Buscar

Caso Concreto 10 - Direito do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto X
1- Marilene foi admitida e 01 do decorrente ano e trabalha na Sociedade Empresarial ABC Ltda., e, mensalmente faz viagens à trabalho. O valor das suas diárias é variável, mas a média que ela recebe é no importe de 70% de seu salário. O empregador informou que as diárias para a viagem não são consideradas salário, e, portanto, não constituem base de incidência. Marilene disse que o empregador está errado, tendo em vista que a lei estabelece que se o percentual ultrapassar 50%, os valores devem ser considerados como salário. Analisando o caso concreto, e, com base nas alterações trazidas pela Lei 13467/2017, esclareça se Marilene possui ou não razão em sua argumentação?
R: O argumento de Marilene está errado. Pois a última atualização do Art.457,§ 2º/CLT diz expressamente que: “As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário”
2- José Henrique, vendedor de uma fábrica de geladeiras e outros eletrodomésticos do Paraná, foi transferido em 01 de fevereiro de 2018 para trabalhar na mais nova filial da fábrica em Cabo de Santo Agostinho, mudando-se com a família e passado a viver naquele município. Além de seu salário fixo, recebeu ao final do mês de fevereiro comissão pelas vendas realizadas, ajuda de custo no valor correspondente a 40% de sua remuneração mensal e prêmio do dia do “representante de eletrodomésticos”. Possui plano de saúde médico e odontológico e um curso de inglês totalmente pagos pela empresa. O empregado foi reclamar com seu gerente o não pagamento do adicional de transferência. Nesse caso, tem natureza salarial as comissões:
R: C) O que não ocorre com a ajuda de custo e com o prêmio; o plano de saúde e o curso de inglês, não caracterizam salário utilidade; o empregado não tem direito ao adicional de transferência

Continue navegando