Buscar

EXERCÍCIOS DE LEVANTAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
UNIDADE UNIVERSITARIA DE AQUIDAUANA
ENGENHARIA FLORESTAL
LEVANTAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
Acadêmica: Jaice Ribeiro Almeida.
QUESTÕES
1) Descreva sobre as rochas Ígneas (conceito; classificação e exemplos de rochas).
As rochas ígneas , também chamadas de rochas magmáticas, são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma.  A formação das rochas ígneas vem do resultado da consolidação devida ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. Elas podem ser formadas com ou sem a cristalização, ou abaixo da superfície como rochas intrusivas (plutônicas) ou próximo à superfície, sendo rochas extrusivas (vulcânicas). As rochas ígneas podem, de maneira geral, ser classificadas sob dois critérios: texturais e mineralógicos. O critério textural é especialmente útil na identificação do ambiente onde a rocha se cristalizou, enquanto o mineralógico é baseado na proporção entre seus minerais principais. A classificação da maior parte das rochas ígneas, segundo o critério mineralógico, é feito com base no diagrama QAPF, usado para rochas com menos de 90% de minerais máficos.
2) Defina o que é metamorfismo, descreva sobre os tipos de metamorfismo e dê exemplos de rochas metamórficas.
Metamorfismo é uma profunda modificação física e química, produzida em uma rocha preexistente, que passou por um processo termodinâmico, efeitos das ações de origem interna, ou seja, calor e pressão. Havendo também a atuação de fluídos e do tempo, os quais produziram novas texturas e novos minerais que se expressam orientados segundo diferentes traços.
 Temos quatro diferentes tipos de metamorfismos, o primeiro, é o Metamorfismo Termal, aquele que a mudança é ocasionada pelo calor, este subdividindo em Metamorfismo de Contato, este se desenvolve ao redor dos corpos ígneos intrusivos que cedem parte de suas energias as rochas vizinhas, e em, Pirometamorfismo, nele a mudança da rocha ocorre pelo contato direto com o magma. 
O segundo, é o Metamorfismo Dinâmico, neste caso o fator determinante e exclusivo, é o atrito, ele é desenvolvido através de longas faixas e estreitas de falhas, onde a pressão de grande intensidade causam movimentações, e assim, rupturas na crosta, se restringem a partes pouco profundas, resultando no fraturamento, trituração e moagem das rochas originais, que modificam estrutura e textura. Seguido do Metamorfismo Regional, que está relacionada a temperatura e pressão que provocam a recristalização, que auxilia no reaparecimento de novas estruturas. É considerado o metamorfismo mais importante, ocorre em grandes profundidades da crosta, apresentando estruturas foliadas. 
Por fim, o Metamorfismo Plutônico, que ocorre em grandes profundidades da crosta, nesse grande aprofundamento as rochas entram em fase plástica, pastosa e já não transmitem pressão dirigida, perdendo aos poucos a orientação dos minerais. Alguns exemplos de rochas metamórficas são, grafite, mármore, quartzito e ardósia.
3) Explique o processo de formação de uma rocha sedimentar.
 Rochas sedimentares são constituídas a partir de sedimentos desprendidos de outras rochas, esses sedimentos são transportados pelo vento ou pela água, depositados e depois solidificados. É um processo lendo, derivado do intemperismo, caracterizado por processos mecânicos, químicos e biológicos, desgastando as rochas preexistentes, consolidando os sedimentos que resulta na diagênese (processo de transformação do material em rochas definitivas).
4) O que são minerais primários? Qual sua importância para o estudo de solos?
Minerais primários são herdados do material originário e mantem-se praticamente inalterados na sua composição, e por fim, são derivados por simples fragmentação. São importantes para a avaliação do grau de evolução do solo e da sua reserva mineral. 
5) Explique o que são minerais de argila do tipo 1:1 e 2:1. Dê exemplos de 1 mineral para cada tipo (1:1 e 2:1), apresentando suas principais propriedades. 
Os minerais do tipo 1:1 são formados por uma camada de tetraedros de Silício (Si) sobreposta a uma camada de octaedros de Alumínio (Al). Ex: A caulinita, Al2Si2O5(OH)4, é o mineral mais importante deste grupo. Como resultado de muito pouca ou nenhuma substituição isomórfica, sua CTC é muito baixa. 
Os minerais do tipo 2:1 são formados por uma camada de octaedro de Alumínio (Al) e, intercalado por duas camadas de tetraedro de Silício (Si). Ex: Os principais exemplos desta classe de mineral são, com maior ocorrência nos solos, vermiculita e montmorilonita (esmectita). A vermiculita apresenta maior parte da substituição isomórfica nas camadas tetraédricas (Si+4 por Al+3), resultando em alta carga estrutural e alta CTC.
6) O que é intemperismo e descreva sobre todas as reações do intemperismo químico.
O intemperismo, consiste da transformação das rochas mais estáveis em condições físico-químicas diferentes daquelas que elas se originam. O intemperismo químico, tem como principal agente, a água, que infiltra e percola as rochas sendo seu efeito mais intenso na medida que ela se acidifica devido a solução de gás carbônico da atmosfera. 
OXIDAÇÃO Consiste na mudança no estado de oxidação de um elemento, normalmente através de reação com o oxigênio. 
HIDRATAÇÃO Consiste na incorporação de água na estrutura do mineral, formando um novo mineral. 
DISSOLUÇÃO Consiste da solubilização completa de alguns minerais por ácidos. Os carbonatos são minerais muito susceptíveis a esse tipo de reação, dissolução ou carbonatação. 
HIDRÓLISE Quebra pela água, é uma reação química, entre íons H+ proveniente da ionização da água e cátions do mineral.
ACIDÓLISE É a reação de decomposição dos min	erais que ocorre em ambientes de clima frio, onde a decomposição da matéria orgânica é incompleta, formando ácidos orgânicos e diminuir o pH.
7) Cite os fatores de formação do solo e explique a ação de cada fator no processo de formação dos solos.
Os fatores de formação do solo, são:
Material de origem
Relevo
Clima
Organismos
Tempo
Os mesmos, são inter-relacionados entre si na natureza, ou seja, um afeta o outro.
MATERIAL DE ORIGEM: É o material pelo qual o solo se forma, podendo ser mineral, que são os do nosso interesse, pois se formam a partir de rochas, materiais retrabalhados ou até mesmo, outros solos. Também esses materiais de origem podem ser de origem orgânica, que são solos de ambientes mal drenados e muito frio.
RELEVO: Este fator, afeta a formação de solos por redistribuir a energia, originada da radiação solar, a água e o colúvio. Afetando os solos em duas escalas, para grandes áreas, o relevo pode afetar o clima, já para áreas menores, afeta na redistribuição da água no solo, qual é fundamental para o processo de formação do solo.
CLIMA: O clima é um fator de extrema importância para o processo de formação solo, agindo desde a decomposição das rochas. As variáveis climáticas que se destacam são a temperatura, precipitação e a evapotranspiração.
As reações químicas que ocorrem no solo são fortemente influenciadas pela temperatura e pela presença de água, que é importante em vários aspectos, como, fonte de prótons para o processo de perda de silicatos e por ser um elemento transportador, em solos bem drenados.
A combinação de altas temperaturas de alta pluviosidade, caracterizam os climas tropicais, onde temos solos muito bem intemperizados, como por exemplo, os latossolos.
ORGANISMOS: Os organismos são fundamentais para a formação do solo, já que sem vida não há solo. Os ciclos dos elementos químicos mais importantes para a continuidade da vida, tem sempre parte associada ao metabolismos dos microrganismos em suas mais diferentes formas, conhecidos como, ciclos biogeoquímicos, a ação dos mesmo começa logo quando a rocha é exposta à superfície, oxidando os elementos químicos desestabilizando as rochas e contribuindo para sua alteração, o produto do metabolismo desses fungos são de grande contribuição na pedogênese, na forma de ácidos orgânicosou de substancias que formam complexos ou quelatos com os elementos químicos liberados através do intemperismo.
TEMPO: O tempo, como um fator de formação do solo, refere-se ao período que os fatores ativos (clima e organismos) atuaram sobre o material de origem, condicionados pelo relevo, um solo, quanto mais intemperizado, menos ele apresenta características do material de origem.
8. O clima é um dos fatores que condicionam o processo do intemperismo e a formação do solo. Ao considerar os demais fatores fixos, variando apenas o clima, faça a comparação entre os ambientes de Mata Atlântica e Região semiárida, explicando:
A) a intensidade da ação desse fator no processo de intemperismo das rochas e ao processo de evolução dos solos.
A variação de temperatura produzida pela insolação durante o dia e pelo resfriamento noturno desempenha papel importante na desintegração das rochas, principalmente em regiões áridas ou semiáridas.
Em regiões úmidas de mata atlântica, a água, principal agente intemperizador químico, dissolve e carrega os elementos químicos em profundidade e superficialmente. É por isso que solos de regiões quentes e úmidas são nutricionalmente pobres. O ciclo de deslizamentos e de erosões nas partes mais altas e a deposição de material nas partes baixas, promove a renovação do solo.
Em regiões semiáridas, os solos costumam ser mais férteis porque o intemperismo tanto de rochas quanto de solos é muito menos intenso. Os solos, em geral, são pouco desenvolvidos em função das condições de escassez das chuvas, tornando os processos químicos mitigados.
B) o grupo de minerais secundários que são esperados a predominar nos solos dos dois ambientes.
Os solos, tanto de região semiárida como de mata atlântica, são predominates de rochas cristalinas, são basicamente rochas ígneas e metamórficas dos grupos do granito e do gnaisse. Estes materiais são compostos predominantemente dos minerais quartzo, micas (biotita e muscovita) e vários feldspatos.

Outros materiais