
As etapas são: análise do levantamento; elaboração do fluxograma do processo atual; alocação do volume de trabalho, dos recursos, dos custos e do tempo de execução para cada atividade mostrada no fluxo do processo; análise do fluxo atual do processo; análise da Tecnologia de Informação (TI) utilizada.
6ª Questão: (2,0 pontos)
Em que consiste, basicamente, o Redesenho do Processo?
RESPOSTA: 
O redesenho do processo é a elaboração de um novo desenho para o processo em vigor, visando a melhoria da qualidade, com base no resultado de análises realizadas.
 b) Quais são os passos que devem ser utilizados no Redesenho do Processo?
RESPOSTA:
Definir um novo fluxo, definir novas funções, definir a Tecnologia da Informação e aprovar o novo processo.
BIBLIOGRAFIA:
Artigo: REDES SOCIAIS INFORMAIS E COMPARTILHAMENTO DE SIGNIFICADOS SOBRE MUDANÇA ORGANIZACIONAL - Antonio Virgilio B. Bastos e Mariana Viana Santos (Jul/Set 2007 –Revista de Administração de Empresas)
Livro: ADMINISTRAÇÃO NOS NOVOS TEMPOS – Idalberto Chiavenato (2005 – Elsevier Brasil)
Livro: INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – Idalberto Chiavenato (2004 – Elsevier Brasil)
�

Continue navegando