Buscar

ESTAGIO SUPERVISIONADO ORGANIZAÇÕES NAO ESCOLARES 2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO PEDAGOGIA
PRÁTICAS DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES
ONEIDE DA CONCEIÇÃO MATOS
ITABORAÍ
2018
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PRÁTICAS DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Prática de Ensino e Est. Sup. em Gestão Das organizações Não Escolares sob orientação da Professora Wilna Mello de Souza Campos.
Curso: Pedagogia
ITABORAÍ
2018
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO................................................................................................04
2 - CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO..............................05
2.1 - CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO OBSERVADA.........................,..05
2.2 – CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS.....07
3 - CAPÍTULO II – DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES
OBSERVADAS.....................................................................................................08
4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................10
REFERÊNCIAS.....................................................................................................11
	
INTRODUÇÃO
Este relatório referente à disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão nas Organizações não Escolares, do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, pretende descrever as observações feitas na rotina de uma Organização não escolar. Foi observado o desenvolvimento da atuação do Pedagogo nas Organizações não Escolares para melhor compreender a área de atuação deste profissional, o funcionamento de uma empresa e o trabalho nela executado, visando proporcionar o desenvolvimento da produtividade nas diversas áreas da Pedagogia Empresarial. O registro permite nortear o olhar mais minucioso ao objeto de estágio e neste caso não só a Gestão de pessoas, mais a Gestão de Recursos Humanos, suas especificidades e desafios dentro do ambiente de trabalho. Perceber o relacionamento que se estabelece entre funcionários e gestores, situações conflituosas e como lidam com os desafios que surgem inesperadamente no ambiente de trabalho. Esta observação direta foi realizada na Empresa J.E. Peixe Transporte e Locação LTDA, que fica localizada na Avenida Carlos Lacerda s/n°, lote 02, Quadra 08, Areal – Itaboraí – RJ, no período de 31/08/18 a 29/09/2018.
CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 
O estágio foi realizado na empresa J.E. Peixe e Transporte e Locações e teve início no mês de agosto e o término em setembro de 2018, com carga horária de 110 horas cumpridas de segunda á sábado no horário de 7:00h ás 12:00h. O estágio foi realizado em acompanhamento do Senhor Edilson da Silva (proprietário) e sua assistente de RH Fátima. 
1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO OBSERVADA
A J.E. Peixe e Transporte e Locações L.T.D.A, está situada na Avenida Carlos Lacerda, s/n°, lt. 02, qd 08 - Areal no Município de Itaboraí, na zona metropolitana do Rio de Janeiro.
 Suas dependências localizam–se em uma área de grande amplitude, com dois escritórios no 1° andar, um para recepção de atendimento ao cliente e o outro para o RH. Dois banheiros de uso coletivo, uma cozinha e copa para pequenas refeições. Os escritórios possuem um mobiliário moderno de cores claras com estantes cheias de repartições para anexar documentos, duas mesas com computadores para uso dos profissionais que ali trabalham e diversos aparelhos de telefones que são utilizados para o contato aos clientes, que ficam com um telefonista que anota os pedidos em outro espaço.
 Possui um galpão coberto medindo 12 metros de comprimento por 30 de largura, onde ficam guardados os caminhões, e também que servem de carga e descarga de mercadorias. Possui dois portões de acesso para entrada dos funcionários e outro só para entrada e saída dos caminhões. Localiza-se em rua bastante movimentada e de acesso principal que fica próximo de outros comércios.
Seu quadro de funcionários é composto por dez motoristas, cinco ajudantes, um atendente de pedidos e uma funcionária do RH, maioria dos funcionários já está na empresa a mais de seis anos.
 A empresa possui oito caminhões pipa que fazem o transporte de água potável com capacidade de armazenamento de 20 mil litros de água cada um deles, e duas carretas com capacidade 50 mil litros. Também possui cinco caminhões basculantes, que ficam alojados em outro espaço de propriedade da empresa para fazer o transporte de outros materiais. 
 A empresa J.E. Peixe Transporte e Locações LTDA, surgiu de um sonho realizado do Senhor Edilson da Silva, que desde pequeno aprendeu a trabalhar na roça com seus pais para garantir o sustento de sua família que era bastante numerosa. Disse que tinha oito irmãos e que seus pais eram muito pobres e por isso ainda menino mudou-se para São Gonçalo para trabalhar em um depósito de gás que pertencia a parentes próximos. 
 Também não teve oportunidade de estudar, assim como seus pais. Foi admitido no setor de serviços gerais mostrando-se sempre disposto a auxiliar em qualquer situação necessária. Logo foi convidado a mudar de setor e assim passou a ser auxiliar de carga e descarga de botijões de 13 k, e fez muitas amizades com os motoristas dos caminhões da empresa. Bastante observador aprendeu a dirigir observando os seus colegas que o incentivaram a fazer a manobra dos mesmos, assim ainda sendo menor de idade aprendeu a dirigir e logo tirou sua carteira de habitação. 
Trabalhou em outra empresa chamada FORB, atuando como motorista profissional e ali começou a sonhar com sua própria empresa e como bom empreendedor juntou por longos anos uma porcentagem de seu salário para a realização de seu sonho. Comprou o seu primeiro caminhão pipa com um financiamento e lançou-se no comércio trabalhando arduamente durante mais de 15 horas diárias para quitar suas dividas e fazer novos clientes. 
No decorrer de quatro anos conseguiu comprar mais um caminhão e assim realizava seu sonho de tantos anos. No ano de 1998 nasce a J.E.PEIXE E TRANSPORTE E LOCAÇÕES L.T.D.A., que já tem vinte anos.
2.2 – CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Realizei o Estágio Supervisionado em Gestão de Organizações não Escolares na empresa J. E. Peixe Transportes e Locações LTDA, localizada em Itaboraí. Fui bem recebida pela equipe e fui assessorada pela Fátima e assim pude observar diretamente como se desenvolve o andamento da equipe gestora.
Observei que só há um funcionário para gerir o RH e todo o processo de contratação e demissão de funcionários, e também todo o movimento financeiro da empresa. Somente a Fátima realiza o pagamento dos colaboradores e serviços externos (pagamentos de títulos) e tantas outras atribuições da parte administrativa.
Em relação a observação e a conduta dos funcionários percebi que há um que atua como um supervisor que delega as funções que serão realizadas e também fica observando o compromisso dos colaboradores com o setor de trabalho .e seu desempenho. Fica nítido perceber que alguns colaboradores não desejam manter um compromisso sério com a empresa demonstrando insatisfação e não comparecendo ao trabalho quando bem desejam, assim também em cumprir a carga horária exigida pela empresa que é de 8:00 ás 18:00h, de segunda à sábado.
O diálogo entre gestores e funcionários é dificultoso, deixando transparecer que existem conversas paralelas entre os colaboradores e certa insatisfação no ambiente de trabalho, que gera desânimo e assim evidencia a rotina e torna o trabalho árduo e cansativo. Chiavenato (2005) afirma que a liderança deve ter habilidade no relacionamento, sabendo lidar e conviver com as pessoas, ouvir e falar, assim como transmitir as informações e ideias.
 Não ocorrem reuniões internas para tratarem de assuntos oriundos do próprio desenvolvimento da empresa e nem de ideias ou argumentos que
possam auxiliar na melhor maneira de organização e qualidade do trabalho. Também não há uma prevenção a saúde dos colaboradores com uso de equipamentos de segurança para evitar acidentes. A empresa oferece plano de saúde completo para seus funcionários e dependentes.
CAPÍTULO II – DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
No decorrer do estágio na J.E Peixe Transporte e Locações LTDA, pude observar os atendimentos de pedidos, através dos telefones e percebi que a empresa mantém um bom relacionamento com seus clientes, pois os funcionários são bastante comunicativos e atenciosos com os clientes. 
Observei também que a Gestão de RH fica com muitos compromissos burocráticos e assim não consegue tempo hábil para sanar dúvidas ou conflitos com os seus funcionários, embora o proprietário da empresa seja educado e cortes no tratamento com seus funcionários.
Para Chiavenato (2005), o trabalho rotineiro deve ceder lugar para o trabalho em equipe e enfatizar na ideia de formação, qualificação profissional do trabalhador como fator indispensável para o crescimento da organização e passar a ser o principal objetivo que emerge o de Gestão de Pessoas.
Diante desta abordagem aqui apresentada percebe-se a necessidade de mudança não só organizacional, mais também no relacionamento interpessoal dos funcionários.
Na observação do estágio ficou evidente a necessidade da figura de um pedagogo para agregar na gestão sua participação, dando suporte a estruturação empresarial e buscando na mudança ampliar o conhecimento, favorecendo novas descobertas nas relações interpessoais, profissionais e estruturais das empresas.
Conforme Chiavenato (2010, p.64) “Quando todos os funcionários conhecem a missão e os valores que norteiam seu trabalho, tudo fica mais fácil de entender, de saber qual o seu papel e como contribuir de maneira eficaz para o sucesso da organização”. 
 O pedagogo com sua visão mais amplificada percebe a necessidade de incluir em sua gestão o trabalho incansável de fazer seus colaboradores perceberem-se como indivíduos ativos, críticos, necessários e únicos, sendo autores de suas próprias conquistas e atitudes. 
O pedagogo passa a ser um gestor mediador, que atende as necessidades urgentes da empresa, sem deixar de se preocupar com a qualidade de vida dos seus colaboradores, tornando o ambiente de trabalho mais humano, interessante, confortável, acolhedor e investindo sempre nas relações interpessoais, formando e informando técnicas educacionais e capacitação profissional, trabalho em grupo, liderança para o próprio crescimento e sucesso da organização de forma bem planejada. De acordo com Oliveira (2007, p.21) "planejar é pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meios se pretende agir”. 
O profissional de Pedagogia por ter um maior conhecimento da área educacional e ser um pesquisador, deve trazer para a empresa o diálogo como um dos principais meios de alcançar metas dentro da instituição não escolar, pois sabe que o sucesso de todo o processo estar estabelecido em fazer de todos os participantes do processo aprendentes gestores, em qualquer que seja a área, setores e diferentes lugares ou em pequenas e árduas tarefas do cotidiano. Ao buscar ensinar também aprendemos e aprendendo modificamos nosso pensamento, nosso ideais, nossa busca, nossa história, pois o pedagogo sabe que a aprendizagem e o planejamento não se encerram em si mesmo, mas vai abrindo horizontes e metas ao longo do caminho que se deseja chegar. 
CAPITULO III - CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O presente relatório foi realizado com o intuito de proporcionar vivências em um ambiente não escolar, no qual tive a imensa satisfação em poder fazer parte do dia a dia de uma empresa, atuando principalmente no processo de gestão de pessoas dentro de uma empresa de transporte de água potável que atua há 20 anos no mercado levando satisfação para seus clientes. 
O objetivo foi cumprido através das observações feitas diante ao processo de gestão de pessoas da empresa, onde pude acompanhar como se dá o processo de seleção de pessoas, treinamento e recompensas. 
	As vivências serviram de imensa contribuição para o meu aprendizado. Estive com profissionais que mesmo desmotivados procuram trabalham com dedicação, que desejam serem pessoas e profissionais melhores e que estão aprendendo a atuar em conjunto, visando sempre a melhor forma de atender os clientes com os serviços prestados. A funcionária Fátima se fez presente em todos os momentos, tirando dúvidas, acrescentando conhecimentos e aprimorando os que eu já tinha. 
	Seguramente esse estágio serviu para meu desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal, embora tenha me deparado com diversas situações de conflitos interpessoais, de falta de entusiasmo e de dificuldades em resolver cada desafio que surgiu, tudo isso contribuiu para que eu pudesse ter um olhar mais minucioso e critico diante do que não devo de forma nenhuma reproduzir ao longo do meu caminho e desempenho profissional. Também foi de grande oportunidade vivenciar uma situação verídica, compreender que a harmonia nem sempre existirá em um setor empresarial, mas é preciso fecunda-la e fazer germinar mesmo que haja divergências. Por fim fica evidente que podemos sim mudar realidades que não são agradáveis ao nosso modo de agir e pensar e que juntos chegaremos a meta estabelecida.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 
____________Gerenciando com as Pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
____________Gerenciando Pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. São Paulo: Makron Books, 1994.
OLIVEIRA, Dalila de Andrade. Gestão Democrática da Educação: desafios contemporâneos. 7ª ed. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
11

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando