Buscar

Engenheiro e a Sociedade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO (SEMANA 4)
Introdução
O engenheiro sempre foi um profissional muito solicitado pelo mercado de trabalho para diversas atividades e principalmente para as atividades voltadas a tecnologia, tanto para aplicação de tecnologias já existentes quanto o estudo e aplicação das novas. Neste século já vivemos diversas “mini” revoluções tecnologicas e isso afeta diretamente a demanda de profissionais no mercado de trabalho.
Desenvolvimento
O engenheiro atualmente, de maneira generalista e focando principalmente no cenário nacional, é visto em sintese como um profissional com facilidade/habilidade na área de exatas lidando com certa frequência com cálculos, aprovação de projetos, supervisão e gerênciamento de atividades produtivas/processos.
Com as contantes mudanças e evoluções tecnologicas o mundo tende a se transformar cada vez mais rapido e o engenheiro é peça fundamental para essa transformação. O mercado de trabalho já começa a exigir profissionais mais qualificados e que dominem não só o inglês mas tambem outros idiomas, visto que novas tecnologias e oportunidades de negócio surgem em todas as partes do mundo. As startups são um grande exemplo disso, surgem aos montes e rapidademente começam a tomar forma nos casos que dão certo, assumindo uma fatia do mercado na área em que se propõe a atuar, inovando processos, produtos e tecnologias.
Um grande exemplo dessas mudanças pode ser observado no mercado automobilistico, onde as montadoras que antes dominavam o mercado agora estão se re-inventando, lançando novos carros em cada vez menos tempo, melhorando a eficiência de seus processos e pesquisando novas técnologias, uma vez que os carros elétricos já estão tomando conta de uma fatia do mercado automotivo em alguns países e empresas como a Uber que além de oferecerem transporte automotivo em preço acessível, também estão investindo no desenvolvimento de veiculos para taxí aereo urbano.
Considerações Finais
O engenheiro do futuro, seja em 2030 ou mais, com certeza deve ser um profissional pro-ativo, que busque melhorias e inovação por conta própria sem a depência de ser demandado à isso. Tambem é preciso que esse profissional seja flexível e interessado em aprender, pois com tantas mudanças e avanços técnologicos as demandas do mercado podem mudar cada vez mais rápidamente, podendo demandar que um profissional que hoje atua dentro da fábrica no desenvolvimento, amanhã esteja apto a prestar suporte ao cliente em outros país.
Fonte: Máteria “Como será o profissional do futuro?” da Revista Exame, publicada em 15 de ago. de 2017 (https://exame.abril.com.br/carreira/como-sera-o-profissional-do-futuro) acessado ás 01:40 do dia 12/04/18.
Máteria “O perfil do engenheiro do futuro” do site GlobalTec (https://www.globaltec.com.br/2016/12/12/o-perfil-do-engenheiro-do-futuro) acessado ás 01:12 do dia 12/04/18.

Continue navegando