Buscar

Avaliação Parcial

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: CEL1340_SM_201502574837 V.1 
	Aluno(a): HALEIWA GARCIA GAMA
	Matrícula: 201502574837
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 25/10/2018 20:39:44 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201502640443)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A universidade é um espaço privilegiado de formação da pessoa humana em suas múltiplas dimensões por sua abrangência física, pelas diferenças culturais, pelos múltiplos espaços em que atua e educa em suas diversas formas de atuação. Nessa perspectiva, a universidade deverá ter como diretriz:
		
	
	A aprendizagem, o conhecimento e a pesquisa.
	
	A aprendizagem, o ensino e a pesquisa
	
	A pesquisa, a extensão, a aprendizagem.
	 
	O ensino, a pesquisa e a extensão.
	
	O ensino, o conhecimento e a pesquisa.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503305740)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Todas as atividades abaixo referem-se ao conhecimento científico, EXCETO:
		
	 
	Este conhecimento também pode derivar de experiências casuais, através de erros e acertos, sem a fundamentação dos postulados metodológicos.
	
	É um conhecimento sistemático que se caracteriza pela capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir e de predizer.
	
	Conhecimento racional, certo ou provável, obtido metodicamente sistematizado e verificável, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza."
	
	Parte do real. Lida com os fatos, isto é, toda forma de existência que se manifesta de algum modo.
	
	Caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável e, por conseguinte, falível.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503206124)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as duas asserções:
Os homens e as mulheres assumem a cena como sujeitos do processo educativo. Do ponto de vista ontológico, o ser humano se diferencia dos animais pela necessidade de produzir as suas próprias condições de vida.
porque
[...] é por meio do trabalho que homens e mulheres transformam e adaptam a natureza e extraem dela os meios que garantem a sua subsistência. Assim, o trabalho lhes possibilita irem além da pura natureza, podendo, então, assumir uma postura de contraposição, como sujeitos, ao mundo dos objetos.
Considerando as duas asserções, é correto afirmar que:
		
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	 
	as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	a primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	a primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	as duas são falsas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502868541)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A disciplina de pesquisa e prática em educação defende que o discente de pedagogia necessita durante sua formação construir uma prática investigativa, estimulando assim, o processo de leitura e análise constante dos conhecimentos existentes. Neste sentido, o que se espera é que o discente durante sua formação construa uma atitude de professor e pesquisador. Diante do exposto podemos elencar algumas ações que caracterizam o uso da pesquisa como base para formação e atuação profissional de um educador.
		
	
	Assumir uma postura crítica e reflexiva visando à negação das transformações e contradições do mundo.
	
	Discutir sobre a realidade em que está inserido visando à reprodução dos conceitos exigidos pelos sistemas de ensino.
	
	Buscar uma autonomia intelectual visando uma prática educativa que negue os avanços tecnológicos.
	 
	Problematizar a prática educativa visando fomentar a discussão sobre a realidade em que está inserido.
	
	Dialogar com os diferentes sujeitos sociais visando à construção de conhecimentos dogmáticos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502902064)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A história da existência da universidade traz à tona, a partir do século XV até meados do século XX, a luta pela conquista da autonomização das universidades, distanciando-se do que então determinava a Igreja e o Estado. Essa autonomia se refere
		
	 
	À produção do conhecimento livre; produção intelectual;
	
	a somente visando a formação de quadros para o Estado.
	
	Ao modelo francês;
	
	Ao modelo napoleônico de produzir conhecimento;
	
	a uma visão de modelo próprio da era medieval;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201503206378)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as assertivas:
A diferença determinante da filosofia de Agostinho da filosofia que já havia sido estruturada pelos gregos era exatamente a conciliação de fé e razão.
Porque
 Agostinho não aboliu o uso da razão: a fé não substitui nem elimina a inteligência, mas por outro viés, essa última é estimulada e promovida pela fé.
Considerando as duas asserções, é correto afirmar que:
		
	
	as duas são falsas.
	
	a primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	 
	as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	a primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201503445054)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	1. Ao contrário das Américas Espanhola e Inglesa, que tiveram acesso ao ensino superior já no período colonial, o Brasil teve que esperar o final do século XIX para ver surgir as primeiras instituições culturais e científicas deste nível, quando da vinda da Família Imperial ao país. Esse processo se iniciou em 1549:
		
	 
	b) Com a chegada dos Jesuítas que instituem o plano de Instrução elaborado pelo Padre Manoel da Nóbrega.
	
	e) Período do Império ¿ inauguração dos cursos jurídicos em São Paulo e em Olinda (Pernambuco); a criação da Escola de Minas e a Escola de Farmácia; fundação do Imperial Colégio D. Pedro II no Rio de Janeiro.
	
	No período Joanino - chegada do príncipe João VI (futuro D. João VI) período em que são criados os primeiros cursos superiores.
	
	c) No período da Reforma Pombalina - expulsão dos Jesuítas da colônia e a promoção da instrução pública em Portugal tendo por base os ideais iluministas com a implantação das ¿aulas régias¿.
	
	a) No período da Ratio Studiorum - organização e consolidação da educação jesuítica que atendia apenas aos filhos de colonos e o ensino superior servia apenas para a formação de padres.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201502868581)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A LDBEN 9394/06 determina que os docentes de educação básica possuam o curso superior, ou seja, que a formação de nossos professores aconteça em cursos de graduação. Ao estudar a história da universidade no Brasil, encontramos nos educadores escolanovistas uma preocupação com os estudos superiores e a precária formação de professores existente. A frase abaixo confirma esta afirmativa:
"A falta de estudos superiores de tipo acadêmico havia de tornar extremamente precária a formação dos professores para os colégios secundários de que o Imperial Colégio Pedro II era o modelo e o padrão".
Esta frase faz parte da análise que um dos principais educadores e intelectuais escolanovistas fez sobre as escolas superiores oficiais que o Brasil teve até o final do Império em 1889 e o início da República.Podemos afirmar que o autor desta análise foi:
		
	
	Dermeval Saviani
	
	Darcy Ribeiro
	 
	Anísio Teixeira
	
	Plínio Leite
	
	Paulo Freire
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201502870035)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Um dos problemas da escola é que ela está desvinculada da realidade social, ao invés de ser uma extensão da vida dos alunos ela desconsidera os saberes que eles tem ..." Vivian Moré (Vídeo Ser ou não ser?)
Ao refletirmos sobre a formação acadêmica no ensino superior brasileiro durante a ditadura militar, percebemos que este período negou aos educadores o direito de expor sua concepção de mundo, e consequentemente de ensino, distanciando cada vez mais a formação acadêmica de um olhar crítico sobre a realidade política e econômica vigente.
O estudo sobre a organização das universidades brasileiras durante o período militar apresenta a existência de 03 (três) eixos que compunham a política educacional em nosso país. São eles:
		
	
	A responsabilidade com a formação do educador; a formação crítica e a autonomia profissional; o desenvolvimento de projetos sociais.
	
	O incentivo à pesquisa; a demissão dos interventores educacionais e contratação de reitores; o estímulo à autonomia financeira e administrativa.
	
	A existência de um currículo controlado; o comprometimento com o financiamento educacional; manutenção das propostas escolanovistas.
	
	A reforma das universidades; o estímulo à realização de descobertas científicas; o compromisso do Estado com uma formação docente autônoma e de qualidade.
	 
	O controle político ideológico; a submissão do projeto educativo aos interesses do capital; o descompromisso com o financiamento da educação pública.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201503338563)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durante a ditadura militar a política educacional brasileira, culminou com o País sob o controle político-ideológico em todos os níveis de ensino; a submissão do projeto educativo aos interesses do capital e o descompromisso do Estado com o financiamento da educação pública e e a reforma das universidades, proposta do governo federal, que foi antecedida por vários estudos e documentos, que de certa forma, contribuíram e influenciaram
		
	
	em toda a politica centralizadora da época.
	
	na reforma das escolas primárias e secundárias
	
	no movimento da educação de base
	 
	na elaboração da reforma universitária de 1968.
	
	nos movimentos estudantis, dos profissionais da educação e sociedade
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando