Buscar

GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL EM MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Para uma empresa tornar-se mais competitiva, nesse mercado onde osclientes são muito exigentes é importante que o produto, serviço ou marca seja oferecido com qualidade para garantir a satisfação dos clientes. Essa preocupação com a qualidade, não vem de hoje, estudos mostram que nas civilizações antigas, já se encontrava referências à qualidade. Hoje em dia, as organizações preocuparam se em estudar a Qualidade Total que na verdade é formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados nocontrole do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, com objetivo de atender as exigências e a satisfação do consumidor. O sucesso de uma empresa depende da sua visão a respeito das expectativas do cliente e de sua habilidade. Boa qualidade resulta em maiores lucros, já a má qualidade e a falta de uma logística eficiente destroem a habilidade da empresa de competir no mercado e aumenta os custos para produzir o produto ou serviço. Os consumidores preocupam-se muito mais com qualidade, hoje, do que no passado. Uma organização que se propõe a implementar uma política de gestão voltada para a "qualidade" tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada. As mesmas precisam pôr em prática atividades que visam estabelecer e manter um ambiente no qual as pessoas, trabalhando em equipe, consigam um desempenho eficaz na busca das metas e missões da organização.
Atingir qualidade em todas as áreas de uma empresa é uma tarefa difícil. Para tornar as coisas mais difíceis ainda, consumidores mudam suas percepções de qualidade. O sucesso de uma empresa depende da sua visão a respeito das expectativas do cliente e de sua habilidade para eliminar a defasagem entre as expectativas e as habilidades operacionais.
COMPETITIVIDADE
Com a Gestão pela Qualidade Total, as possibilidades de sincronização das estratégias de competição e as estratégias de manufatura são facilitadas, particularmente em termos dos atuais objetivos estratégicos de desempenho dos ambientes operacionais. As influências se fazem marcantes em praticamente em todas as dimensões operacionais da empresa, notadamente tecnologia de processos, no sistema da qualidade, na política de recursos humanos, na organização pra o desenvolvimento de produtos e processos, e nos sistemas de avaliação. Desta forma, o modelo de Gestão pela Qualidade Total procura atender às novas balizas da competição: o atendimento de novos produtos e serviços diferenciados e de maior qualidade; ao ciclo de vida cada vez mais curto e volátil destes mesmos produtos e serviços; às necessidades de estarem combinados a alta qualidade e baixos custos relativos e competitivos; às necessidades mutáveis dos consumidores; à capacidade de inovação requerida pelos diversos segmentos de mercado; dentre outras.
MUDANÇAS NO CENÁRIO COMPETITIVO
Um conjunto de fatores tem impulsionado mudanças pronunciadas na estrutura competitiva do setor de projetos, induzindo o aumento da competitividade e a modernização empresarial. O acirramento da concorrência, a ausência de barreiras de entrada, o nível de exigência dos clientes e a presença de concorrentes estrangeiros têm dificultado o posicionamento estratégico das empresas de projetos.
Delineiam-se assim diversos desafios para os escritórios, tais como a automação de projetos, o foco no cliente e a adequação a arranjos contratuais inovadores. Neste contexto, a obtenção de vantagens requer o reconhecimento das tendências e a conversão dos desafios em oportunidades de negócio, produtos e serviços com velocidade de resposta, rapidez de colocação no mercado e alto contato.
A ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
A função da administração de produção pode ser entendida como a união de recursos para a produção de bens ou serviços e que tem por finalidade a satisfação dos clientes finais; tem como principal característica do produto ou serviço a inovação e criatividade.
Importante também é, decidir onde melhor distribuir as instalações, máquinas, recursos humanos são de extrema importância para a produção, pois é a melhor adequação para lay-out da organização, assim otimizando da melhor forma possível seu espaço físico.
OS NOVOS MODELOS DE GESTÃO: A QUALIDADE TOTAL
Vivemos, atualmente, em um mundo de economia globalizada, num mercado sem fronteiras e internacionalizado, que leva as empresas a buscarem uma maior competitividade de seus produtos e/ou serviços. Para que estas empresas sobrevivam de forma sustentável neste ambiente competitivo, é necessário que se tenha um excelente sistema de gestão e, que o mesmo, aborde uma filosofia global do negócio. O sistema que apresentamos é a Gestão da Qualidade Total, que busca maximizar os resultados das organizações por meio da satisfação simultânea de todas as partes interessadas, ou seja, os clientes, empregados, acionistas, meio ambiente, comunidade, sociedade e fornecedores. Isso se resume segundo Garvin em cinco pressupostos básicos:
Qualidade é definida do ponto de vista do cliente;
Qualidade é relacionada com custos;
Qualidade é visualizada como uma arma competitiva;
Qualidade é constituída desde o processo de planejamento estratégico;
Qualidade requer um compromisso que abranja todos os membros da organização.
QUALIDADE TOTAL E COMPETITIVIDADE: INFLUÊNCIA
A prática da gestão pela qualidade total influência a competitividade empresarial em diversos aspectos, tais como:
Possibilita à empresa diferenciar-se e competir com base em produtos livres de defeitos, confiáveis, entregas confiáveis e rápidas, e etc.
As atividades manufatureiras / operacionais passam a contribuir também com eficácia usando critérios de desempenho com base em indicadores de qualidade, confiabilidade, prazos, flexibilidades e etc.
A definição de foco e da busca da excelência no que realmente importa, ou seja, na satisfação dos clientes;
As atividades operacionais passam a serem pensadas de forma totalmente estratégica.
CONCLUSÃO
A preocupação com a qualidade tornou-se um tópico extremamente importante.
A gestão coma qualidade total, enquanto meio de atuação dos gestores organizacionais, busca desenvolver nos sistemas de operação das empresas condições que possibilitem responder as demandas atuais, criando vantagens competitivas duradouras, nos segmentos de mercado onde atuam. Para tanto as estratégias de competitividades que sofrem a influência deste modelo de gestão, permitem alcançar diretamente a obtenção de produtos sem erros; entregas rápidas aos consumidores ; introdução de novos produtos em prazos adequados; operação em uma família de produtos, grande o suficiente para satisfazer os desejos dos clientes; habilidade em mudar quantidades ou datas de entrega conforme solicitado pelos clientes; habilidade de produzir a custo competitivo; dentre outros aspectos.
Fontes: 
Artigo: a gestão da qualidade total e suas influencias na competitividade empresarial 
de Alex Coltro.
TRABALHO 
DE 
GESTÃO DE 
QUALIDADE EM
MARKETING
(a gestão da qualidade total)

Continue navegando