Buscar

172e5284 7561 44cd 8a60 d18a5f68f3c3

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
DEYBYAN MATOS AGUIAR
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL 
RELATÓRIO FINAL
Espinosa-MG
2016
DEYBYAN MATOS AGUIAR
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL 
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação infantil - 6º semestre.
Orientador: prof. Ms.Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Patrícia Cristina Ambrósio Proença
Tutor de sala: Silvia Karina de Souza Cruz
Espinosa-MG
2016
 sumário
1INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANI-
ZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO ...................................................................................05
2.1 A Importância do Estágio para a Formação profissional..............................05
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO .................................................07
3.1 Caracterização do Campo de Estágio.............................................................07
3.2 A Rotina..............................................................................................................09
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
4.1 Introdução..........................................................................................................12
4.2 Dados Gerais do Projeto....................................................................................13
4.3 Referencial Teórico............................................................................................15
4.4 Planos de Aula da Intervenção..........................................................................16
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção...................................................................24
CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................25
MOSTRA DE ESTÁGIO...........................................................................................26
REFERÊNCIAS........................................................................................................27
ANEXOS..................................................................................................................28
1 INTRODUÇÃO
 
Este trabalho acadêmico tem como objetivo evidenciar o Estágio Curricular Obrigatório I- Educação Infantil- realizado na Creche Proinfancia Dr. Nivaldo Faber da Silva , Rua Professor Terezinha Gonçalves Araujo- Espinosa –MG. Criada em 10/06/2012 para atender os bairros visinhos, principalmente aos filhos de pais que precisam trabalhar e não tem com quem deixar , a mesma oferece o ensino de educação infantil dos anos iniciais. Esse relatório também tem o objetivo de transmitir conhecimentos e relatar as experiências vividas no decorrer do período em que estive estagiando na instituição de ensino, além de propor um aprofundamento nos conhecimentos do acadêmico.
O estágio curricular supervisionado, no 6º semestre do curso de pedagogia, da unopar, tem como finalidade conhecer na prática as particularidades da sala de aula com crianças nessa modalidade de ensino e propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio. 
Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, além de ser um espaço de construção de aprendizagens significativas no processo de formação dos professores, apresenta-se, também, como responsável pela construção de conhecimentos e possíveis possibilidades de contribuir com o fazer profissional do futuro professor-pedagogo.
O estágio supervisionado caracteriza-se como o exercício da experiência profissional, por meio de uma vivência em ambientes escolares, levando o aluno à interpretação da realidade educacional nas instituições de ensino. 
Sendo assim, o estágio supervisionado se torna um componente curricular que proporciona ao aluno a reflexão contextualizada, dando condições para que se torne autor de sua própria prática. Uma vez que o estágio tem como objetivo complementar a formação acadêmica aprimorando assim toda teoria vivida em sala.
A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia como professor. Portanto, é no estágio prático em sala de aula que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão.
 2. DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
Estágio realizado na Creche Proinfancia Dr. Nivaldo Faber da Silva, localisada na Rua:Professor Terezinha Gonçalves Araujo, Bairro: Santos Dumont 
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011). 
Segundo Bianchi et al. (2005) o Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica.
O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade (FILHO, 2010).
O estágio constitui o primeiro passo no desencaderar e encaminhar ao mercado de trabalho sendo fundamental para traçar o tipo de funcionário que você será no futuro. Responsabilidade nas ações desenvolvidas , comprometimento com o trabalho e com a instituição , pontualidade e confidencialidade são essenciais em qualquer estágio.
O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafio de uma carreira. Está no estágio a oportunidade de assimilar a teoria e a pratica , aprender as particularidades e peculiaridades e os famosos”macetes ” da profissão, conhecer a realidade do dia-a-dia , no que o acadêmico escolheu exercer.
Sabemos que pedagogicamente o aprendizado é muito eficaz quando adquirido por meio de experiências temos mais chances de absorção de conhecimento na prática do dia - a -dia do que aprendemos lendo ou ouvindo sendo assim o que vivenciamos na prática e retido com mais eficiência uma vez que em sala de aula ensinam teorias e conceitos que são essenciais para a formação do profissional já a vivência do trabalho nos permite assimilar vários elementos que foram ensinados teoricamente.
Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade pra um elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Dessa forma ,”o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia”(PIMENTA E LIMA,2004), tornando –se etapa imprescindível para o profissional estar apto a exercer suas funções como educador.
É possível destinguir aquilo que precisamos aprender e nos aperfeiçoar, pois o estágio é o momento que permite ao acadmico identificar suas falhas e deficiências se aprimorando mais e mais extraindo de modo os benefício que até mesmo o erro pode proporcionar.Citando Roerch(1999), Tracz e Dias(2006 p.1)”o estágio é uma chance que o aluno tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno não só isto , é no momento do estágio que o acadêmico vê realmente como é a relidade cotidiana e a complexidade de sua futura área profissional.
O estágio supervisionado, objetiva instrumentalizar o aluno do curso de Pedagogia para que este possa construir sua práxis pedagógica, ou seja, possibilita ao graduando compreender as relações existentes no processo de constituição escolar e analisá-las de forma crítica colaborando para estabelecer transformações neste processo para que a escola venha a desempenhar sua função da melhor forma possível. 
Enfim um bom estagiário deve ter um bom estágio e ambos devem ser produtivos e capazes de formar um profissional pronto a enfrentar os desafios da profissão e gerar boas expectativas de sucesso. . 
3. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
3.1Caracterização do campo de estágio
Para realização do estágio de gestão escolhi a 	Creche Proinfância Dr. Nivaldo Faber da Silva localisada na Rua: Professor Terezinha Gonçalves Araujo, no municipio de Espinosa MG, criada em 10/06/2012, que oferece o Ensino de Educação Infantil dos anos iniciais, sendo realizado no turno matutino de 7:00hs às 11:00hs , com carga horária de 4 horas diárias.
A escola conta com um espaço extenso, somando 9 salas de aulas, 01 secretaria, 01 pátio interno, 01 cozinha, 7 banheiros, sala de vídeo e tv, 1 merendeira 9 serventes, a mesma dispõe de uma cantina bem equipada , possui também uma sala ampla e confortável para os docentes, uma biblioteca organizada, com rico acervo literário.O horário das aulas é das 7:00 ás 17:20h, período matutino e vespertino, a Creche comporta em média 220 alunos, da 0° a 5° ano,com a carga horária de 200 dias letivos 
Seu principal objetivo e missão é oferecer a melhor forma de educação aos alunos, garantindo a participação ativa da localidade, contribuindo para a formação integral da identidade dos alunos para que eles possam agir construtivamente na transformação do meio em que está inserido; de formar cidadãos felizes e conscientes de sua importância na construção de uma sociedade mais equânime, capaz de se apropriar-se das ferramentas de comunicação e expressão necessárias á inserção social e a utilização plena de seus direitos e deveres ; contribuir com o desenvolvimento da personalidade dos alunos e sua participação na construção do bem comum; compreender direitos e deveres, o respeito á dignidade e a liberdade fundamentais ao homem; levar o aluno a apropriar-se das informações consolidadas e formar-se como cidadão. Comporta um grupo de profissionais qualificado no ensino/aprendizagem das crianças. A proposta anual vista possui clareza e coerência, só precisa ser seguida rigorosamente durante o ano letivo para ter-se um bom resultado e assim os objetivos serão concretos.
A função social da Creche é com uma educação onde ocorra à promoção educativa dos alunos, buscar traduzir valores que são assumidos coletivamente pela localidade escolar e a famíliar, viabilizando o cumprimento de suas finalidades e objetivos buscando a correlação entre o conteúdo acadêmico que se pretende ensinar e o compromisso social da instituição na formação de cidadãos críticos, reflexivos diante da realidade social onde se encontra inserido. Seja esta, a família, a escola, o trabalho e a vida em comunidade. Possibilitar momentos de interação do professor /aluno em defasagem de aprendizagem, maior comprometimento de todos os envolvidos no processo educacional.
A proposta curricular é priorizar a qualidade de ensino e aprendizagem, na Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental, com base nos princípios de que a vida escolar deve se caracterizar como um processo contínuo: da necessidade de ressignificar a unidade entre aprendizagem e ensino, uma vez que sem aprendizagem o ensino não se efetiva; de reformulação da Proposta Curricular, priorizando o enfoque social, político, cultural e histórico;
Os discentes têm a sua participação nas atividades realizadas pela Creche como: gincanas, reuniões, aulas de música e aplicação de projetos interdisciplinares, o que torna significativa as atividades propostas.
Diante da proposta pedagógica é possivel ver claramente a sintonia com a LDB 9394/96 , pois é garantida autonomia, participação da comunidade na discussão, socialização e elaboração visando a reconstrução de uma escola dinâmica, participativa e democrática. 
 
A capacitação dos profissionais da escola se dá mediante estudos em grupo, por área, com participação de encontros promovidos pela Creche, que promove ciclos de estudos interdisciplinares, internos ou externos à escola, com objetivo de maior entrosamento e troca de experiências entre profissionais da educação, sendo, ainda, facilitada a participação dos docentes em cursos e/ou encontros que enriqueçam a prática pedagógica, objetivando a melhoria dos níveis de aprendizagem.
Dessa forma, a filosofia que direciona os trabalhos da Creche Municipal Dr. Nivaldo Faber da Silva está centrada na formação de indivíduos sujeitos às situações e problemas reais, partindo da pluralidade e diversidade, a fim de se preparar para o transcurso de sua vida.
3.2 A Rotina Observada
Durante o estágio foi possível perceber a presença da rotina na instituição,sendo que cada professor tem autonomia para tomar as atitudes nas salas, se o caso se torna mais alarmante é encaminhado à diretoria. A Creche apresenta um número não representativo de alunos com dificuldades de aprendizagem, cujas causas são diversas, muitas delas ligadas a ausência dos pais ou responsáveis e nível sócio-cultura-econômico.
As avaliações são contínuas, mensais e bimestrais e avaliação global. Será considerado como patamar indicativo de desenvolvimento escolar satisfatório. A identificação da coerência entre as ações realizadas e a proposta pedagógica com as características do local, é feita por meio da valorização e respeito à capacidade de crescimento individual e desenvolvimento cognitivo de cada criança.
Dessa forma, a filosofia que direciona os trabalhos da Creche está centrada na formação de indivíduos sujeitos às situações e problemas reais, partindo da pluralidade e diversidade, a fim de se preparar para o transcurso de sua vida.
Visando ao enriquecimento do trabalho pedagógico, a equipe de especialistas desenvolve atividades de planejar, organizar e coordenar reuniões, colhendo entre os professores sugestões para elaboração das atividades e/ou temas a serem desenvolvidos , oferecendo, dessa forma, suporte para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem, buscando, sempre, a implantação do trabalho em equipe, desenvolvendo um trabalho coeso e aprimorando as ações pedagógicas através da incorporação de novas teorias educativas.
Após apurar a ausência do aluno por um período de cinco dias letivos consecutivos, ou dez dias alternados no mês, o estabelecimento de ensino entra em contato, por escrito, com família ou responsável pelo estudante faltoso, com o fim de sanar o problema.
O processo de avaliação se baseia no desenvolvimento articulado das competências, habilidades e valores que acompanham o crescimento das crianças através da interação do grupo, visando à construção de uma cidadania crítica criativa e autônoma. A avaliação do aluno é feita de forma ampla, múltipla e tem por objetivo verificar o seu desenvolvimento, com a utilização de procedimentos, recursos de acessibilidade e instrumentos diversos, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, adequando-os à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando, utilizando a coleta de informações sobre a aprendizagem dos alunos como diagnóstico para as intervenções pedagógicas necessárias.
O relacionamento Creche e pais favorece a melhoria do processo educativo, devendo ser intensificado, tendo como objetivo criar ambientesculturais diversificados que contribuam para a aquisição de conhecimentos e para o desenvolvimento do convívio social. Para isso, são aplicadas atividades recreativas como torneios, palestras abordando temas atualizados, projetos que desenvolvam a consciência para preservação do patrimônio da escola e outros miniprojetos, além de encontro de pais e mestres.
A rotina deve ser rica , alegre e prazerosa , proporcionando espaço para a construção diária do projeto politico pedagógico da educação infantil.
As salas da Creche são cobertas de mobiles que decoram e que são feitos pelos professores, e algumas atividades expostas que os alunos fazem.
As atividades são divididas no decorrer da semana como por exemplo a hora da roda que e feita no icício das aulas onde o professor recebe os alunos os reune para que possam utilizar de recursos como a músicas e mímicas tradicionais como polegares , adoleta , aviãozinho entre outras , jogos como corre cotia, promovendo assim uma sensação de acolhimento e segurança. Logo após o professor promove uma conversa com os alunos para saber como foi o dia ,como eles estão e como está a familia. 
Há também atividades que são distribuídas no decorrer do dia como atividades plásticas de pinturas ,montagens , para estimular a comunicação e a compreensão sobre artes plásticas.
Hora da historia é feita uma vez por semana através de livro ou de filmes infantis . As crianças adoram ouvir as histórias e assistirem a filmes ,sendo um momento muito importante onde estimula os alunos a utilizarem sua imaginação e sonhar vivendo cada parte da história.
No que se refere a organização, a rotina da educação infantil não muda muita coisa; diariamente após o sinal para entrada, formando filas no pátio e entram com a professora para a sala, fazem uma oração e inicia as atividades, na saída os pais dentro do horário determinado pela escola vão até a sala e pegam seus filhos. A alimentação das crianças acontece todos os dias no mesmo horário de lanche, alguns trazem de casa seu lanchinho, outros não, a escola oferece uma alimentação diferente com bastante cuidado na higiene e é servida pelo pessoal da cozinha.
Enfim o dia – a – dia das crianças é dividido entres atividades xerocadas, pinturas , músicas e muito mais além e claro de muitas brincadeiras para descontrair e evitar a monotonia das aulas.
No intuito de atender à necessidade de melhoria do processo ensino e aprendizagem e verificando, junto ao corpo administrativo e docente, que os pais participam sempre, do processo escolar dos seus filhos, e em conformidade com as exigências para esta fase de observação, referente ao estágio curricular supervisionado, decidiu-se pela elaboração de uma proposta de intervenção, com vistas à atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo.
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO 
4.1 Introdução
Quando se trata de higiene corporal e educar para que a mesma aconteca é preciso procurar uma forma participativa de modo que as informações aos alunos seja condizentes com a linguagem dos alunos e com o próprio corpo.
Portanto assim que o aluno percebe que estes habitos os ajudam a terem uma vida melhor e mais saudáveis , sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-las em prática com regularidade. Isso faz com que o professor sela o elo que liga a Creche ao aluno/familia , incentivando o interesse em se participar corretamente os hábitos de higiene.
É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos sugerindo uma tomada de consciência no que diz respeito à saude , á limpeza corporal , à postura , entre outros. Pois estabelecer bons hábitos e compreender que nosso corpo necessita de um carinho e cuidado especial sendo um caminho para uma vida saudável lembrando sempre dos beneficios que eles nos trazem.
4.2 Dados Gerais do Projeto:
O projeto ”sempre limpinho” é um projeto que garante e possibilita uma aprendizagem transformadora e efetiva de atitudes e hábitos de higiene e vida saudáveis .
Corpo bem como as doenças que a falta desse pode trazer. Um elenco de hábitos de higiene , não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudáveis, é preciso educar para a saúde , levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia a dia escolar.
Ao educar para a saúde a para a higiene, toda equipe contribuiem para formação de cidadãos capazes de atuarem a favor das melhorias dos niveis de saúde pessoal e de coletividade ou seja em sala.
Tratar de higiene é um desafio para a educação pois é grande o desejo de que a aprendizagem seja transformdora e intensa saindo dos limites de sala visando fazer com que os hábitos de higiene pessoal sejam rotina.
- Identificação da instituição:
Creche Municipal Dr. Nivaldo Faber da Silva, sala do segundo período da educação infantil , da professora Marilene Alves de Oliveira, turno matutino.
.
.
- Carga horária:
24 horas (seis dias)
- Quem se torna responsável em aplicar o Projeto:
Estagiária – Deybyan Matos Aguiar
- Temática – conteúdo:
Higiene pessoal com projeto (Sempre Limpinho)
- Objetivo geral: 
O objetivo principal do projeto “Sempre Limpinho” é consientizar para o direito á saúde , sensibilizar-los para a busca permanecente da compreensão de seus determinantes e capacita-los para autilização de métodos de proteção e recuperação da saúde.
- Objetivos específicos: 
Reconhecer os sentidos; 
Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
Conhecer as partes do corpo;
Socializar;
Estimular para prática correta de tomar banho , cortar unhas , lavar cabelos , usar roupas limpas;
Discutir formas de higiene corporal , bucal , etc.
- Metodologia:
São informações diversas , focando sempre a prática da higiene pessoal. Ressaltando sempre que nos educadores somos o maior exemplo para os alunos portanto por isso , fica como função do professor orientar a práticas saudáveis e buscar forma para que as crianças conheçam e se mantenha limpos.
- Recursos materiais:
Chamex
Paineis
Murais 
Fantoches
Pinceis 
Tinta guache
Lapis de cor
Cola
E V A 
Bonecos de borracha
Agua 
Sabao
Esponja vegetal
Dentes plasticos 
Creme dental e escovas
Recursos humanos: educador, gestora, educando, secretária e demais funcionários.
- Avaliação: 
Percebendo que a higiene corporal é de suma importância , portanto , através desse projeto queremos que nossos alunos sejam beneficiados , orientados e alertados da necessidades do cuidado do corpo como um todo.
A avaliação dar-se por meio da observação do professor junto ao estagiário registrando o interesse e participação coletiva e individual das crianças no decorrer das atividades propostas.
4.3 Referencial Teórico 
A higiene corporal tratada atraves do projeto “sempre limpinho” é um assunto de suma importância na educação infantil pois os alunos tem as atitudes dos adultos como espelho para tomar sua atitudes. É um tema abrangente e faz-se necessário um trabalho continuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportiunidade , queremos também que todos os alunos se imformem das várias formas de higiene em casa e na escola. A Creche tem por responsabilidade proporcionar aos seus alunos condições para que estes tenham acesso ao conhecimento.Do ponto de vista prático, a Creche, o professor precisa ajudar a criança a desenvolver suas habilidades básicas.
4.4 Planos de Aula da Intervenção 
Plano De Aula 1
- CONTEÚDO : 
Necessidades e benefícios do banho.
- OBJETIVOS:
Despertar o gosto pelo banho;
Estimular o conhecimento das partes do corpo.
- DURAÇÃO:
04 horas
- METODOLOGIA:
Será falado sobre a importância do banho, Para se ter saúde, adotar bons hábitos de higiene é uma das medidas necessárias para tal. 
A pele, o maior órgão do corpo humano, funciona como uma barreira natural contra a entradade micro-organismos. Contendo diversas bactérias comensais, estas protegem a pele contra a entrada de outros seres vivos, causadores de doenças. Entretanto, quando a proliferação destas primeiras é acentuada (ou quando estas são drasticamente eliminadas), a pele pode ser danificada, permitindo a infestação, ou mesmo a infecção, destes outros organismos.
Neste momento será apresentado a turma um boneco de borracha onde o estagiario irá mostrar aos alunos como o banho deve ser tomado , quais e como as partes do corpo devem ser lavandas e a importância de cada parte.
- RECURSOS METODOLÓGICOS 
Bonecos de borracha
Água 
Sabão
Chamex
Lápis de cor
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Dar –se por meio da observação de com o os alunos se comportam diante as atividades e como se saem resolvendo as atividades propostas.
PLANO DE AULA 2
- CONTEÚDO:
Escovação dos dentes.
- OBJETIVOS:
Despertar e incentivar a escovação diaria e entre as refeições.
Tornar a escovação um hábito diário.
- DURAÇÃO:
04 horas
- METODOLOGIA:
Mostrar ao aluno que uma cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos que ficam entre os dentes. Portanto , a limpeza correta dos dentes impede a formação de cáries.
Em seguida os alunos serão levados ao pátio da Creche para que possa por em prática o que foi aprendido em sala.
Serão feitas atividades xerocadas com músicas sobre escovas e dentes.
- RECURSOS METODOLÓGICOS;
Creme dental e escova 
Dentes de plástico
Chamex 
Lapis de cor
Pinceis 
Tinta guache
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Avaliar se os alunos compreenderam a importância da escovação para evitar cáries e verificar se os mesmo conseguiram dominar e realizar as atividades realizadas.
PLANO DE AULA 3
- CONTEÚDO:
Cabelos como mantê-los limpos e livres de piolhos(no caso dos meninos manter o cabelo sempre cortado) 
- OBJETIVOS: 
Salientar a importância do cabelo bem aparado e limpo.
- DURAÇÃO:
04 horas
- METODOLOGIA:
Cabelos devem ser cortados habitualmente. E lavados com xampu ou sabão diariamente , ou então , dua vezes por semana.
Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e bem cortados.
Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos , que facilitam a proliferação de piolhos
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Chamex 
E VA 
Cola
Paineis
Murais
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Dar-se por meio da observação da professora e pela estagiária registrando a participação e o desenvolvimento das atividades realizdas em sala.
PLANO DE AULA 4
- CONTEÚDO: pintura de cartazes sobre formas corretas de hábitos de higiene
- OBJETIVOS :
Relembra o que já foi trabalhado no decorrer da semana;
Confecções de murais .
- DURAÇÃO :04 horas 
- METODOLOGIA: 
Será feito um mural, onde os alunos estarão colorindo e pintando atividades voltadas a higiene pessoal para serem expostas , para que possam ser relembradas após os dias da intervenção. 
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Pinceis
Chamex 
Tinta guache
Cartazes
E V A 
Cola
Paineis
Papel cartão
Lapis de cor
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO :
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo e fonte de vida e que merece de carinho e cuidados diários, de forma descontraída para que as informacões sejam absorvidas pelos alunos com facilidade.
PLANO DE AULA 5
- CONTEÚDO:
Peça teatral com fantoches.
- OBJETIVOS :
Trabalhar com o lúdico e com a imaginação dos alunos
- DURAÇÃO:
04 horas
- METODOLOGIA :
Será apresentado uma pequena peça teatral com utilização de fantoches onde os personagens relatam ao alunos aos alunos como e bom tomar banho e da necessidades de ter o hábito da escovação como ato diário.
Em seguida sera destribuidos para os alunos atividades para uma melhor fixação dos conteúdos.
- RECURSOS METODOLÓGICOS :
Fantoches 
Chamex 
Tinta guache 
Papel cartão
Cola
Lapis de cor
E V A
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO :
Será avaliado o interesse do aluno e como ele se conportará durante a apresentação do teatro e em seguida se os alunos conseguiram assimilar a peça assistida com as atividades que serão propostas.
PLANO DE AULA 6
- CONTEÚDO:
Banho de mangueira 
- OBJETIVOS:
Colocar os alunos em contato com a água para estimular seus sentidos e despertar um maior interesse pelo banho e pelas práticas saudáveis. 
- DURAÇÃO :
04 horas
- METODOLOGIA :
Será feito a confecção de avisos pelo estagiário e que serão entregues os pais solicitando a autorização para que seus filhos possam participar , e pedir que mandem roupas de banho. Após o banho vai ser oferecido aos alunos uma atividades de pintura uma forma de relatar a experiência e sensações que tiveram durante o banho.
- RECURSOS METODOLÓGICOS :
Chamex 
Água
Tinta guache 
Papel cartão 
Lapis de cor
E V A 
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO :
Será avaliado como o aluno se comporta em contato com a água , se ele observa as partes do corpo , e como interage com o grupo de colegas.
Com as observações feitas ao decorrer do desenvolvimento do Projeto de Intervenção intitulado: Higiene pessoal com projeto (Sempre Limpinho), percebemos que as crianças estão mais envolvidas, mais sociáveis, mais falantes, se socializam cada vez mais, elas estão se sentindo mais à vontade, desenvolveram as atividades propostas com mais segurança e entusiasmo bem como desenvolveram valores de cooperação, afetividade, respeito, coletividade e este projeto ainda contribuiu com o aumento do rendimento escolar.
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção
Considero que a aplicação da intervenção foi de grande importância no decorrer do estágio com os alunos do segundo periodo da educação infantil , pois foi o momento em que pude está diretamente ligada a eles e participar de forma ativa da aplicação e realização das atividades.
 Durante a intervenção percebemos que o contato direto com a realidade profissional possibilita ao estagiário desenvolver de construir um conhecimento cientifico através da vivência de exemplo práticos .
A intervenção pedagógica é um meio que pode levar o acadêmico a identificar novas e variadas estratégias para solucionar problemas que muitas vezes ele nem imaginava encontrar em sua área profissional. Ele passa a desenvolver mais o raciocinio , a capacidade eo espirito critico além da liberdade do uso da criatividade.
A convivência com os alunos me permitiu conhecê-los melhor e conhecer um pouco de suas familias que são a base que elas trazem pra Creche, encontrei um pouco de dificuldade para trabalhar e aplicar todas as atividades uma vez que as crianças são muito agitadas e adoram chamar atenção. Porém foi muito prazeroso ver aqueles olhinhos brilhando e a curiosidade de saber a forma correta de fazer a higiene , a vontade de levar isso pra casa.
É muito gratificante para nós estagiários ver que nosso trabalho foi desenvolvido da melhor forma possível, e mais gratificante ainda é saber que os alunos se identificaram e gostaram do que foi proposto ,pois é sempre bom ver que alguém está aprendendo com sua ajuda.
	
 
Considerações finais 
A experiência de estágio Curricular Obrigatório I na Educação Infantil, foi fantástica, inesquecível e significativa para o processo de formação docente, constituindo-se como um momento rico e importante em que pude evidenciar no contexto de sala de aula a relação dialética entre teoria e a prática. 
O presente Estágio Supervisionado apresentou como ponto positivo o rendimento de experiência em sala de aula, proporcionando um melhor desempenho e enriquecendo o meu conhecimento, para assim, futuramente, sabermos proporcionar aos nossos alunos um significativo aprendizado em sala de aula. E ainda, como ponto positivo, podemos citar a colaboração da Creche em nos ajudar em nosso trabalho fornecendo os materiais necessários para a conclusão da realização do estágio.
Durante todo esse processo de descobertas e aprendizagens, foide suma importância para a minha formação acadêmica, profissional bem como pessoal, pois me possibilitou refletir sobre a importância do papel do professor no processo de mediação do conhecimento. Esta experiência proporcionada pelo estágio amplia o significado da constituição de um profissional da área da educação, complementa a formação acadêmica e confere subsídios para uma atuação efetivamente democrática e transformadora. 
 Ao término do estágio exigido pela disciplina Estágio Curricular Supervisionado, ficou a certeza da importância de conhecer a realidade de uma instituição escolar. A interação com os profissionais foi extremamente enriquecedora, conforme minhas expectativas pude vivenciar a rotina do cotidiano escolar e realização de diversas atividades Diante de todo o contexto que permeia a nossa atuação profissional, esta vivência na escola mostrou-me a importância da formação continuada e do constante aprimoramento dos conhecimentos da área, das necessidades sociais, da investigação da própria prática e a busca de temas atuais (professor pesquisador).
Pelo o exposto, percebemos que o estágio é o contexto onde se refletem os saberes construídos teoricamente nas disciplinas do curso, os desafios a serem enfrentados na formação inicial de professores para atuar na Educação Infantil residem na especificidade desse segmento de ensino e consequentemente dos seus profissionais.
MOSTRA DE ESTÁGIO
Desde o dia 02/09 de agosto e 09/09 de setembro de 2016, vem sendo realizada a Mostra do Estágio Curricular Obrigatório I, organizada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia, da UNOPAR, polo de Espinosa/MG, que cursam o 6º semestre para apresentação das atividades realizadas no decorrer do Estágio Supervisionado I.
No decorrer do Estágio mantive uma postura crítica, ética e profissional sempre procurando opinar de forma construtiva, mas respeitando sempre a ideologia da escola. O estágio é de suma importância para o conhecimento e o desenvolvimento de toda teoria adquirida na caminhada do curso de Pedagogia. Ao final desta etapa concretizada, foi notório o meu crescimento profissional e o meu conhecimento pedagógico, a realização deste estágio me oportunizou experiências valiosíssimas em relação ao trabalho e atuação do professor da Educação Infantil e enriqueceu-me de novos conhecimentos, ricas experiências e a prática aliada com a teoria.
Para mostra do estágio vale ressaltar que as experiências vivenciadas no decorrer do mesmo e no papel de uma pedagoga foi muito importante, significativo e gratificante para mim e para o meu ofício. Pois, sem dúvida nenhuma posso ressaltar que os conhecimentos adquiridos no processo de realização do Estágio Supervisionado I vai servir como uma âncora que vai me auxiliar no desenvolvimento do meu ofício, contribuindo assim, de forma significativa na formação de cidadãos capazes de transformar a sociedade na qual atuam e fazem parte, enfim, me auxiliou de forma a buscar e inovar meus métodos pedagógicos em sala de aula para uma educação de qualidade.
A realização deste estágio enriqueceu-me de novos conhecimentos, ricas experiências e a pratica aliada com a teoria. Pude perceber o quanto amo e quero ensinar e o quanto preciso me envolver com tal profissão para que tal amor não morra no meio das decepções, mas que se firme e aumente a cada desafio e a cada dificuldade no decorrer de um futuro esplêndido que me espera neste mundo tão complexo e relevante.
Acredito veemente, que esta experiência enquanto no papel de pedagogo foi desafiadora, pois deu um sentido mais significativo ao meu papel de cidadão e de educadora.
REFERÊNCIAS
LDB 9.394/96 – Conteúdoescola- O Portal do Educador
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
ANTUNES, Thays Pereira Dutra; FRIGHETTO, Alexandra Magalhães;
SANTOS, Juliano Ciebre dos. A importância do brincar na educação infantil e 
nas séries iniciais do ensino fundamental. Nativa, v. 1, n. 2, 2013. Disponível 
em: 
<http://www.revistanativa.com.br/index.php/revistanativa/article/view/91/pdf>. 
Acesso em: jun. 2014. 
Barros, A. P. De. Tendências na educação infantil sobre o gênero e 
educação: um balanço na cidade de campina grande, PB. 2012. 38f. Trabalho 
de conclusão de curso (graduação em pedagogia)- Universidade Estadual da 
Paraíba, Campina Grande, 2012. Disponível em: 
<http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2033/1/PDF%20
-%20Adeilson%20Paulino%20de%20Barros.pdf>. Acesso em: jun. 2014. 
CORREA, Bianca Cristina; ANDRADE, Érika Natacha F. De. Infância e 
vivências formativas na educação infantil. Revista Retratos da Escola, 
Brasília, v. 5, n. 9, p. 275-289, jul./dez. 2011. Disponível em: 
<http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/view/12/175>. Acesso 
em: jun. 2014. 
DIAS, Lucimar Rosa. Formação de professores, educação infantil e diversidade 
étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo. Revista Brasileira de 
Educação, v. 17, n. 51, set./dez. 2012. Disponível em: 
<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n51/10.pdf>. Acesso em: jun. 2014.
ANEXOS
29

Continue navegando