Buscar

pim III sobre hidrovias

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III– PIM III
CLAUDEMIR PINHEIRO OLIVEIRA
HIDROVIAS DO BRASIL S/A
BARCARENA
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III– PIM III
HIDROVIAS DO BRASIL S/A
Claudemir Pinheiro Oliveira
RA:1810330
Curso: Tecnólogo em Logística
Semestre: II
Polo: Barcarena
BARCARENA
2018
SUMÁRIO
RESUMO
INTRODUÇÃO
HIDROVIAS
A EMPRESA
MISSAO 
VISÃO 
VALORES
FUNDAMENTOS E IMPORTACIA DA LOGISTICA
MISSÃO LOGISTICA
FLUXO LOGISTICO
FLUXOGRAMA
LOGISTICA REVERSA
CONTABILIDADE
ENDIVIDADMENTO
ESTATISTICA
CONCLUSÃO
RESUMO
O presente trabalho foi realizado sobre a empresa Hidrovias do Brasil S/A., criada em 2010, pela mesma já ter passado por um processo de expansão, foi escolhida para pôr em pratica os conhecimentos adquiridos nesse semestre, no caso, Fundamentos e Importância da Logística, Contabilidade e Estatística.
Como o foco da empresa é a logística, e a mesma acreditar no transporte hidroviário nacional e internacional, também se tratar de uma empresa com acionistas se faz necessário o uso da contabilidade e estatística pra mostrar os rendimento e custos a esses acionistas.
Palavras-chave: Hidrovias. Logística. Contabilidade. Estatística
INTRODUÇÃO 
O presente trabalho, está relacionado ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III), referente ao segundo bimestre do curso de graduação, Tecnólogo em Logística.
A pesquisa foi feita sobre a empresa HIDROVIAS DO BRASIL S/A, no que se trata sobre a sua logística, contabilidade e estatística. Foi feita uma análise sobre o funcionamento desses setores da empresa, localizados no município de Barcarena, que integra parte do Operação Norte.
A empresa possui penas 8 anos de atuação no mercado e já vem ampliando a sua área de atuação com resultados positivos, esses resultados são apontados nos balanços trimestrais da empresa aos acionistas.
HIDROVIAS
O uso das vias fluviais pelo homem data aproximadamente, entre, 100 mil e 50 mil anos atrás, para atender as suas necessidades. Com o passar da evolução dos meios de transporte o uso das hidrovias também se beneficiou com isso, pois vias marítimas foram criadas para receber cada vez mais, embarcações ao mesmo tempo mais velozes e com maiores capacidades de carga.
O Brasil apesar de ter uma grande quantidade de vias fluviais, ainda são pouco utilizadas, não eram as vias privilegiadas pelos governos e consequentemente pelos empresários. 
Para suprir essa deficiência, no ano de 2016, a Câmara dos Deputados, lança o resultado de um estudo, sobre o modal hidroviário brasileiro, denominado de Arco Norte: um desafio logístico. O estudo revela a imensa necessidade de se implantar um novo modal de transporte de carga, para desafogar o trânsito de cargas nos portos da região Sudeste do Brasil. O livro mostra que uma alternativa é o uso de hidrovias na região Norte do país e o termino de algumas ferrovias.
A EMPRESA
Nascida a partir de uma startup e fundada em 2010, a Hidrovias do Brasil S.A. é uma empresa que desenvolve soluções logísticas integradas na América Latina com foco no aproveitamento do transporte hidroviário, por meio de projetos inovadores e competitivos.
Constituída pelo fundo de infraestrutura do Pátria Investimentos, a Hidrovias do Brasil conta ainda com participação de outros fundos, como o canadense AIMCO; o Temasek, fundo soberano de Cingapura; o IFC – braço financeiro do Banco Mundial; e o BNDESPar, gestor de participações em empresas detidas pelo BNDES; entre outros sócios também representados pelo Pátria Infraestrutura. Desenvolvendo projetos customizados em toda a América Latina, a atuação da companhia abrange atualmente duas operações principais: Corredor Logístico Sul e Corredor Logístico Norte.
A Hidrovias do Brasil atua de acordo com os três pilares da sustentabilidade (Social, Ambiental e Econômico), respeitando a legislação vigente, questões de responsabilidade social e a segurança operacional em suas atividades. Além de medidas preventivas e de redução de impactos ambientais, segundo a companhia, a mesma, procura manter uma relação de diálogo e transparência com as comunidades locais nas regiões em que opera, contando ainda com o apoio de um Sistema de Gestão Integrado (SGI) que visa cumprir normas internas e externas, nacionais e internacionais. Priorizar o desenvolvimento sustentável é parte da missão da Hidrovias do Brasil.
A Hidrovias do Brasil possui diversas certificações nacionais e internacionais e já conquistou diversos prêmios e reconhecimento nos últimos anos, como o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, Latin America Quality Award e o Certificado de Qualidade Brasil, que valida seu compromisso com EHS, qualidade e responsabilidade social.
4.1 MISSÃO
Prover serviços de logística de qualidade, utilizando modal hidroviário, priorizando sempre o desenvolvimento sustentável e realizando negócios de forma ética.
4.2 VISÃO
A Hidrovias do Brasil S.A. busca ser o melhor operador logístico na América Latina.
4.3 VALORES
• Honestidade, Integridade e Transparência.
• Geração de Valor para Acionistas e Clientes.
• Excelência em Segurança Operacional.
• Responsabilidade Ambiental e junto à Comunidade.
• Valorização da Equipe e do Ambiente Interno.
• Parceria de longo prazo com Clientes e Fornecedores.
FUNDAMENTOS E IMPORTANCIA DA LOGISTICA
A logística surge a partir das práticas de comercio, no início do desenvolvimento moderno do comercio as mercadorias eram comercializadas diretamente nos postos de troca.
Nesse período, o processo logístico era simples e longo, a matéria-prima era pega nos postos de troca, então se produzia e depois retornava para vender os produtos já acabados.
Com o desenvolvimento tecnológico os consumidores se tornaram mais exigentes e os fabricantes queriam ampliar seu mercado consumido, isso aconteceu com o surgimento dos correios e vendas por catálogos e depois com as lojas virtuais.
O Council of Supply Chain Management Professionals (Conselho Profissional de Administração de Cadeias de Suprimentos) define a logística como: 
“a parte do gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. Todas as atividades envolvidas na movimentação de bens para o lugar certo no momento certo podem ser descritas dentro dos termos gerais “Logísticos" ou "Distribuição".
 Seguindo este conceito, a empresa, Hidrovias do Brasil oferece soluções logísticas de alta qualidade para o transporte de commodities agrícolas, minérios, produtos siderúrgicos e outras cargas, com projetos customizados e de longo prazo, atuando em toda a América Latina.
A empresa possui dois grandes projetos logísticos, são eles, Operação Sul e Operação Norte.
A Operação Sul foi o primeiro projeto logístico da Hidrovias do Brasil, tendo seu início com a contratação junto à Vale para escoamento da produção de minério da região de Corumbá (MS) com destino à San Nicolas, na Argentina, contribuindo com o desenvolvimento da região Centro-Oeste do país. Com a implantação do projeto Vale, ocorreram avanços operacionais significativos que levaram à ampliação do negócio, agregando novos contratos que trouxeram a diversificação da Operação Sul, como o Projeto Grãos Sul, para transporte de grãos e fertilizantes, o Projeto Limday, para transporte de celulose, e o Projeto TGM, um terminal no Porto de Montevideo para movimentação de grãos, cavaco de madeira e fertilizantes.
A Operação Norte foi criada para atender a uma importante demanda de transporte e escoamento de grãos da região Centro-Oeste pelo Arco Norte do Brasil, estabelecendouma nova rota, que aproveita o potencial hidroviário do país para movimentar cargas e gerar desenvolvimento e competitividade para a região e o agronegócio, além de contribuir de forma expressiva para a balança comercial brasileira.
No corredor Norte, também chamado de Operação Norte, a companhia opera nos rios Tapajós e Amazonas (grãos e fertilizantes) e nos rios Trombetas e Amazonas (bauxita).
A operação de bauxita, que foi integrada ao portfólio de negócios da companhia ao longo de 2017, já se encontra em operação plena.
Imagem retirada do site da empresa
Com investimentos de cerca de R$1,5 bilhão, a operação hidroviária no Pará deve movimentar 1 milhão de toneladas de grãos na região em 2016, 3 milhões em 2017 e alcançar o total da capacidade operacional de 6,5 milhões em 2020. Em uma segunda fase, a capacidade será ampliada para 8,5 milhões de toneladas de grãos ao ano.
Com uma localização estratégica, a Operação Norte é uma alternativa logística de grande relevância por atenuar o movimento dos portos de outras regiões brasileiras, além de contribuir diretamente para a redução do tráfego de caminhões, do custo logístico e do tempo necessário para escoar a produção para os principais mercados do agronegócio brasileiro.
Todo esse investimento da empresa só foi possível, porque o governo brasileiro investiu primeiramente na logística de transportes na região Norte, através do Projeto Arco Norte. Este foi defendido no ano de 2016, pelo relator Deputado Remídio Monai, com o objetivo de mostrar alternativas na logística de transporte de carga do Brasil, dessa forma diminuir o trânsito de cargas nos portos da região sudeste do país.
5.1 MISSÃO LOGISTICA
A empresa Hidrovias, é caracterizada como, Operador de Transporte Multimodal (OTM), na definição de Shuller, são empresas autorizadas pela Agencia Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), a gerenciar, de forma legal, as operações que utilizam mais de um meio de transporte, desde a origem até o destino.
Possui autorização da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), para transportar tanto em área nacional e internacional, como para o Mercosul.
O porto de Vila do Conde em Barcarena torna-se estratégico não só para a empresa, como para muitas outras empresas por dois principais motivos:
Para fugir das imensas filas de navio nos portos de Santos, o que muitas vezes demandava dias de espera com custo altissimo; e
Pelo fato do porto de Vila do Conde ter uma ótima localização em termos de distância com os oceanos, otimizando o custo do frete marítimo.
Na empresa Hidrovias do Brasil, Operação Norte, são terceirizadas as empresas que prestam serviço de verificação de qualidade da carga para garantir a imparcialidade perante os clientes, além das áreas de manutenção secundária e serviços gerais. Apesar de alguns serviços da empresa serem terceirizados, não há a necessidade de se ter um condomínio industrial.
O Sistema de Gestão Integrado (SGI) da empresa possui os seguintes compromissos:
Assegurar a parceria com clientes e fornecedores, garantindo competitividade em relação aos modais rodoviários e ferroviários;
Fornecer serviços com o mais alto padrão em sustentabilidade, qualidade, prazo e custo logístico, alinhados as necessidades e com a satisfação do cliente; 
Atender a legislação e os requisitos ao SGI (qualidade, meio ambiente, saúde, segurança operacional e responsabilidade social), nos locais e meios onde opera;
Trabalhar exaustivamente para prevenir a poluição ambiental, incidentes e doenças ocupacionais, preservando a saúde e a integridade física dos colaboradores em suas operações através da melhoria continua de seu sistema de gestão integrado; 
Assegurar a formação adequada e o aperfeiçoamento de seus colaboradores;
 Promover sempre a qualidade de vida no trabalho e um bom relacionamento com a comunidade.
5.2 FLUXO LOGISTICO
Para Mello (2008, apud AZEVEDO, 2016), o fluxograma permite analisar como os componentes de um sistema se relacionam. Assim é possível observar as deficiências, para então propor modificações.
A empresa recebe os produtos agrícolas (soja e milho) em sua Estação de Transbordo de Carga (ETC) que fica localizada no distrito de Miritituba, na Cidade de Itaituba, no estado do Pará. Esses grãos chegam em Miritituba pelo modal Rodoviários, em caminhão com capacidade que varia de 40 a 70 toneladas. Esses grãos são descarregados através de tombadores e armazenados em silos verticais. Depois disso, os grãos são transportados em barcaças de 2000 toneladas cada, que seguem em comboio de 25 barcaças até o Terminal de Uso Privativo, que fica localizado no complexo portuário de Vila do Conde. O comboio leva em média 4 dias para viajar de Miritituba até Vila do Conde, localizada no município de Barcarena, estado do Pará.
Todo esse projeto foi desenhado para levar o menor tempo possível e esse é que está aderente à realidade da companhia. 
5.3 LOGISTICA REVERSA	
O conceito de logística reversa varia de acordo com alguns autores, por isso se utiliza o conceito da Reverse Logistics Executive Council (RLEC), 
é o processo de planejamento, execução e controle de eficiência do custo efetivo do fluxo de matérias-primas, produtos em processo, de bens acabados, bem como de relações de informações, do ponto de consumo para o ponto de origem com o proposito de recuperar valor para o material ou de descarta-lo de forma adequada. (BERTE, FILHO apud RLEC,2013) 
A partir dessa definição, a empresa hoje pratica a logística reversa, pois anteriormente as barcaças que descarregavam os grãos em Vila do Conde voltavam vazias à Miritituba, hoje parte dessas barcaças retornam carregadas com fertilizantes que são utilizados nas lavouras de Mato Grosso.
O foco dessa logística é percebido como econômico, e não ambiental, apesar da empresa possuir um sistema de gestão integrado (SGI), e vários prêmios de desenvolvimento sustentável.
CONTABILIDADE 
Para Santos, a contabilidade, mostra através da quantificação, classificação, registro, sumarização e análise de dados do patrimônio da entidade estudada, gerando assim informações quantitativas e qualitativas sobre ela.
Por se uma empresa com a composição de acionistas, precisa-se prestar contas para eles então. Esse processo é feito por reuniões ou pelo site da empresa, onde são divulgadas as atas de reunião. O Balanço patrimonial da empresa é divulgado a cada trimestre. Os dados apresentados a seguir fazem referencia então aos meses de abril, maio e junho do referente ano.
Com esse demonstrativo, a empresa relata um crescimento de 47% na sua receita liquida (R$ 276,5 milhões)
6.1 ENDIVIDAMENTO 
Neste trimestre a empresa teve um termino de contrato antecipado, com a empresa Multigrain, este era um contrato de 10 anos, se encerraria em 2027. Para minimizar esse impacto a Hidrovias buscou novos contratos.
As despesas financeiras foram impactadas pela variação cambial (efeito não caixa). O efeito das despesas não recorrentes referentes a emissão do Bond ficou em grande parte concentrada no primeiro trimestre.
Pelo gráfico percebe-se que a dívida, relacionada ao EBTIDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado, ou seja, de todo o grupo Hidrovias, vem diminuído a cada trimestre. Assim como a divida relacionada a EBTIDA, (exceto a navegação costeira), vem diminuído .
Um dos fatores contribuintes para a diminuição dessa dívida, foi o período de amortização, que ficou bastante alongado, com a maior parte das amortizações ocorrendo a partir do ano de 2025.
Entre as dividas da empresa, são citadas no relatório trimestral de junho de 2018, uma divida com o BNDS, pela compra de dois navios graneleiros, pelo valor de R$ 472,839, o prazo de pagamento é para 10 de junho de 2032.
ESTATISTICA
Para Melo e Silva, estatística é um conjunto de técnicas, cujo o objetivo é coletar, classificar, apresentar, analisar e interpretar os dados quantitativos, para usa-los sem tomadas de decisões.
A estatística assim como a contabilidade são e tem sido muitoimportantes para a empresa, antes mesmo do "start up" da empresa, pois a mesma foi concebida a partir de dados estatísticos/ levantados no mercado para que fosse elaborado um projeto e até hoje mantém-se para garantir os controles da empresa.
Na empresa a estatística também é utilizada para medir suas performances, acompanhar seu desempenho em todos os aspectos e elaborar planos de ações quando for necessário.
CONCLUSÃO
Após o estudo sobre a empresa Hidrovias do Brasil S/A, percebe-se a importância da estrutura organizacional da empresa, para se alcançar a excelência no transporte multimodal de cargas, o SGI da mesma deixa claro isso.
O tema hidrovias foi de extrema importância, pois entende-se como vias que transportam grandes quantidades de cargas por rios em um pais privilegiado como o Brasil e também para o exterior, porém é um modal de transporte não valorizado corretamente pelo governo brasileiro.
A empresa Hidrovias, então vem mostrar como o uso de hidrovias pode ser altamente rentável com apenas 8 anos de atuação. Todos os dados são comprovados pela contabilidade e estatística da empresa, altamente organizados.
REFERÊNCIAS
Arco Norte: o desafio logístico. http://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/pdf/arco_norte.pdf. Acesso em: 04/10/20188
AZEVEDO, Irene Conceição Gouvêa de. Congresso Nacional de Excelência em Gestão. ISSN 1984-9354. http://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_M_024.pdf. Acesso em: 10/10/2018
CAVALEIRO, Jean Carlos. Fundamento e Importância da Logística. São Paulo: Sol, 2012.
Gestão em Logística [livro eletrônico]. InterSaberes (org.). Curitiba: interSaberes, 2014. https://unip.bv3.digitalpages.com.br/users/bookmarks 
http://hbsa.com.br/. Acesso em: 02/10/2018
https://catalogue.pearsoned.co.uk/assets/hip/gb/hip_gb_pearsonhighered/samplechapter/Harrisonchapter1.pdf. Acesso em: 03/10/2018
RAZZOLINE, Edelvino Filho. Transportes e Modais: com suporte em TI e SI. [livro eletrônico]. Curitiba: interSaberes, 2012. Disponivel em: https://unip.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582121962 
SANTOS, Edson Mota dos. Contabilidade. São Paulo: Sol, 2012.
SILVA, Edwin F.F.; Melo, Wesley Candido de. Estatística Aplicada. São Paulo: Sol, 2012.
SCHLUTER, Mauro Roberto. Sistemas logísticos de Transportes. [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2013. Disponivel em: https://unip.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582127421

Continue navegando