Buscar

CURSO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCINAL E CLINICA

Prévia do material em texto

CURSO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCINAL E CLINICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESEVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM – DISTURBOS E DIFICUDADES DE APRENDIZAGEM
ALUNA: ANA MARCILIA DA SILVEIRA GONÇALVES.
PROFESSORA: FERNANDA CARDOSO.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Na sua opinião, quais são as características que uma que uma escola deve ter?
A função da escola, além de ensinar conteúdos, é formar cidadãos capazes para atuar no mundo de forma ética e consciente. Como a escola é um lugar de interação de pessoas, nela também é um lugar de fazer amizades. Uma boa escola deve oferecer a possibilidade de aquisição de conhecimento ao estudante, em um lugar onde ele se sinta bem e, por isso, tenha mais disposição para aprender, se relacionar e explorar a diversidade de experiências à sua disposição. Uma instituição que proporcione este contexto à criança e ao jovem está realmente preocupada com seu desenvolvimento. A qualidade do ensino oferecido também é um atributo fundamental. Professores competentes e bem remunerados. Que tenha uma gestão democrática. Uma escola com afeto, lazer e ensino, com conhecimentos, brincadeiras, cuidados com a saúde e práticas de formação artística, cultural e esportiva, que invista na formação integral do aluno. Uma escola que seja para todos, uma escola inclusiva acima de tudo.
Qual a finalidade na formação do individuo? 
A escola, nitidamente, é um ambiente de interação social, portanto, atua na construção de valores e atitudes que se que desenvolvem na construção da personalidade de cada indivíduo que a frequenta, consequentemente, tem papel crucial na formação de cidadãos. Nesse contexto, a escola pode ser considerada uma das ferramentas garantidoras da prática da cidadania, uma vez que nela, o aluno tem a oportunidade de se manifestar como indivíduo, membro de uma sociedade, que possui consciência dos seus direitos e deveres.
Como escola e clinica podem caminhar juntas no desenvolvimento do indivíduo?
Em primeiro lugar deve estabelecer um elo de confiança entre escola, família e clinica. Alinhado em informações. No trabalho com a escola, após o diagnóstico, é necessário clinicamente ser realizado a intervenção apoiando-se na utilização de recursos em prol ao desenvolvimento do educando.

Continue navegando