Buscar

PLANO DE AULA METODOLOGIA ENS. DE BIOLOGIA.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia do ensino de biologia
Discentes: Francisca Eliane; Bianca Bezerra
 Professora: Luís Otávio
Macau/RN
2018.2
PLANO DE AULA
1.Disciplinas:
Biologia, Química e Português
2.Tema da Aula:
Os Fungos.
3.Público Alvo:
Alunos do 1º ano do ensino médio.
4.Data e Horário:
12/11/2018 às 13:00 horas
5.Duração
90 Minutos
6.Objetivo Geral:
 Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:
Conhecer um pouco da diversidade de fungos desenvolvendo suas habilidades sobre a sua importância ecológica e utilidades no seu cotidiano.
7.Objetivos Específico:
Ao final da aula o aluno deve ser capaz de
Entender a organização corporal do fungo, nutrição e reprodução
 identificar a diversidade de fungos existente na natureza;
Conhecer a utilidade e influencia do fungo na vida do ser humano. homem.
8.Conteúdos:
8.1-Caracteristicas dos fungos e sua importância
8.2-A organização química e corporal do fungo, nutrição e reprodução.
8.3-Diversidades de Fungos existentes na natureza.
8.4- Influência dos fungos na vida do ser humano e fungos Utilizados na indústria.
9. Procedimentos Metodológicos: 
A Aula será no IFRN, com duração de 90 minutos, será dividida em dois momentos:
 O primeiro momento, será realizado uma aula teórica expositiva e dialogada, por meio do uso de um computador e projetor, onde os slids abordarão os conteúdos de forma clara e sintética, dando ênfase principalmente a organização química e corporal do fungo e a sua importância. Durante a aula haverá a exposição de restos alimentares infectados pelos fungos, além de uma demonstração do processo de fermentação de forma prática. No segundo momento os alunos se deslocarão para o laboratório onde poderão observar ao microscópio alguns tipos de fungos identificando suas estruturas. Em seguida, os alunos divididos em grupos, irão ter que fazer suas próprias lâminas, seguindo um roteiro, e fazer suas anotações quanto a quantidade de materiais utilizados na aula e quanto as estruturas possíveis de serem observadas, e posteriormente , levarão para as bancadas explicando como foi realizado o procedimento e socializar com os demais alunos seus resultados. Por fim, todos os alunos terão que elaborar um relatório, contendo suas observações a respeito da aula e dos resultados obtidos. Além disso, deverá conter também, informações a respeito das condições para desenvolvimento e cultivo dos fungos observados na aula, dando ênfase questões de: umidade, temperatura, PH e ausência de substancias tóxicas. OBS., esse tópico poderá ser feito com base na aula teórica e por meio de uma pesquisa em livros, internet etc.
10.Recursos:
Para ser utilizados na sala de aula;
Açúcar; Bexiga; Fermento biológico; Garrafa pet; Notebook; Projetor; Computador e Restos de Alimentos infectado pelo fungo.
Para ser utilizados no laboratório:
Béquer; Erlenmeyer; Lâmina; Lamínula
11. Avaliação:
A Avaliação será contínua durante toda a aula laboratorial, e avaliaremos o relatório produzido pelo aluno e levaremos em consideração a ortografia, coerência com assunto estudado em sala.
12.Referências:
AGUILA, João Batista. Para viver juntos: Ciências da Natureza. Editora, Lia Monguilhott Bezerra-4 ed. São Paulo: 2015.
LOPES, Sônia. Bio, volume 2. 3. ed.São Paulo : Saraiva, 2016. Disponível em: <http://valdeteciencias.blogspot.com.br/ >. acesso em 31 de Agosto de 2018.
ATIVIDADE
Curso: Licenciatura em Biologia
Disciplina: Metodologia do ensino de Biologia
Discente: Bianca Bezerra Leandro 
Docente: Luiz Otávio
Grupo: Palavras Cruzadas
Competências e habilidades utilizadas na aula: 
ÁREA 4 - Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
H13- Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.
H14- Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
ÁREA 5 - Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplica-los em diferentes contextos.
H17- Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
Observação individual: 
Utilizamos a Área 4 e H13 e H14, quando trabalhamos o conteúdo de citologia que especifica o funcionamento de uma célula que é a unidade fundamental no corpo o humano, ajudando o aluno a compreender manifestações do desenvolvimento dos seres vivos e ajuda o aluno a identificar boa parte dos fenômenos e processos vitais do organismo. 
	E com relação a Área 5 e H17, ajudamos os alunos a entender e associar melhor os conteúdos da disciplina com uma ferramenta de linguagem diferente, que foram as palavras cruzadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando