Buscar

AvaliaçãoENSINO DA ARTE

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0548_AV_ » CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  MARIA POLIANA MONTEIRO
	Professor:
	ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPE
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 11/03/2015 18:28:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201404129099)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Segundo a Abordagem Triangular de Ensino da Arte, o planejamento das aulas deve priorizar a proposta de atividades contextualizadas que articule o fazer artístico, o pensar e o conhecer a arte. Explique como o educador poderá planejar atividades específicas de Artes Visuais que contemplem a produção artística, a contextualização e o exercício de leitura de imagem.
		
	
Resposta: Artes visuais é muito amplo, para elaborarmos uma aula devemos colocar em questão que arte visual podemos escolher. Podemos colocar o teatro para trabalharmos, dessa forma escolhemos uma peça de teatro e fazemos a releitura dela com os alunos. Os alunos poderão assim conhecer os personagens etc. O professor deve estar ciente de que a peça de teatro, a musica a dança tem que ter um fundamento para ser escolhido e um tema para ser estudado e que os alunos entendam o porque daquela materia e texto. Quando for fazer a avaliação com as notas dos alunos, não observar somente se o aluno foi bem, mas também como ele interagiu e se identificou e o que ele mesmo tirou para si daquele trabalho. O planejamento das atividades na melhor escolha deve ser feita com os proprios alunos, para que eles se interajam e comentem sobre a atividade, podendo assim fazer uma leitura critica da imagem.
	
Gabarito: O professor poderá planejar atividades contextualizadas que estimulem a livre expressão e criação artística, que favoreçam a exploração de diferentes materiais plásticos, o estudo dos elementos básicos da linguagem visual, o exercício de leitura da imagem, a contextualização histórica de obras do acervo universal, a leitura das obras produzidas pelos alunos, a análise do processo de criação do educando e do grupo. Propor visitas frequentes aos museus, galerias e exposições também é uma importante estratégia para viabilizar o contato dos educandos com o acervo da História da Arte, como também trazer imagens desse acervo para a sala de aula.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): : O professor poderá planejar atividades contextualizadas que estimulem a livre expressão e criação artística, que favoreçam a exploração de diferentes materiais plásticos, o estudo dos elementos básicos da linguagem visual, o exercício de leitura da imagem, a contextualização histórica de obras do acervo universal, a leitura das obras produzidas pelos alunos, a análise do processo de criação do educando e do grupo. Propor visitas frequentes aos museus, galerias e exposições também é uma importante estratégia para viabilizar o contato dos educandos com o acervo da História da Arte, como também trazer imagens desse acervo para a sala de aula.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404160174)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	As primeiras influências no campo do teatro-educação vieram dos países de cultura anglo-saxônica. A proposta de Peter Slade (1978) foi muito difundida em torno do jogo dramático infantil. Este autor adotou o conceito de jogo dramático para o teatro aplicado as escolas (Slade, 1978). Descreva o que significava o jogo dramático para Peter Slade. Referência : SLADE. P. O jogo dramático infantil. Tradução Tatiana Belinsky. São Paulo: Summus.1978.
		
	
Resposta: Onde ele coloca o aluno como centro.O aluno quem "joga". Onde podemos fazer as avaliações do aluno e melhor compreende-lo.
	
Gabarito: Jogo dramático é uma parte vital da vida jovem. Não é uma atividade de ócio, mas antes a maneira da criança pensar, comprovar, relaxar, trabalhar, lembrar, ousar, experimentar, criar e absorver. O jogo é na verdade a vida... Nessa brincadeira teatral infantil existem momentos de caracterização e situação tão nítidos, que fizeram surgir uma nova terminologia: jogo dramático. Este sempre nos pareceu um bom termo, pois ao pensar em crianças, especialmente nas menores, uma distinção muito cuidadosa deve ser feita entre drama no sentido amplo e teatro como é entendido pelos adultos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): As primeiras influências no campo do teatro-educação vieram dos países de cultura anglo-saxônica. A proposta de Peter Slade (1978) foi muito difundida em torno do jogo dramático infantil. Este autor adotou o conceito de jogo dramático para o teatro aplicado as escolas (Slade, 1978). Descreva o que significava o jogo dramático para Peter Slade. Referência : SLADE. P. O jogo dramático infantil. Tradução Tatiana Belinsky. São Paulo: Summus.1978.Resposta:Gabarito: Jogo dramático é uma parte vital da vida jovem. Não é uma atividade de ócio, mas antes a maneira da criança pensar, comprovar, relaxar, trabalhar, lembrar, ousar, experimentar, criar e absorver. O jogo é na verdade a vida... Nessa brincadeira teatral infantil existem momentos de caracterização e situação tão nítidos, que fizeram surgir uma nova terminologia: jogo dramático. Este sempre nos pareceu um bom termo, pois ao pensar em crianças, especialmente nas menores, uma distinção muito cuidadosa deve ser feita entre drama no sentido amplo e teatro como é entendido pelos adultos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404320247)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os estudos de Vygotsky no campo da Psicologia e da Educação apontam questões fundamentais também para o campo da Arte/Educação. Assinale a afirmativa que melhor apresenta o pensamento do autor sobre a constituição do ser humano:
		
	
	O homem se constitui como reflexo direto de seu meio.
	 
	O homem é um ser histórico-cultural e se constitui na interação com os diferentes sujeitos e contextos.
	
	O homem se constitui a partir de fenômenos internos e os fenômenos externos são secundários nesse processo.
	
	O homem se constitui a partir dos fenômenos externos.
	
	O homem se constitui pela carga de informações que herda geneticamente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404107129)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Homem é um ser histórico e por esse motivo podemos afirmar que:
		
	
	Ele se constitui como um ser alienado e dissociado da realidade.
	
	Ele se constitui como ser reprodutor do que observa.
	 
	Ele se constitui como um ser consciente socialmente, a partir das relações mediadas pela linguagem.
	
	Ele se constitui como um ser irônico e sagaz.
	
	Ele se constitui como um ser possuidor de dotes naturais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404107149)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional n.9394/96 e o parecer 15198 possuem uma diretriz que insere a disciplina Artes no mesmo patamar de igualdade com as demais disciplinas escolares. Ela hoje está inserida:
		
	
	Somente na Educação Infantil
	
	No Ensino Médio
	
	Na Educação de Jovens e Adultos
	
	No Ensino Superior
	 
	Na Educação básica que é formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404107174)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa CORRETA. Como o professor de artes deve proceder quando, ao encaminhar uma nova atividade pedagógica, o grupo de crianças permanece interessado em uma brincadeira de faz-de-conta?
		
	
	Direciona o encaminhamento da nova atividade pedagógica, interrompendo a brincadeira de faz-de-conta.
	
	Coloca-se como observador da brincadeira, pois considera ser esse o papel obrigatório do professor, nesse tipo de atividade.
	 
	Participa da brincadeira, favorecendo as interações.
	 
	Favorece a brincadeira, permitindo que o grupo continue brincando sozinho e aproveita o momento para realizar alguns registros.
	
	Não participa da brincadeira.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404244718)
	Pontos: 0,5/ 0,5
	Dentro da proposta de ensino da arte que prevê a articulação entre o fazer, o pensar e o conhecer as Artes Visuais, podemos afirmar que:
		
	
	As formas de comunicação das mídias não devem ser trabalhadas nas aulas de Artes Visuais porque o foco é na livre expressão do aluno.
	
	As formas de comunicação das mídias não devem ser trabalhadas na sala de aula porque contaminam a imaginação da criança.
	 
	As formas de comunicação das mídias podem ser trabalhadas nas aulas de Artes Visuais através de propostas que explorem a construção de uma leitura crítica da imagem.
	
	As formas de comunicação das mídias podem ser trabalhadas nas aulas de Artes Visuais porque não interferem na formação do julgamento de valor em relação à qualidade e estética das obras.
	
	As formas de comunicação das mídias não podem ser trabalhadas nas aulas de Artes Visuais porque são modelos prontos e os alunos devem ser livres para criar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404105455)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir das ideias de Vygotsky, pode- se compreender que a arte:
		
	
	Focaliza o artesanato de uma comunidade.
	 
	Entende como de suma importância a centralidade da linguagem na constituição do homem e seu reflexo sobre a função da arte na sociedade;
	
	Tem a sua função de simplesmente divertir;
	
	Deve sempre reproduzir o cotidiano do sujeito;
	
	Deve estar sempre a serviço da ideologia dominante;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404107170)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Jogo como trabalho metodológico consiste basicamente em usar uma variedade de jogos preparatórios e dramáticos. Assinale a alternativa CORRETA que aponta as habilidades que o professor precisa desenvolver no educando
		
	 
	Percepção, imaginação, memória, raciocínio e relações simbólicas.
	
	Relações simbólicas e uso da memória e da música.
	
	Saber profundamente as peças clássicas.
	 
	Atividades envolvendo personagem, cena, música, tempo e espaço.
	
	Conhecimentos sobre espetáculo teatral, cenografia, coreografia, luz e sonoplastia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404321361)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao refletirmos sobre o campo da arte/educação no contexto da educação especial visando à inclusão de alunos com deficiência na escola regular, podemos afirmar que:
		
	 
	As linguagens artísticas devem ter lugar de destaque no currículo porque valorizam a diversidade de formas de expressão que é inerente a todo ser humano.
	
	As linguagens artísticas devem ter lugar de destaque porque o objetivo principal do trabalho nessa aula de arte é a diversão.
	
	O potencial criador é um dom que afeta apenas algumas pessoas com deficiência e algumas pessoas sem deficiência.
	
	As linguagens artísticas devem ser destacadas e trabalhadas em salas especiais com alunos separados em grupos por deficiência para atender características específicas de cada aluno.
	
	As linguagens artísticas não devem ter lugar de destaque já que priorizam o lazer e a atividade decorativa.

Continue navegando