Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201513115326)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos institutos da capacidade de ser parte, capacidade processual e capacidade postulatória, marque a alternativa correta: I) As reclamações trabalhistas dos menores de 18 anos não necessariamente serão feitas por seus representantes legais e, na falta destes, pela Procuradoria Regional do Trabalho, pelo sindicato profissional, pelo Ministério Público Estadual ou curador nomeado em juízo. II) A doutrina Trabalhista entende que o menor emancipado (artigo 5º, parágrafo único, do CC), não tem capacidade plena de praticar todos os atos da vida civil, inclusive, os atos de caráter trabalhistas, tais como, dar quitação ao empregador das verbas indenizatórias provenientes do rompimento do pacto laboral. III) No Processo do Trabalho, o representa age no processo em nome do titular da pretensão, defendendo o direito do próprio representado. IV) A teor da Lei 5.584/70, a assistência judiciária na Justiça do Trabalho, é prestada ao trabalhador, através do sindicato da categoria profissional a que pertence o mesmo, ainda que este não seja associado. V) A grande diferença em relação à representação consiste no fato de que na assistência (ao contrário da representação), o assistente apenas supre a deficiência da declaração de vontade do assistido, sem substituí-la.
		
	 
	C) Todas as alternativas estão corretas.
	
	D) Somente está correta a alternativa IV.
	
	E) Somente a alternativa V está errada.
	
	A) Somente está correta a alternativa I.
	
	B) Somente são corretas as alternativas II e III.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513055008)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a organização, jurisdição e competência da Justiça do Trabalho, nos termos da legislação vigente, é correto afirmar que
		
	 
	a lei criará Varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.
	
	a Justiça do Trabalho não é competente para processar e julgar as ações entre trabalhadores portuários e os operadores portuários ou o Órgão Gestor de Mão de Obra decorrentes da relação de trabalho, visto que por envolver trabalho marítimo a competência é da Justiça Federal.
	
	a competência das Varas do Trabalho é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, foi contratado, independentemente do local onde prestou seus serviços ao empregador.
	
	a Justiça do Trabalho tem competência para processar e julgar a execução, de ofício, das contribuições sociais previdenciárias e de imposto de renda, decorrentes das sentenças que proferir.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201512984070)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Uma ação é movida contra duas empresas integrantes do mesmo grupo econômico e uma terceira, que alegadamente foi tomadora dos serviços durante parte do contrato. Cada empresa possui um advogado. No caso de interposição de recurso de revista,
		
	
	o prazo será computado em dobro porque há litisconsórcio passivo com procuradores diferentes.
	
	o prazo será de 10 dias
	
	fica a critério do juiz deferir a dilação do prazo para não prejudicar os réus quanto à ampla defesa
	 
	o prazo será contado normalmente
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513115324)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos Procedimentos na Justiça e no Processo do Trabalho, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta: I) No Processo do Trabalho 03 tipos de distribuição são permitidas: Normal, por dependência e por Prevenção. II) A Notificação no Processo do Trabalho é a Citação do Processo Civil. III) No Processo do Trabalho a notificação para a Reclamada apresentar sua defesa ocorre no mesmo tempo que é intimada para comparecer à audiência. IV) Em regra, a Notificação no Processo do Trabalho é feita pelos Correios, contudo, havendo lei especial que determine a citação pessoal do Reclamado, há necessidade de notificação por mandado. V) A Citação por hora certa não existe no Processo do Trabalho.
		
	
	D) Somente é correta a alternativa III.
	 
	C) Todas as alternativas estão corretas.
	
	A) Somente são corretas as alternativas I e V.
	
	B) As alternativas III e IV são falsas.
	
	E) Todas as alternativas são falsas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201513048092)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	V Exame de Ordem Unificado
Com relação à competência material da Justiça do Trabalho, é correto afirmar que
		
	 
	a Justiça do Trabalho é competente para julgar ação ajuizada por sindicato de categoria profissional em face de determinada empresa para que esta seja condenada a repassar-lhe as contribuições assistenciais descontadas dos salários dos empregados sindicalizados.
	
	não compete à Justiça do Trabalho, mas à Justiça Federal, o julgamento de ação anulatória de auto de infração lavrado por auditor fiscal do trabalho.
	
	é da competência da Justiça do Trabalho o julgamento das ações ajuizadas em face da Previdência Social que versem sobre litígios ou medidas cautelares relativos a acidentes do trabalho.
	
	de acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, é da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar a ação de cobrança ajuizada por profissional liberal contra cliente.

Continue navegando