Buscar

QUESTIONÁRIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA E TEORIA DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA E TEORIA DO DIREITO
Destaque as diferenças entre as Constituições de 1824 e de 1891? 
R: Em 1824 no Brasil Império trazia como forma de estado uma monarquia, essa monarquia era hereditária, o voto era censitário (só quem possuía direito a votar ou a concorrer o cargo quem possuía determinada quantia de plantação de mandioca) (votava-se em senadores (vitalício) e deputados (mandato)), o estado era católico, possuía uma religião oficial e se dividia em quatro poderes, era previsto poder judiciário, executivo, legislativo e moderador e não previa responsabilidade para o imperador. Já em 1891 no Brasil República o estado passa a ser laico, o voto passa a ser universal, aberto e direto (apesar de mulheres, pessoas menores de 21 anos, analfabetos entre outros não podiam votar),a forma de governo era república e o sistema era presidencialista.
Quais são os principais documentos jurídicos do período do Brasil colonial?
R: Carta de doação que era a carta que o rei dava aos donatários como título de posse, ela previa que o lote que o donatário recebia não podia ser vendido e era passado de pai para filho; o Foral determinava os direitos e deveres do donatário, impostos pagos a coroa e a Cesmaria que era o direito do donatário permitir que um terceiro pudesse produzir em sua terra, mas jamais vender. 
Identifique e explique o sistema jurídico adotado pelo Brasil. 
R: o sistema jurídico adotado pelo Brasil é o civil Law no qual o direito é positivado, legislado, nossas regras são abstratas porque elas são legisladas, existe um poder especifico que cria essas normas jurídicas
Aponte as características que distingue o Código Criminal de 1830 e de 1890? 
R: Em 1830 o período é imperial, dentre suas características ele prevê a maioridade de 14 anos, a pena de morte e a individualização da pena. Já em 1890 representa o período republicano, o código é penal, a maioridade é á partir dos nove anos e é abolida da pena de morte.
Aponte os principais fatores que contribuíram para o declínio do Segundo Reinado. 
R: Dentre seus principais fatores estão a insatisfação das elites proprietárias com o fim da escravidão, a crise da igreja por conta das escolhas religiosas do monarca (ele era maçon), a crise com Uruguai com o empoderamento do exercito, os militares queriam reconhecimento do monarca após a guerra do Paraguai e a falta de aliança com novos grupos sociais que eram os cafeicultores.
Indique algumas medidas adotadas por Marechal Deodoro da Fonseca durante o Governo Provisório. 
R: O novo código penal, mudança da bandeira, o país deixa de ser divididos em províncias e passa a ser dividido em Estados pois ele passa a ser uma República Federativa e as novas eleições, a convocação para novas eleições
Explique o voto censitário e o voto universal? 
R: O voto é o exercício do direito de primeira geração, porém exercido de forma diferente. No voto censitário esse direito era exercido por uma minoria, por uma classe representada pelo poder econômico, já o voto universal é um direito político exercido por todos.
Aponte qual a forma de Estado, a forma e sistema de governo no Brasil Império e Brasil Republica?
R: No império não possuía sistema de governo, a forma de estado era unitário e a forma de governo era monarquia. Já no Brasil republica a forma de estado é a federação, forma de governo é a republica e o sistema de governo é presidencialista.
Matéria para a avaliação
No Brasil se adota o Civil Law derivado da tradição romano-germânica, tem por sua fonte principal a lei, lato sensu. No civil Law temos, em um primeiro momento, a criação da lei por meio de um raciocínio lógico-abstrato e um processo legislativo, depois da criação da lei abstrata pelo legislador, que é a autoridade, ela é aplicada ao caso concreto. Quando surge um problema, o juiz utiliza a lei criada para solucioná-lo. Não existindo uma solução jurídica para determinado problema, cria-se uma nova lei.
No Brasil Colônia temos o Tratado de Tordesilhas (1494) que foi o primeiro documento assinado entre nações, sem a presença da igreja, é o marco inaugural da a diplomacia moderna. No Perído pré-colonial (1500-1532)

Outros materiais