Buscar

Educação Inclusiva e o Ensino de Arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		No Brasil, um dos primeiros espaços educacionais que trabalharam com o ensino da Arte para alunos com e sem deficiência, em grupos inclusivos, foram:
	
	
	
	As Escolinhas de Arte do Brasil.
	
	
	O Conservatório Nacional de Música.
	
	
	As Escolas Técnicas Federais
	
	
	O Instituto Benjamin Constant.
	
	
	A Academia Imperial de Belas Artes.
	
Explicação:
Em relação ao ensino da arte no contexto da educação inclusiva, destaca-se a participação no Movimento das Escolinhas de Arte, da médica e educadora russa Helena Antipoff e dos psiquiatras Drª Nise da Silveira e Dr. Ulisses Pernambucano. Eles destacavam a importância da educação através da arte e o caráter terapêutico da expressão artística.  
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		A partir das políticas públicas de inclusão educacional, podemos afirmar que toda escola deve garantir tanto o acesso como a qualidade do ensino oferecido no campo da Arte e das outras áreas do currículo. Assinale a única afirmativa que não corresponde a uma iniciativa que deve ser adotada pela escola visando a inclusão:
	
	
	
	A escola deve prover recursos e dedicar atenção especial para o atendimento das especificidades de cada aluno.
	
	
	A escola deve criar adaptações de acesso ao conhecimento.
	
	
	A escola deve criar espaços de trabalho segregados que atendam ao aluno com deficiência.
	
	
	A escola deve explorar o campo de produção, fruição e de conhecimento das linguagens artísticas.
	
	
	A escola deve promover a convivência na heterogeneidade dentro da escola.
	
Explicação:
Os alunos com necessidades especiais devem ser inseridos em um grupo, a fim de que sejam estimulados a desenvolver suas potencialidades. O professor não deve isolá-lo, sob o risco de impor limites à sua capacidade de se expressar. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Numa escola da rede privada os alunos com algum tipo de deficiência frequentam as aulas de Arte em uma sala separada dos demais alunos, com propostas diferentes daquelas que são realizadas com a turma. Podemos afirmar que essa proposta de trabalho contribui para que tipo de movimento no grupo?
	
	
	
	Integração.
	
	
	Inclusão
	
	
	Segregação
	
	
	Democrático
	
	
	Burocratização
	
Explicação:
Alunos com necessidades educacionais especiais devido a uma deficiência física, intelectual, sensorial ou com síndromes diversas devem estar e trabalhar juntos com os demais alunos inseridos no contexto da escola regular. A segregação não deve ser adotada pelos profissionais de educação inclusiva. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Ao trabalhar com crianças e jovens cegos no Instituto de Cegos de Viena, em 1922, o arte/educador Victor Lowenfeld defendeu a ideia de que o homem aprende através dos sentidos. Isso quer dizer que a escola deve:
	
	
	
	Priorizar os sentidos da visão no processo educativo.
	
	
	Priorizar a experiência sensorial no processo educativo.
	
	
	Limitar o processo de aprendizado ao domínio lógico de respostas preestabelecidas.
	
	
	Priorizar propostas de trabalho descontextualizadas da experiência do educando.
	
	
	Priorizar o trabalho cognitivo e a lógica.
	
Explicação:
Viktor Lowenfeld, arte-educador austríaco, iniciou sua carreira trabalhando com crianças e jovens cegos no Instituto de Cegos de Viena, em 1922. 
 Contrariando o pensamento vigente, na época, de que a pessoa com deficiência visual seria incapaz de construir e pensar esteticamente, Lowenfeld desenvolveu projetos e pesquisas que se tornaram referência na área. Assim, ele abriu espaço para pesquisas em relação aos aspectos sensoriais dos alunos com necessidades especiais. 
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		O ensino de Artes em uma perspectiva inclusiva deve valorizar
	
	
	
	uma educação em que os menos capazes se adequem ao nível de produção dos alunos mais desenvolvidos intelectualmente
	
	
	um processo dinâmico que tenha por objetivo primordial encontrar as melhores situações para que cada aluno se desenvolva dentro de suas potencialidades, das características de sua escola e das variáveis educacionais de tempo e oportunidades;
	
	
	um processo em que se permita encontrar as melhores possibilidades dos alunos aprenderem adequadamente as linguagens artísticas que estejam apenas de acordo com a perspectiva tradicional;
	
	
	uma educação em que os fundamentos das linguagens artísticas estejam de acordo apenas com as vivências das culturas dos alunos e alunas;
	
	
	um processo dinâmico em que tenha por principal objetivo que cada aluno possa colocar em prática apenas o que convém às necessidades das suas aprendizagens;
	
Explicação:
É preciso estimular e viabilizar o permanente diálogo entre os diferentes segmentos envolvidos no processo educativo - alunos, responsáveis, educadores, funcionários, comunidade -, para que sejam pensadas, transformadas e criadas as reformulações e adaptações necessárias ao atendimento das necessidades especiais que os alunos possam apresentar. 
 
	
	
	
	
		
	
		6.
		Arte para todos é um programa que visa garantir a possibilidade de fruição da arte para pessoas com deficiências ¿ sensoriais, físicas ou intelectuais ¿ por meio de estímulos multissensoriais e lúdicos. A Pinacoteca, como museu dedicado às artes visuais, pode e deve ter obras de seu acervo acessíveis a outros sentidos, tanto pela elaboração de percursos sensoriais que permitam o contato direto com as obras originais, como pela produção de recursos de apoio multissensoriais baseados nas obras de arte originais.
O projeto prevê a realização de visitas acompanhadas por educadores especializados com base na seleção de obras do acervo, incluindo esculturas, objetos e pinturas, acessíveis por meio de toque orientado ou recursos multissensoriais e lúdicos, estabelecendo-se percursos diferenciados para cada grupo.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções que se seguem.
O acesso à arte por meio de adaptações e projetos que valorizam e atendam as necessidades da diversidade vem ganhando espaço.
PORQUE
A inclusão social é tema de discussões em todos os ambientes de educação formal e não formal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda e uma proposição verdadeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
Explicação:
O avanço das pesquisas em educação levou educadores a compreenderem que as linguagens da arte devem ser utilizadas no contexto escolar como instrumento de aprendizagem de diversas disciplinas e de desenvolvimento dos alunos, tanto em caráter individual quanto coletivo. A partir das pesquisas realizadas, houve uma compreensão de que a arte também deve ser aplicada à educação inclusive, tanto em contextos educacionais formais como não formais, considerando-se que as linguagens da arte propiciam a imaginação, a criatividade, o controle do corpo e o domínio da expressão oral. 
	
	
	
	
		
	
		7.
		Uma professora que tenha um aluno com deficiência física incluído em sua sala de aula da escola regular deve organizar o trabalho pedagógico no campo da Arte destacando alguns aspectos importantes. Assinalea opção que está de acordo com a perspectiva de trabalho inclusivo através da arte.
	
	
	
	O professor deverá encaminhar o aluno nesse tempo de aula de Artes para a sala de aula de atendimento multifuncional.
	
	
	O professor deve realizar uma avaliação inicial do aluno e oferecer as adaptações de acesso ao currículo e no currículo de Arte para que o aluno participe do processo de ensino-aprendizado inserido no grupo, de acordo com suas possibilidades e características individuais.
	
	
	O professor deve inserir o aluno no espaço físico da sala de aula e o aluno deverá acompanhar o que for proposto para todos da turma.
	
	
	O professor deve planejar as aulas de Artes para a turma e o aluno com deficiência participará observando o que o grupo realiza.
	
	
	O professor deverá encaminhar o aluno para a aula de Artes na sala especial para alunos com deficiência.
	
Explicação:
Alunos com necessidades especiais devem ser avaliados individualmente, porém, precisam ser inseridos em grupos. Dessa forma, os professores devem avaliar quais as potencialidades dos alunos que podem ser tornar colaborativas no trabalho em grupo e que dificuldades eles possuem que devem ser trabalhados, a fim de que haja um desenvolvimento de suas habilidades.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		O respeito à diversidade humana, social e, cultural é uma questão central no projeto educacional atual. A arte educação tem grande contribuição nesse projeto educacional porque:
	
	
	
	Explora uma forma única de expressão que é sonora.
	
	
	Explora múltiplas formas de comunicação e expressão e isso favorece a inclusão social.
	
	
	Explora uma forma única de expressão e isso favorece a inclusão.
	
	
	Explora linguagens que dependem da verbalização e da língua de sinais.
	
	
	Explora múltiplas formas de comunicação e expressão e isso favorece a segregação social.
	
Explicação:
No campo da arte/educação, o professor deve buscar adequações metodológicas que favoreçam o fazer artístico, a apreciação e a reflexão sobre a arte, independentemente das características ou necessidades especiais dos alunos. Assim, as linguagens artísticas possibilitam o desenvolvimento da criança com necessidades especiais, sejam elas físicas, intelectuais ou sensoriais.

Continue navegando