Buscar

Os fungos são organismos eucariotos pertencentes ao domínio Eucarya

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Os fungos são organismos eucariotos pertencentes ao domínio Eucarya. Durante muito tempo, foram considerados plantas, e somente a partir de 1969 foram classificados em um grupo à parte.
Apresentam núcleo delimitado por membrana nuclear, e podem ser unicelulares, como as leveduras, ou multicelulares, como os fungos filamentosos (bolores) e cogumelos (fungos macroscópicos).
São responsáveis pela produção de antibióticos vitaminas e enzimas.
Os fungos são ubíquos, encontrados em animais, nas plantas, no homem, em detritos, na água e em abundância no solo, participando dos ciclos biogeoquímicos. Juntamente com as bactérias, são considerados os principais responsáveis pela manutenção da estabilidade geoquímica da biosfera.
A taxonomia se baseia em 
Narureza dos seus ciclos de vida 
Caracteristicas dos esporos e morfologicas
Reprodução
A reprodução dos fungos pode ocorrer por meio de três ciclos distintos: assexual, sexual ou parassexual; os dois últimos são importantes para a variabilidade necessária ao aperfeiçoamento da espécie, através da recombinação genética.
A fase assexuada de reprodução dos fungos é denominada anamórfica ou imperfeita e onde não envolve a união de núcleos, células sexuais ou órgãos sexuais
E a fase sexuada, teleomórfica ou perfeita onde a reprodução é feita por gametas
Morfologia
Os fungos podem ser classificados como: leveduras (unicelulares), fungos filamentosos ou bolores (multicelulares) e fungos dimórficos.
As leveduras geralmente são arredondadas, de aspecto liso, rugoso ou cerebriforme, pastosas ou cremosas, de coloração variada que pode ser alaranjada, branca, creme, preta, entre outras. São unicelulares, esféricas ou ovais, e podem dividir-se por brotamento, processo pelo qual uma célula mãe dá origem a uma célula-filha.
Os fungos filamentosos são colônias que podem ser algodonosas, aveludadas, pulverulentas, rasteiras ou aéreas, com os mais variados tipos de pigmentação, os bolores são organismos multicelulares que aparecem ao microscópio como filamentos.
Os fungos dimorficos apresentam-se de duas formas morfológicas diferentes, em condições ambientais diversas, ora como levedura, ora como fungo filamentoso.
Fungos e Microbiota humana
São conhecidos os principais grupos bacterianos em alguns sítios anatômicos, como pele, cavidade bucal, sistema geniturinário e sistema gastrintestinal.
Existem diversas razões para se incluir o estudo da participação dos fungos na constituição da microbiota das diferentes partes do corpo. Alguns fatores reforçam essa mudança:
Nas duas últimas décadas, a incidência de infecções fúngicas tem aumentado significativamente, doenças que eram tidas como não associadas a fungos (hepatite, fibrose cística e doenças intestinais inflamatórias) hoje parecem estar relacionadas com o micobioma de determinados sítios
Estrutura celular
Como ela é eucarionte ela contêm um núcleo envolto por membrana.
Nutrição e metabolismo
Os fungos são seres heterotróficos, incapazes de elaborar produtos orgânicos a partir do carbono inorgânico.
E para se desenvolver eles precisam de uma fonte que pode ser o nitrogênio e ele pode ser orgânico ou inorgânico. E sua reserva enérgica possui glicogênio que é armazenado nos vacíolos em seu citoplasma .