Buscar

Contexto Histórico Filosófico da Educação (LEE23)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:432251) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	7759297
Parte superior do formulário
	1.
	A partir do século XVIII, tem-se a introdução da máquina no processo de produção. Este processo propiciou uma nova forma de produção, pois as máquinas passaram a substituir a ferramenta e a energia humana. Com relação a este assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma criança podia, ao girar uma manivela, realizar o trabalho de dezenas ou até de centenas de pessoas.
(    ) A produção passou a ser feita nas fábricas, e cada operário realizava uma parte do processo.
(    ) As várias etapas do trabalho eram articuladas, visando a uma maior produção, com custos mais baixos.
(    ) Os patrões assumiram o controle da indústria, mas os antigos núcleos domésticos de produção continuaram com seu trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	 
	 
	2.
	Com relação ao contexto histórico entre os séculos XIII e XIX, pode-se afirmar que a Revolução Industrial foi marcada pela produção capitalista, que introduziu a máquina a vapor, a modernização dos métodos de produção, desintegrou costumes e introduziu novas formas de organização da vida social. Por outro lado, ocorreu a transição da produção artesanal para a manufatureira e desta para a produção fabril, a migração do campo para a cidade, entre outras mudanças que tiveram efeito direto no contexto educacional. Sobre a transformação da Revolução Industrial e o contexto educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras F para as falsas:
(    ) A formação necessária à preparação do trabalhador da indústria solicitava a realização em escola técnica, na qual o aluno aprende as rotinas industriais, até ser capaz de atuar como técnico qualificado para determinada função. V
(    ) O crescimento demográfico das cidades sem a devida infraestrutura básica favoreceu a formação de cortiços e favelas, o aumento das condições degradantes de vida, da prostituição, suicídio, alcoolismo, violência e epidemias. V
(    ) As manifestações de revolta dos trabalhadores foram da destruição das máquinas, sabotagem, explosão de algumas oficinas, formação de sindicatos, produziram jornais e literatura, exercendo a crítica à sociedade capitalista. V
(    ) Com o incremento da produção industrial de vários objetos fabricados, o aprendizado para o ingresso em uma indústria passa a ser realizado em corporações, nas quais aprendizes aprendiam com mestres mais antigos no ofício, até que se especializavam e, deixando de ser aprendizes, se tornavam oficiais e, posteriormente, mestres.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	 
	 
	3.
	Durante a Idade Média, a autoridade da Igreja Católica era quase inquestionável. Mesmo assim, já havia quem ousasse discordar dos ensinamentos e das práticas da Igreja. As críticas ao domínio da Igreja Católica criaram um ambiente favorável ao desenvolvimento de novas interpretações da Bíblia, que originaram a Reforma Protestante e novas igrejas cristãs. Sobre a Reforma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Reforma provocou uma ruptura no pensamento religioso, separando a Igreja Protestante da Igreja Católica.
(    ) O motivo principal da Reforma foi a venda de indulgências da Igreja Católica, que assegurariam o perdão dos pecados de uma pessoa em troca de uma quantia em dinheiro.
(    ) O monge Martinho Lutero pregou na porta da Catedral de Wittenberg um documento com 95 pontos contrários aos ensinamentos e às práticas da Igreja Católica.
(    ) A Reforma Protestante foi um movimento social que fortaleceu a Igreja Católica, dando plenos poderes ao papa Leão X, que decretou a venda de indulgências.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	 
	 
	4.
	No contexto filosófico, registrou-se o recuo do pensamento escolástico e o avanço de um pensamento menos especulativo e contemplativo. A partir da época moderna, o campo filosófico dedicou-se às questões práticas e almejava aplicação em meio à sociedade daquele tempo, o que fez com que a teologia e a filosofia tradicional passassem a considerar outras áreas do conhecimento, tais como as ciências exatas e naturais. A partir da época moderna, os experimentos científicos, o uso de métodos, os processos de observação, a formulação de hipóteses e os registros de deduções se fizeram cada vez mais presentes na produção do conhecimento. A partir dessa época prevaleceu qual visão de mundo?
	 a)
	A visão teológica e progressista.
	 b)
	A visão científica e mecanicista.
	 c)
	A visão filosófica e ética.
	 d)
	A visão humanista e existencial.
	 
	 
	5.
	A preocupação da filosofia da educação moderna residiu em que o processo educativo garantisse a formação do sujeito racional, autônomo e consciente, o que, por sua vez, foi forjado por meio de uma educação monológica, verticalizada e autoritária, que valorizava métodos e concepções teóricas frente à experiência e prática cotidiana. Assim, o filósofo Ghiraldelli Jr. (1999), afirma que a filosofia da educação consiste em uma aliança entre duas instâncias, um tipo de filosofia e um tipo de educação, respectivamente. Quais seriam essas duas instâncias?
FONTE: GHIRALDELLI JR., Paulo. O que é filosofia da educação: uma discussão metafilosófica. In.: GHIRALDELLI JR., Paulo (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 1999. p. 7-87.
	 a)
	Filosofia política e educação tradicional.
	 b)
	Filosofia da mente e educação inatista.
	 c)
	Filosofia do sujeito e educação Humanista. 
	 d)
	Filosofia do ensino e educação tecnicista.
	 
	 
	6.
	A Reforma Protestante foi um evento central na transição entre a Idade Média e o Renascimento. Os efeitos da Reforma não só atingiram a Igreja e a religião, mas também a política e a educação. Por exemplo, possibilitou a alfabetização em massa em vários países na Europa. Qual foi o evento principal a desencadear a Reforma?
	 a)
	O divórcio de Catarina de Aragão.
	 b)
	A divulgação do livro Da Liberdade Cristã.
	 c)
	A publicação das 95 teses de Martinho Lutero.
	 d)
	A Dieta de Espira, em 1529.
	 
	 
	7.
	O autoritarismo político foi uma das principais características na história política de muitos países, como na Rússia nos tempos da União Soviética, na Alemanha nazista e na Itália fascista. Dentre as principais alterações que os regimes autoritários (nazismo, fascismo, stalinismo) impuseram para as escolas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As escolas eram utilizadas como vetor das ideologias autoritárias. VERDADEIRO
(    ) A escola era concebida como um espaço democrático. FALSO
(    ) A disciplina e a obediência aos superiores eram como pilares institucionais nos ambientes escolares. VERDADEIRO
(    ) Havia a participação das instituições religiosas judaicas no ensino público. FALSO
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	 
	 
	8.
	John Dewey foi um destacado educador norte-americano, foi um personagem importante para a compreensão da educação contemporânea, devido ao fato de os Estados Unidos terem sido um país modelo para as demais nações durante o século XX. Com relação às ideias deste pedagogo, analise as sentenças a seguir:
I- John Dewey foi um dos formuladores do "escolanovismo".  VERDADEIRO
II- John Dewey foi um dosformuladores da ideia de escola em período integral. VERDADEIRO
III- John Dewey foi um pedagogo pouco afeito às inovações tecnológicas na educação. FALSO
IV- John Dewey foi um dos principais articuladores da educação fascista.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	 
	 
	9.
	O processo de implantação das ideias iluministas, modernas, laicas e racionais não se deu de forma pacífica e de aceitação unânime, e formas de resistência podem ser registradas tanto em países católicos como em países protestantes. Entre as resistências e os impasses ao processo do laicismo, o romantismo e o niilismo foram marcas importantes no pensamento ocidental entre o século XVIII e XIX. Sobre essas resistências a laicização no pensamento ocidental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Entre a resistência pode-se citar, no contexto católico, Dom Bosco e sua rede salesiana de ensino. VERDADEIRA
(    ) O romantismo infla de valor o sentimento, os instintos, o desejo, entre outras dimensões humanas que tinham sido relegadas pela razão. VERDADEIRA
(    ) O processo de secularização da sociedade enfrentou uma resistência que retoma o valor moral, tradicional e sagrado, supervalorizando os aspectos de fé e religiosos do humano. Essa resistência à secularização é chamada de niilismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	 
	 
	10.
	O Iluminismo foi uma das principais correntes filosóficas a influenciar a educação ocidental. Muitos filósofos iluministas apresentaram importantes reflexões sobre a natureza humana e também sobre o desenvolvimento das ciências. Qual filósofo iluminista escreveu uma importante obra relacionada à educação?
	 a)
	Imannuel Kant, autor do livro "Crítica da Razão Pura", no qual afirma que o pensamento racional possui limites sentimentais.
	 b)
	Jean-Jacques Rousseau, autor do livro "Emílio", no qual afirmava que o homem nasce bom, no estado de natureza.
	 c)
	René Descartes, autor do livro "O discurso do Método", no qual defende a busca da verdade através da razão.
	 d)
	Voltaire, autor do livro "O Cândido, ou O Otimismo", no qual defende que a felicidade de vida está nas coisas simples e cotidianas.
	 
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina