Buscar

Questões sobre Direito do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704400678)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A convenção coletiva de trabalho é:
		
	
	fonte material 
	 
	fonte formal autônoma
	
	fonte formal heterônoma
	
	fonte material autônoma
	
	fonte material heterônoma
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704378764)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A sucessão de empregadores está prevista nos artigos 10 e 448 da Consolidação das Leis do Trabalho. Em relação à matéria, é correto afirmar:
		
	 
	a empresa sucedida responderá subsidiariamente pela sucessora quando ficar comprovada fraude na transferência.
	
	caracterizada a sucessão empresarial ou de empregadores, as obrigações trabalhistas não são de responsabilidade do sucessor. 
	
	o sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade, relativas ao período em que figurou como sócio em ações ajuizadas em até cinco anos depois de averbada a modificação do contrato. 
	 
	no caso dos bancos, as obrigações trabalhistas, inclusive as contraídas à época em que os empregados trabalhavam para o banco sucedido, são de responsabilidade do sucessor.
	
	qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa afetará os direitos adquiridos por seus empregados.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704378744)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(FCC 2018) Sobre grupo econômico e implicações no contrato de trabalho, considere:
 
I. As empresas que integram um grupo econômico respondem solidariamente pelas obrigações decorrentes da relação de emprego, quando, mesmo guardando cada uma delas personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, exceto se possuírem cada uma sua autonomia.
II. Para a configuração do grupo econômico, é necessário que haja identidade de sócios, independentemente da demonstração de interesse integrado, comunhão de interesses e a atuação conjunta das empresas dele integrantes.
III. O sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, observada a ordem de preferência.
IV. O sócio retirante responderá subsidiariamente com os demais quando ficar comprovada fraude na alteração societária decorrente da modificação do contrato.
 
Está correto o que consta de
		
	
	I e III, apenas.
	 
	I e IV, apenas.
	
	II, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	 
	III, apenas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704388437)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Como diria Drummond, em momento cético e ao mesmo tempo indignado, ¿Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo¿. O Direito do pós-guerra tenta incorporar o sentimento do mundo e o Direito do Trabalho vale-se da compreensão do sofrimento para se integrar de valores humanos. O jurista trabalhista, então, parafraseando o poeta, poderá dizer: tenho em minhas mãos o sofrimento do mundo. Considerando o anseio maior da construção da paz mundial, conforme estabelecido no Pacto da Sociedade das Nações ao término da Primeira Guerra Mundial, o Direito do Trabalho foi integrado às bases da nova ordem jurídica, sendo-lhe atribuída, desde então, a função de:
		
	
	coibir agitações perturbadoras da ordém
	 
	promover a justiça social
	
	incentivar o trabalho decente
	
	premiar as diferentes competências humanas
	
	garantir a autonomia privada
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704378772)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando as diversas hipóteses de responsabilização pelos direitos trabalhistas dos empregados, previstas em lei, 
		
	
	as empresas integrantes do grupo econômico, por se caracterizarem como empregador único, com interesses e atuação conjunta, têm responsabilidade solidária pelas obrigações decorrentes da relação de emprego.
	
	a empresa contratante é subsidiariamente responsável pelas obrigações trabalhistas dos empregados da contratada, desde que os serviços terceirizados sejam determinados e específicos.  
	
	o sócio retirante responderá de forma exclusiva quando comprovada fraude na alteração societária para sua saída, ainda que tenha havido a correta averbação da modificação do contrato.
	
	a empresa sucedida responderá subsidiariamente com a empresa sucessora, quando ficar comprovada fraude na transferência da empresa. 
	 
	o sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, observada a ordem de preferência estabelecida em lei: a empresa devedora, os sócios atuais e os sócios retirantes.

Outros materiais