Buscar

procedimentos especiais processo civil

Prévia do material em texto

Procedimento especial e jurisdição voluntaria.
Se inicia somente provocação do interessado para requerer o que se quer. deve o juiz citar todos os interessados, inclusive a fazenda publica. No ato da decisão o juiz pode sentenciar discricionariamente (estrita legalidade não é necessária (Art. 723, Par. Único).
	Ações de procedimento comuns: venda de coisa comum, adoção, alienação de quinhão de uso comum, extinção de usufrutos. Etc.
	Ações Especiais: 
- Notificação: pode ser judicial, ou extrajudicial, pode servir para interromper prescrição, além de diversas outras funções.
- Ação de alienação judicial: a alienação ocorre sempre que não houver acordo entre as partes a respeito da venda de um bem. Ela ocorre da mesma forma como disposto na ação do processo de execução.
- Divórcio: 
- Abertura de testamento;
- Herança jacente: é aquela que ocorre quando não há nenhum herdeiro.
- Declaração de bens de ausente:
- interdição: a interdição ocorre quando a pessoa perde o pleno gozo de suas faculdades mentais, ficando impedida de gerir a sua própria vida.
MANDADO DE SEGURANÇA
	Deve ser impetrado quando há direito liquido e certo, contra alguma autoridade do Estado, equiparando-se a esses diretores de autarquias, juízes, etc...
	Existem 3 hipóteses que não cabem mandado de segurança:
Ato contra o qual caiba recurso no âmbito administrativo
Decisão judicial sob a qual não exista recurso
Decisão judicial transitada em julgado
Os requisitos do mandado de segurança são os mesmos da petição inicial nos termos do CPC, sendo apresentada em 2 vias e com cópias de todos os documentos apresentados nas duas vias.
Quando se tratar de um caso de urgência, o mandado pode ser deferido por meio de uma liminar, nos mesmos termos das tutelas (periculum in mora e fumus bonus iuris).
No mandado de segurança, não há revelia.
O MP, deve se manifestar em todos os mandados impetrados, nos prazos definidos na lei.

Continue navegando