Buscar

Caso Concreto 9 - Direito do Trabalho

Prévia do material em texto

Caso Concreto IX
1- João, empregado da empresa Beta, sentiu-se mal durante o exercício da sua atividade e procurou o departamento médico do empregador, que lhe concedeu 15 (quinze) dias de afastamento do trabalho para o devido tratamento. Após o decurso do prazo, João retornou ao seu mister, mas, 10 (dez) dias depois, voltou a sentir o mesmo problema de saúde, tendo sido encaminhado ao INSS, onde obteve benefício de auxilio doença comum. Diante da situação, responda justificadamente aos itens a seguir.
A) A quem competirá o pagamento do salário em relação aos 15 primeiros dias afastamento?
B) Caso o INSS concedesse de plano a João, dada a gravidade da situação, a aposentadoria por invalidez, que efeito jurídico o benefício previdenciário teria sobre o contrato de trabalho?
R: 
A) Durante os primeiros 15 dias de afastamento causados pela doença, o pagamento do salário será de responsabilidade de seu empregador. Segundo o Art. 60, § 3º, da Lei 8.213/91
B) Haverá a suspensão contratual até que haja a recuperação de João, de acordo com o Art.475/CLT
2- Mário e José são funcionários da Empresa Eletrônicos Ltda. Em uma conversa, Mario contou que irá precisar ser afastado de seu cargo, pois assumirá um mandato como dirigente sindical, e José informou ao colega de trabalho que irá se casar no mês seguinte. Considerando os casos ora apresentados, em qual situação devem permanecer os contratos de trabalho de Mario e José respectivamente?
R: A) Mário tem direito à suspensão contratual e José tem direito à interrupção contratual.

Continue navegando