Buscar

estratégia aviação

Prévia do material em texto

EMBRAER: Em seu auge, em 2015, existiam cerca de 820 jatos executivos no País em funcionamento. Hoje, esse número caiu para 750. A alternativa encontrada pela Embraer tem sido a de buscar compradores entre as operadoras, e não compradores privados. O que a Embraer percebeu foi uma mudança no comportamento dos executivos. No lugar de ser proprietário de um avião, esse grupo está optando por serviços de táxi aéreo executivo e de empresas responsáveis por uma espécie de “uberização” da avião executiva
AZUL – o que diferencia a azul das demais companhias é a noção e intenção de fazer diferente e o consumidor pode avaliar a partir do produto, serviço e dos diversos pontos de contato. Companhia foca em preço baixo com alta qualidade, tenta sensibilizar os que nunca voaram a voar 
GOL - o sistema de planejamento estratégico deve concentrar-se no posicionamento competitivo e não apenas em detalhes operacionais e financeiros. Isso evita que o trabalho seja executado sem visão de futuro, e sem acordo com as estratégias coletivas.
 As organizações podem optar entre três estratégias genéricas para obtenção de vantagens competitivas sobre os seus concorrentes: o baixo custo, a diferenciação e o enfoque. São elas:
- Liderança no Custo: A empresa que atua nessa estratégia prefere produzir produtos padrão, pouco diferenciados, mas ganha em escala, baixo custo de produção e de marketing.
- Diferenciação: Seguindo esta estratégia, a empresa procura ser única no seu setor, e procura se diferenciar em itens do produto mais valorizados pelos consumidores. Os produtos são diferenciados pelo design, prazos de entrega, imagem, qualidade, variedade, etc., e a lucratividade da empresa dependem que o consumidor enxergue essa diferenciação e aceite pagar por isso.
- Enfoque: Através da estratégia de enfoque, a organização procura obter uma vantagem competitiva num segmento ou num grupo de segmentos de mercado pelos quais optou, excluindo os restantes segmentos. A estratégia de enfoque pode ser dividida em enfoque no custo (quando a organização procura uma vantagem de custo no seu segmento alvo) e em enfoque na diferenciação (quando a organização procura a diferenciação no seu segmento alvo). A questão base desta estratégia é a seleção de segmentos específicos de mercado onde a concorrência tenha dificuldade em satisfazer eficazmente as necessidades dos consumidores.
Concorrência se classifica em 4 níveis:
Concorrência de marcas: Todas as empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes a preços compatíveis;
Concorrência setorial: Todas as empresas que oferecem os mesmos tipos de produtos ou classe de produtos;
Concorrência de forma: Todas as empresas que prestam o mesmo tipo de serviço;
Concorrência genérica: Todas as empresas que competem pela renda dos mesmos consumidores.
aumento da competição global é benéfica para os consumidores em todo o mundo, pois aumenta as possibilidades de escolha de acordo com seus desejos e sua renda.
De acordo com modelos desenvolvidos por Porter (1998), a intensidade concorrencial de um setor depende de cinco forças básicas:
· O número de concorrentes e a sua rivalidade em determinado momento;
· A entrada de novos concorrentes;
· O poder de negociação dos clientes;
· O poder de negociação dos fornecedores;
· O aparecimento de produtos substitutos;
Ameaça de Novos Entrantes: Uma Indústria é afetada pela entrada de novos entrantes uma vez que pode causar a queda dos preços, aumento nos custos e conseqüente diminuição da rentabilidade. No caso da indústria aérea, existem inúmeras barreiras para esta entrada, pois, há a necessidade de um grande investimento de capital para aquisição dos equipamentos básicos para o início de qualquer operação aérea. Esta seria uma das principais barreiras.Existe também a dificuldade de concorrer com marcas já consolidadas como a TAM, o ramo aéreo já possui grandes e boas empresas para atender seus consumidores. Ao ingressar nesta indústria, a nova empresa teria dificuldades em acessar os canais de distribuição. Além disso, o segmento aéreo apresenta uma série de normas governamentais às quais as empresas precisam se adequar
 Poder de Barganha dos fornecedores: Um fornecedor de combustível de aéreo pode limitar a oferta com base na pouca demanda e na dificuldade em obter outros fornecedores desta matéria-prima, com isso, o mercado de aviação sofre com a valorização do petróleo, ou com dificuldades na refinação deste insumo essencial para a operação das aeronaves.
Poder de Barganha dos compradores: Há um desafio constate das atuais companhias aéreas de se diferenciar das demais oferecendo o melhor serviço, com maior agilidade e menor burocracia. Isso permite uma redução do poder de barganha dos compradores, uma vez que não encontrarão uma oferta personalizada no mercado. Devido ao baixo número de concorrentes os compradores não possuem poder de negociação.
Ameaça de Produtos Substitutos: Esta é uma grande ameaça ao ramo aéreo justamente por não ser a opção mais barata. Dependendo da urgência, distância, dentre outros, pode-se optar outro meio de transporte como o navio, o trem, o carro e até o ônibus. Outro fator é que o custo de todas estas outras opções é menor.
5. Intensidade de Rivalidade:Em suma, o setor brasileiro de aviação, por ser concentrado em poucas empresas como Tam, Gol, Azul, Webjet, é um setor onde a rivalidade ocorre de maneira branda. Há diferenciação nos serviços oferecidos, nos horários disponíveis de vôos e nas rotas, o que justifica as diferenças nos preços das passagens aéreas cobradas por essas empresas.
4. Análise SWOT das empresas de aviação comercial brasileira:
Oportunidades: Ampliação do Aeroporto Internacional de VCPGrandes eventos no Brasil: Copa do mundo 2014 / Jogos Olímpicos 2016Ascensão da classe média – crescimento da demanda por viagens aéreasAumento do comércio e relações internacionais InternetAlianças estratégias e parcerias -> ampliação da participação de mercado e lucratividade
Ameaças: Crises na economia mundial, crise cambial Crise aérea mundial devido aos atentadosEntrada de concorrentesCustos fixos muito altosInternet Infraestrutura precária dos aeroportos brasileiros, INFRAERO
Pontos fortes da GOL: Vantagens operacionais que reduzem os custos – queda nos salários Frota homogênea, econômica e ao mesmo tempo moderna – custos menoresVôos em horários diferenciadosComparados com os da TAM: MarcaTecnologia Atendimento diferenciadoServiços de alto padrãoAlianças estratégicasDisponibilidade de voos / internacional
Pontos Fracos da GOL: Serviços de bordo simplificadosAtendimento medianoBaixa participação no mercado internacional. Em contrapartida, empresas como a TAM também tem os seus pontos fracos: Estrutura de custos elevadaAcidentes que afetaram a imagem da empresaPreços altos / elitistaReformulação dos serviços, identidade
A indústria vem crescendo nos últimos anos, tendo em vista:
- o aumento da classe média e melhora geral da situação econômica da população brasileira, que permitem que mais pessoas passem a viajar de avião ao invés de utilizar outros meios de transporte;
- a desvalorização do dólar perante o real, que aumenta a demanda por viagens internacionais;
- o aumento do comércio e relações internacionais, e outros fatores. Esse crescimento torna a administração da concorrência menos agressiva e mais voltada à criação de valor e de vantagem competitiva
Portanto a estratégia do oceano azul tem com principal objetivo analisar o mercado, as necessidades dos clientes, e desenvolver um novo conceito de produto ou serviço, a ser fornecido pela empresa. Sempre destacando o que este talento deve ser desenvolvido a partir do talento daquela organização, ou seja, a empresa deve focar em seu "core business", atrelando para algo inovador, um diferencial. Uma nova maneira de atender necessidades, um novo conceito oferecido de forma única no mercado, que faça com que aquela empresa possa criar seu próprio oceano azul.
Segue uma análise dos quatro passos de visualização da estratégiado "oceano azul":
Passo 1 – O despertar visual
A empresa analisou detalhadamente suas forças e fraquezas, compreendeu que tinha diversas qualidades para competir no mercado da aviação, mas também diversas falhas ou limitações. A principal força da GOL era sua experiência no ramo de transporte terrestre, uma estrutura de custos enxuta, e conhecimento do público baixa renda, ou seja sabia fazer lucro com a base da pirâmide social.
A principal fraqueza da GOL era sua grande limitação de recursos e pouca experiência no ramo da aviação. Essa fraqueza forçou a GOL a pensar e desenvolver estratégias diferenciadas das outras empresas do setor, o que, em grande medida, foi responsável por seu sucesso.
Passo 2 – A exploração visual
O segundo passo consiste de uma análise do mercado uma vez consciente de suas qualidades e limitações, a empresa precisa conhecer agora o mercado, os concorrentes e os clientes, detectando as tendências futuras e perceber antes dos concorrentes.
O resultado da análise do mercado de sua concorrência a GOL percebeu que era inútil tentar vencer usando os mesmos métodos de seus concorrentes, a empresa focou nos espaços vazios deixados pelas concorrências, dessa forma, montou todas sua estratégia para conquistar este tipo de cliente que vinha sendo negligenciado pelas outras companhias.
Passo 3 – Visualização da estratégia
A visualização da estratégia é montar seu plano tático estratégico, a GOL tinha definido como alvo a parte baixa do mercado da aviação civil, ou seja, conquistar os clientes de baixa renda que teriam vontade em utilizar os seus serviços, a execução deste plano dependeu principalmente da implantação um sistema de custos reduzidos que pudesse viabilizar essa estratégia.
Mudaram a forma de comercialização das passagens, realizando todas suas operações pela internet, e eliminando os intermediários, o que significou uma redução significativa em seus custos. Em seguida, implantou um sistema de viagens sem luxo das demais concorrentes, diminuindo a qualidade do atendimento de bordo. A segunda parte da estratégia focava em promoções noturnas, com passagens a baixíssimo custo. Os aviões que antes ficavam parados no pátio dos aeroportos, passaram a realizar viagens noturnas, sempre lotadas, o que significou um aumento no faturamento com a venda de mais passagens de avião.
A efetividade prática desta estratégia alcançou aceitação, que a GOL não apenas conseguiu conquistar novos passageiros para a aviação civil, oriundos das companhias terrestres, como também, atraindo os demais passageiros que utilizavam a aviação comercial e que toparam viajar de acordo com as novas regras, pagando preços mais acessíveis.
Parte 4 – fazendo a comunicação ao mercado
Com o resultado de sua a estratégia, só restava a GOL comunicar seu plano ao mercado, e a companhia o fez de forma competente enfatizando sua preocupação com a democracia para todos os clientes independente de sua classe social.
Com a operacionalidade seu sistema de custos operacionais que chegavam a ser 60% menores do que seus principais concorrentes, a GOL conseguiu viabilizar sua estratégia. Em muitos casos, numa viagem entre Rio e São Paulo, ou São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, era mais econômico viajar de avião do que de ônibus Leito.
A partir da efetividade de sua comunicação de sua estratégia ao mercado, a GOL rapidamente construiu novas fronteiras para o mercado da aviação civil, e passou a ocupar sozinha este mercado. Como não tinha concorrentes, a empresa passou a nadar no oceano azul da aviação civil.
➔ Fabricação de Aviões
Raramente um avião é criado em menos de uma semana, pois há muitas fases diferentes pelas quais eles devem passar.Apesar de serem enormes, os aviões contam também com peças muito pequenas. Elas chegam até as linhas de montagem por meio de caminhões e trens, que têm acesso direto à fábrica da Boeing. Mas também há outras peças que são levadas até lá por aviões modificados. Essas cores(prata ou branco) atribuem menos peso às estruturas, permitindo uma maior economia de combustível.
Estágio 1: Fornecedor à Matérias-primas especiais são utilizadas no processo de fabricação das aeronaves. Propriedades mecânicas de cada um dos materiais devem possuir um desempenho adequado quando submetidas às próximas etapas de fabricação. Baixo custo e resistência mecânica são características de materiais como ligas de alumínio, titânio e aço inoxidável.
Estágio 2: Fabricação das peças
Estágio 3: Montagem da fuselagem
Estágio 4: Montagem final
Estágio 5: Entrega à Concluídos os ensaios em solo, feitos os voos de produção e adquirida a respectiva documentação, a aeronave está pronta para ser entregue ao cliente.
Maiores fabricantes de aviões:
BOEING AIRBUS EMBRAER Bombardier

Continue navegando