Buscar

Rítmo e Dança aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Rítmo e Dança
Professora: Eliane Baptista
A palavra ritmo,do grego Rhytmus, designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado(Artaxo e Monteiro,2000). Muitas vezes é conceituado, restringindo-se ao conceito musical, mas na verdade o ritmo faz parte da natureza e da vida, pois os batimentos cardíacos, o crescimento das plantas, a respiração, o sono, as ondas do mar possuem ritmo(Jourdain,1998).
	(Artaxo e Monteiro,2000) afirmam que para um indivíduo possuir uma boa percepção e atuação rítmica com precisão corporal, é necessário um funcionamento neuromuscular apurado. Logo, quando analisamos o ritmo do movimento, seja ele ligado a uma modalidade esportiva de rendimento, uma apresentação de dança, falamos como capacidade física coordenativas.
Rítmo
Ritmo: É a qualidade física explicada por um encadeamento de tempo, dinâmico-energético, uma mudança de tensão e repouso, enfim, uma variação regular de repetições periódicas. A sensibilidade ao ritmo é importante para novas performances. Lembrar que cada pessoa possui um ritmo diário próprio que deve ser levado em consideração na preparação do treinamento. 
 
Ritmo: é a capacidade de compreensão, acumulação e interpretação de estruturas temporais e dinâmicas pretendidas ou contidas na evolução do movimento. 
 
Ritmo: O ritmo é outra valência física, intimamente ligada ao sistema nervoso, e que está presente em todas as modalidades esportivas, embora muitas vezes não mereça uma atenção particular em treinamento, o ritmo é uma qualidade física característica de esportes como a Ginástica Olímpica, a Ginástica Rítmica Esportiva, a Patinação, as provas de fundo e meio-fundo e que, por esta razão, merece na preparação dessas modalidades uma ênfase maior. Assim sendo, justifica-se um treinamento de ritmo, direcionando as progressões pedagógicas para a maximização das técnicas visadas e a aquisição da chamada "sensibilidade de ritmo". A sensibilidade de ritmo é imprescindível no Atletismo, Natação, Remo e Ciclismo. Ela é obtida através de um bom período de treinamento em percursos demarcados. O atleta que obtém a sensibilidade de ritmo nas distâncias de suas especialidades e nos percursos de treino, possui mais possibilidades para direcionar novas metas em termos de performance. No Atletismo, Ciclismo e Natação, é muito útil o emprego um tipo de regulação do ritmo, que consiste num julgamento constante do ritmo em três ou quatro partes em que são divididos os percursos.
Definições de ritmo:
Ritmo é o tempo que demora a repetir-se um qualquer fenômeno repetitivo, mas a palavra é normalmente usada para falar do ritmo quando associado à música, à dança, ou a parte da poesia, onde designa a variação (explícita ou implícita) da duração de sons com o tempo. Quando se rege por regras, chama-se métrica. O estudo do ritmo, entoação e intensidade do discurso chama-se prosódia e é um tópico pertencente à linguística. Na música, todos os instrumentistas lidam com o ritmo, mas é freqüentemente encarado como o domínio principal dos bateristas e percussionistas.
	Segundo alguns autores, os conceitos de ritmo podem variar.
• Para Berge o ritmo é uma lei universal a que tudo submete. 
• Dalcroze o caracteriza como princípio vital e movimento. 
• Platão sistematiza o ritmo, colocando-o como definição de movimento ordenado.
Conceito
A rítmica é uma ciência do ritmo que objetiva desenvolver e harmonizar as funções motoras e regrar os movimentos corporais no tempo e no espaço, aprimorando o ritmo.
Em basado-se nestes conceitos, fica clara a importância que o ritmo tem na nossa vida, tanto através de influências tanto externas quanto internas. O desenvolvimento e aperfeiçoamento do mesmo torna-, muito importante, pois o ser humano é dependente do ritmo para todas as atividades que for realizar, como na vida diária, profissional, desportiva e de lazer.
Na educação infantil (alfabetização), é uma habilidade importante, pois dá à criança a noção de duração e sucessão, no que diz respeito à percepção dos sons no tempo. A falta de habilidade rítmica pode causar uma leitura lenta, silabada, com pontuação e entonação inadequadas.
O ritmo é de grande importância para os professores de Educação Física, pois ele se reflete diretamente na formação básica e técnica, na criatividade e na educação de movimento.
O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido (reflexão sobre a temática realizada), todas estas variações de ritmo podem ser trabalhadas na escola com diferentes atividades.
O ritmo é a pulsação da música. Sem ritmo não há música
Importância
• Desenvolver a capacidade física dos educandos assim como a saúde e a qualidade de vida. 
• Propiciar a descoberta do próprio corpo e de suas possibilidades de movimento. 
• Desenvolver o ritmo natural. 
• Possibilitar o desenvolvimento da criatividade para descoberta do estilo pessoal. 
• Despertar sentido de cooperação, solidariedade, comunicação, liderança e entrosamento através de trabalho em grupo.
Objetivos
• Auxiliar a incorporação técnica. 
• Estimular a atividade. 
• Determinar qualidade, melhor domínio e a liberdade de movimento propiciando a sua realização com naturalidade. 
• Permitir a vivência total do movimento. 
• Incentivar a economia de trabalho retardando a fadiga e aumentando resultados. 
• Reforçar a memória. 
• Facilitar a expressão total. 
• Criar hábitos de disciplina e atitudes. 
• Aperfeiçoar a coordenação. 
• Permitir a produção do prazer.
Funções

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando