Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
Psicologia Institucional

Pré-visualização | Página 3 de 16

Das afirmativas a seguir, apenas uma não se enquadra nos eixos que norteiam a proposta da Análise Institucional, que é :
		
	
	como método de análise, visa revelar nos grupos, o nível oculto de sua vida e funcionamento para um trabalho organizativo, sua libertação pela palavra, na direção da auto-análise, auto-gestão, autonomia;
	
	a explicitação da dimensão oculta das instituições nas ações cotidianas.
	
	o papel do analista como desencadeador do processo de análise que deverá ser continuado, no dia a dia, pelos próprios agentes organizacionais.
	 
	intervenção de caráter político imediato, para garantir a manutenção da heteronomia, afim de que haja o cumprimento das regras pelos membros da instituição.
	
	rompimento das relações de poder rígidas e hierarquizadas.
	
Explicação:
A Análise Institucional é uma análise sustentada pelo coletivo, que assume a tarefa de pesquisar, questionar e analisar a história, os objetivos, a estrutura e o funcionamento da organização, além dos dispositivos, práticas e agentes grupais. No contrato de trabalho, os participantes comprometem-se a tudo dizer, sem recear os ¿não-ditos¿ da instituição.
	
	CEL0378_EX_A3_201407242199_V1 
	02/09/2018 14:22:08 (Finalizada)
	Aluno(a): ELENIR MOÇO SANTOS MONGIN
	2018.3 EAD
	Disciplina: CEL0378 - PSICOLOGIA INSTITUCIONAL 
	201407242199
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	 
Aplicando o conceito de Burocracia ( Lapassade) 'a construção das práticas escolares contemporâneas, podemos considerar que essas práticas:
 
(  ) contribuem para a alienação dos estudantes.
 
(  ) limitam o poder de decisão e de iniciativa dos professores
 
(  ) contribuem para que todos na escola sejam responsáveis pelo aprendizado
 
(  ) são o que há de melhor para o pleno desenvolvimento de todos.
 
		
	
	F- F- V- V 
	 
	 
V- V- F- F
	
	V- F- F- V
	
	V- F- V-F
	
	V- F- F- F
	
Explicação:
Para Lapassade, a burocracia é a regulação do poder feita pelas instituições com a representação do Estado, que em sua tarefa reguladora atende aos interesses daqueles que formulam as regras e normas. assim, na realidade escolar a burocracia não representa ações benéficas para professores e alunos, pois esses representam a base institucional.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	D acordo com Lapassade, o objetivo procurado pelo pedagogo inspirado na pedagogia institucional é:
		
	
	Rotular os estudantes em fortes e fracos a partir de uma pedagogia predominantemente tradicional.
	
	Punir aqueles sujeitos da comunidade escolar que levantarem questionamentos sobre a cultura escolar.
 
	
	Aprovar os estudantes nas disciplinas curriculares no final de cada período letivo.
	 
	Preparar os alunos para contestar o sistema social em que vivem, isto é, o sistema burocrático.
	
	Reforçar a hierarquia entre diretores de escola, professores e alunos.
	
Explicação:
O objetivo é contribuir para a desalienação dos sujeitos da comunidade escolar, de modo que seja questionado o domínio burocrático dos mais fortes sobre os mais fracos, ou seja, o domínio burocrático dos administradores sobre os administrados.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em contraposição ao modelo burocrático, o movimento da pedagogia institucional pretende: I- levar para a Escola a um novo modo de funcionamento e de relações humanas, onde a criança torna-se o centro de decisão e o grupo assume a sua própria direção na autogestão. II- criar regulamentos de decisões sobre a escola, pela via hierárquica, onde a palavra final é da direção. III- preparar os alunos para contestar o sistema social em que vivem (sistema burocrático).
		
	 
	As afirmativas I e III estão corretas;
	
	Apenas a afirmativa III está correta;
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	As afirmativa I e II estão corretas;
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
Explicação:
I- levar para a Escola a um novo modo de funcionamento e de relações humanas, onde a criança torna-se o centro de decisão e o grupo assume a sua própria direção na autogestão. VERDADEIRO, POIS A ESCOLA TEM O ALUNO COMO FOCO, TENDO OS SUJEITOS DA COMUNIDADE ESCOLAR QUE ASSUMIR SUA AUTOGESTÃO, RESGATAR A AUTONOMIA DA ESCOLA, SOBRETUDO, EM ESCOLAS QUE ROMPEM COM O MODELO BUROCRÁTICO
II- criar regulamentos de decisões sobre a escola, pela via hierárquica, onde a palavra final é da direção. NÃO, FALSO, POIS TRATA-SE DE UMA GESTÃO DESCENTRALIZADORA, PARTICIPATIVA QUANDO NÃO BUROCRÁTICA
III- preparar os alunos para contestar o sistema social em que vivem (sistema burocrático). VERDADEIRO, NESSE CASO, ABRE-SE ESPAÇO PARA QUE OS ALUNOS VIVENCIEM A CIDADANIA CRÍTICA
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	 
Para esse estudioso da Psicologia Institucional, o psicólogo é  um provocador de rachaduras e rupturas na burocracia das relações instituídas. Está do lado do instituinte, ainda que se questione sempre esse lugar e a própria análise, como facilitador da ¿liberação da palavra social dos grupos". Estamos falando de 
		
	
	Guilhon Albuquerque
	
	Emille Durkheim
	
	Martin Baró
	
	José  Bleger
	 
	George Lapassade
	
Explicação:
Lapassade é o estudioso que entende a ação da psicologia institucional como ato politico e postula que a burocracia deve ser pela intervenção superada pela autogestão dos grupos.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Lapassade e Durkheim, entre outros estudiosos, pensam a construção da realidade social  de maneira diferenciada e oferecem distintas contribuições a Psicologia Institucional. Sinalize as afirmativas com D ou L, conforme a inicial dos pensadores com elas identificadas.
(   ) A Instituição Social tem suas regras produzidas e aceitas como forma de proteger a sociedade.
(   ) O sentido das organizações e dos grupos é sempre externo a eles e está na historia e no modo de produção.
(   ) Grupos, organização e Estado são elementos decisivos para a analise das instituições.
(   ) A sociologia é a ciência das instituições: família, igreja, escola, etc..
 
		
	
	L- L - L - D
	
	D - D - D - L
	 
	D- L - L - D
	
	D- L - D - D
	 
	D- L - L - L
	
Explicação:
Para Durkheim a instituição tem o sentido de proteger a sociedade atraves das regras que devem atender 'as necessidades de seus diferentes grupos para que sejam cumpridas. Para ele a sociologia é a ciência das instituições.
Já para lapassade a instituição se define pela burocracia que determina o que não é do interesse de todos os grupos, mas apenas daqueles que exercem o poder. para ele o grupo, as instituições e o Estado definem o tecido social sempre centrados nas relações de produção e suas formas.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em Lapassade entende-se, de modo geral, a análise institucional como a maneira singular de entender o que são as relações instituídas e a forma de trabalhá-las ou agir sobre elas enquanto psicólogo. Suas bases concretas encontram-se nas experiências da ______________________ que, criticando uma _____________________, procurou constituir uma outra que dimensionasse o espaço, o tempo e a relação educador-educando.
		
	
	visão cognitivo comportamental - abordagem da gestalt
	 
	pedagogia institucional - pedagogia autoritária
	
	teoria Psicoanalítica - abordagem escolanovista
	
	visão cognitivo comportamental - visão materialista histórica
	
	visão escolanovista - pedagogia institucional
	
Explicação:
A questão está elaborada de acordo com o conteúdo de forma clara e objetiva.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As instituições pedagógicas internas são:
		
	
	as normas de funcionamento do estabelecimento de ensino, horário, calendário de atividades, reuniões, etc.
	
	atividades
Página123456789...16