Buscar

Atividade Discursiva Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na análise ambiental SWOT do planejamento estratégico, a empresa deve analisar os seus pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças apresentadas. Essa análise será usada para a empresa traçar estratégias para atingir os seus objetivos. Quanto melhor é o planejamento realizado por uma empresa, maior é a chance que ela tenha sucesso nos negócios.
Cite três exemplos de situações que poderiam ser levantadas pela análise SWOT e seriam colocadas no estudo da microeconomia e outros três exemplos de situações que poderiam ser levantadas pela análise SWOT e seriam colocadas no estudo da macroeconomia.
A análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas para visualizar a situação do mercado em que pretende atuar. Sendo definidos os pontos fortes e fracos de uma empresa e as oportunidades e ameaças que o mercado pode vir a oferecer.
No contexto da Microeconomia podemos destacar algumas situações que podem ser levantadas pela análise SWOT.
1 – Abundancia ou escassez de matéria-prima de um determinado segmento de indústria. Dependendo do segmento de atuação de uma empresa, ela pode enfrentar dificuldades para a compra de matéria prima, ou grande vantagem pela grande quantidade de recursos disponíveis.
2 – Entrada no mercado de novas empresas com o mesmo objetivo de comércio. Pode ser uma vantagem porque as empresas que atuam com o mesmo objetivo comercial obtêm as mesmas oportunidades de crescimento, entretanto podem perder mercado devido a outras firmas pela qual os consumidores têm preferências.
3 – Falta de mão de obra qualificada. Afeta diretamente a empresa, pois não conseguem desenvolver suas atividades com eficiência devido à falta de pessoas qualificadas no mercado tendo grande dificuldade na realização de suas atividades.
E no contexto da Macroeconomia podemos destacar:
1 – Diferentes cenários políticos que podem influenciar diretamente na economia atraindo ou afastando investidores para o país.
2 – Oscilações cambiais (mercado de câmbio), podendo afetar diretamente no preço de compra e venda de mercadorias importadas e exportadas, causando danos à economia e na procura dos consumidores por produtos.
3 – Alterações nas taxas de juros e impostos, que afeta também a economia e o mercado interno causando queda no consumo ou altas dependendo da situação econômica do país.

Outros materiais