A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
26 pág.
ATIVIDADE 1

Pré-visualização | Página 1 de 6

1ª TENTATIVA
	Iniciado em
	domingo, 4 Nov 2018, 18:59
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 4 Nov 2018, 19:18
	Nota
	6,00 de um máximo de 10,00(60%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Até o século XX, circulavam obras que não possuíam características e nem preocupações literárias; eram produzidas com o objetivo de ensinar, moralizar, educar. Para Nelly Novaes Coelho (2000, p. 58), “ao ser ligada, de maneira radical, a problemas sociais, étnicos, econômicos e políticos de tal gravidade, a literatura infantil e juvenil perdia suas características de literariedade para ser tratada como simples meio de transmitir valores”.
Analisando as assertivas acima, assinale a alternativa cujo resumo não se adequa a elas.
Escolha uma:
a. Não confunda
Ornitorrinco com
Otorrinolaringologista,
Ornitorrinco com ornitologista,
Ornitologista com
Otorrinolaringologista,
Porque ornitorrinco
É ornitorrinco,
Ornitologista é ornitologista
E otorrinolaringologista é
Otorrinolaringologista. (Trava-línguas).
O caráter didático da produção para a infância com o intuito de ensinar valores, auxiliar no enfrentamento da realidade social e propiciar a adoção de hábitos. É necessário que se reconheça as características de fábulas (alternativas A e D), de contos (alternativa B) e de lendas (alternativa C) para responder corretamente à questão.
b. “Certa vez, um soberbo e possante touro passeava pelas vizinhanças de um charco; viu-o uma rã, e logo dominada pela inveja, quis igualá-lo.
Começou a inchar-se, a inchar-se, e quando mais não pôde, perguntou às outras rãs: “Que lhes parece, colegas? — já não estou do tamanho do boi?”.
Não está nem perto de chegar!, responderam-lhe as amigas.
A rã fez dobrado esforço: “E agora?”, perguntou.
As outras riram dela.
Indignada com esta provocação, a rã inchou-se tanto, esticou tanto a frouxa e frágil pele, que explodiu.” (La Fontaine. A Rã e o Touro).
c. João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que, em acordo com a mulher, decide largá-los na floresta porque a família não tinha condições de mantê-los. No caminho pela floresta, João e Maria espalham migalhas de pão que acabam por serem comidas pelos pássaros e, com isso, as crianças, perdidas na floresta, encontram uma casa feita de doces. Com fome, começam a comer as guloseimas. São, então, recolhidas pela dona da casa que se revela uma bruxa. Seu plano era engordar as crianças para depois comê-las. Enquanto João se alimentava e ia engordando, Maria trabalhava na casa. Espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam, atirando-a no próprio forno. Assim, livres, João e Maria são encontrados pelo pai, e voltam para casa levando consigo provisões suficientes para o resto de suas vidas. (Irmãos Grimm. João e Maria).
d. Um dia, um cão ia atravessando uma ponte, carregando um osso na boca, quando viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, pôs-se a latir. Mal abriu a boca, o osso caiu na água e se perdeu para sempre. (Esopo. O cão e o osso).
e. A filha de um poderoso cacique foi expulsa de sua tribo por ter engravidado misteriosamente. Foi viver em uma velha oca distante até dar à luz uma menina, muito branquinha, chamada de Mani. A notícia do nascimento se espalhou por todas as aldeias e fez o grande cacique esquecer os rancores. O novo avô se rendeu aos encantos da linda criança, a qual se tornou muito amada por todos. Ao completar três anos, Mani morreu de forma misteriosa. A mãe ficou desolada e enterrou a filha dentro da oca onde vivia e sobre ela derramou seu pranto. Com os olhos cansados e cheios de lágrima, a mãe viu brotar uma planta que cresceu rapidamente. Todos vieram ver a planta miraculosa de raízes grossas, cor marrom por fora e branca por dentro. Os índios provaram daquela raiz e deram-lhe o nome de Manioca, Mani em homenagem a pequena indiazinha e oca por ter nascido dentro de uma oca. Hoje conhecemos esta planta pelo nome de mandioca. (Lendas indígenas. A Lenda da Mandioca).
Feedback
A resposta correta é: Não confunda
Ornitorrinco com
Otorrinolaringologista,
Ornitorrinco com ornitologista,
Ornitologista com
Otorrinolaringologista,
Porque ornitorrinco
É ornitorrinco,
Ornitologista é ornitologista
E otorrinolaringologista é
Otorrinolaringologista. (Trava-línguas)..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por iniciar o homem no mundo literário, a literatura infantil deve ser lida para expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência. É fundamental que a literatura seja sempre considerada:
Escolha uma:
a. De modo singular e simples onde o prazer pela leitura é visto como algo sem importância.
b. De modo global e complexo em sua pluralidade.
c. De modo que não haja sensibilização da consciência.
d. De modo irrelevante ao interesse e análise de mundo.
Feedback
A resposta correta é: De modo global e complexo em sua pluralidade..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Trata-se de uma narrativa curta, que tem como núcleo dramático uma só trama e que transparece sempre a atitude mais voltada para a realização interior das personagens, no plano existencial. Esta afirmação corresponde a qual manifestação linguística:
Escolha uma:
a. Romance.
b. Conto maravilhoso.
c. Conto de fadas.
d. Fábula.
Feedback
A resposta correta é: Conto de fadas..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Se antes da década de 70 padecíamos de carência de literatura para crianças, a exceção é feita à obra desse autor. Na verdade, a literatura infantil brasileira pode ser dividida em antes e depois do criador do:
Escolha uma:
a. Chapeuzinho Vermelho.
b. Três Porquinhos.
c. Sítio do Pica-Pau-Amarelo.
d. Pequeno Polegar.
Feedback
A resposta correta é: Sítio do Pica-Pau-Amarelo..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Muitos autores refletem sobre a importância da literatura para o desenvolvimento do aprendizado de nossas crianças. O fato é que estes autores defendem que a literatura infanto-juvenil proporciona todo o desenvolvimento da criança, ou seja, emocional, cognitivo e também social. Afirmam que quanto mais cedo as crianças têm contato com a literatura, tanto de forma oral (contação de histórias) como de forma impressa (livros), maior será a possibilidade desta criança se tornar um adulto leitor. Quanto ao desenvolvimento emocional segundo FANNY ABRAMOVICH (1993), avalie as seguintes afirmações:
I. Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais patente sentimentos que têm em relação ao mundo.
II. Ao ouvir histórias as crianças apenas fazem relação com as letras, palavras ou frases.
III. As histórias retratam problemas existenciais típicos da infância, como o medo, a curiosidade, a dor, a perda, o carinho, a inveja, entre outros.
IV. As histórias contadas não interferem nos aspectos cognitivos e emocionais da criança, apenas contribui para o desenvolvimento da alfabetização.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. III e IV.
c. I e IV.
d. II e IV.
e. I e III.
Hoje, a dimensão da Literatura Infantojuvenil é ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo incontestável. É possível afirmar que, quanto mais cedo a criança tiver contato com a literatura, de forma oral (contação de histórias) ou de forma impressa (livros), maior será a probabilidade de ela se tornar um adulto leitor e se apoderar dos três itens citados. Sobre o desenvolvimento emocional, para Fanny Abramovich (1993), quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais patente sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias retratam problemas existenciais típicos da infância, como o medo, a curiosidade, a dor, a perda, o carinho, a inveja, etc.
Feedback
A resposta correta é: I e III..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Nelly Novaes Coelho, “os contos maravilhosos e os contos de fadas