Buscar

Sistema Renina Angiotensina Aldosterona

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Renina Angiotensina Aldosterona
O sistema renina-angiotensina tem sido reconhecido como um importante regulador da pressão arterial e da homeostase eletrolítica renal. A visão clássica do sistema renina-angiotensina consistia na renina circulante atuando sobre o angiotensinogênio para produzir angiotensina I que seria convertida em angiotensina II através da enzima conversora da angiotensina. A angiotensina II ainda era considerada como principal componente hipertensor desse sistema, mas acreditava-se que ela atuasse apenas como um hormônio circulante via receptores AT1 e AT2. Entretanto, o sistema renina-angiotensina também tem sido identificado localmente em inúmeros órgãos e, mais recentemente, novo evidências têm mostrado a presença desse sistema intracelular. Outros peptídeos do sistema renina-angiotensina têm sido identificados e parecem ter ações biológicas como a angiotensina III, angiotensina IV e a angiotensina 1-7, que atua através dos receptores Mas. A descoberta de outra enzima conversora da angiotensina (ECA2) e dos receptores de renina acrescentou mais um complemento para esse novo cenário. Esses novos achados sugerem que o sistema renina-angiotensina pode ser um sistema regulatório duplo e independente, sanguíneo e tecidual.
 O sistema renina-angiotensina- aldosterona tem como principal função a regulação da pressão sanguínea em longo prazo. Liberação de renina na corrente sanguínea acontece diretamente pelas células de Polkissen e indiretamente pela sinalização da mácula densa. Há ainda uma terceira maneira de liberação de renina, desta vez extra renal, e que acontece antes ainda do sangue chegar aos rins, ao contrário da renina, o angiotensinogênio é fabricado o tempo todo pelo fígado. É nesta proteína que a enzima renina irá atuar. A renina converte o angiotensinogênio em Angiotensina I. A primeira ação da Angiotensina II ocorre no sistema circulatório, especificamente nas veias. As veias contêm 70% de todo o sangue do corpo e as células musculares lisas presentes no sistema venoso possuem receptores para a Angiotensina II. Sabendo que a função da Angiotensina II é de vasoconstrição, conclui-se facilmente que as veias sofrerão constrição, aumentando a pressão dentro do sistema, a segunda ação da Angiotensina II, ainda no sistema circulatório, ocorre sobre as arteríolas. Essa ação ocorre ao mesmo tempo em que a constrição das veias, com o objetivo de não deixar o sangue retornar facilmente as vênulas. Portanto, conclui-se que as três funções da Angiotensina II são: constrição das veias, constrição das arteríolas e liberação de aldosterona.
A Aldosterona, depois de produzida na zona glomerulosa das adrenais entra na circulação. Uma de suas ações ocorrerá nas Células Principais do rim. Estas células estão presentes na metade final do túbulo contorcido distal e nos dutos coletores. A aldosterona liga-se os receptores destas células que iniciam a transcrição de dois genes. O hormônio aldosterona também atuará no SNC, mais especificamente em receptores no hipotálamo, aumentando a produção da vasopressina (ADH) pelo núcleo supra óptica. O ADH atua diretamente no ducto coletor, aumentando sua permeabilidade à água e, portanto a reabsorção.

Outros materiais