Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

QUESTÕES AULA 10 – Biossíntese de Lipídeos
Durante o anabolismo dos ácidos graxos, o acetato, na forma de acetil-CoA, é o doador de 2 átomos de carbono para a reação do complexo da ácido graxo sintase.
Quais as fontes de acetil-CoA para a biossíntese dos ácidos graxos?
R: O maior substrato fornecedor de átomos de carbono é a glicose que através da glicólise e da descarboxilação do piruvato , fornece Acetil-CoA para a síntese dos ácidos graxos.
	b) Uma vez que esta reação ocorre no citosol das células, de que maneira o acetil-CoA mitocondrial é exportado para o citosol? O que determina a saída destes átomos de carbono da mitocôndria? Qual o momento metabólico (estado alimentado/jejum) que se encontra o organismo neste momento?
R: A Coenzima A(CoA) Não consegue passar pela membrana externa da mitocôndria. Então a CoA sai da molécula de Acetil-Coa e essa molécula vira CITRATO . O Citrato consegue passar pela membrana externa da mitocôndria e ir para o Citosol . No Citosol , o CITRATO se junta a coenzima A no citosol , então esse citrato vira novamente uma molécula de Acetil-Coa , mas fora da mitocôndria . Então esse Acetil-Coa inicia o processo de síntese de acido graxo . O organismo se encontra em estado alimentado .
c)A atividade da acetil-CoA carboxilase é o passo limitante da biossíntese dos ácidos graxos. Discuta esta afirmação explicando os ativadores/inibidores desta reação.
R: Para a formação da cadeia de AG, é necessária a carboxilação do acetil-CoA, formando malonil-CoA (substrato da ácido graxo sintase, que forma a cadeia de AG)
A formação de malonil-CoA a partir de acetil-CoA é um processo irreversível, catalisado pela acetil-CoA-carboxilase..
3 regiões funcionais: 
• Proteína carreadora de biotina 
Biotina carboxilase (ativa CO2 pela ligação a um átomo de N no anel da biotina) 
• Transcarboxilase (transfere o CO2 ativado da biotina para a acetil-CoA, produzindo malonilCoA).
d) As etapas de formação do palmitato incluem reações de redução, também chamadas de “betaredução”. Explique esta afirmação destacando as fontes do poder redutor utilizado nestas reações.
R: Quando o citrato sai da mitocôndria e vai para o citosol , o citrato se junta a uma coenzima A e forma o Acetil-Coa . Esse Acetil-Coa e com isso ocorrerá um serie de eventos até a síntese de AG.
Essa serie de eventos consiste em ir acrescentando Carbonos de 2 em 2 até o forma um AG chamado de Ácido Palmitico que tem 16 carbonos .
O Dois primeiros Carbonos sempre vem do Acetil-Coa e os outros carbonos vão vim de um molécula chamada de Malonil-Coa.
O que é o Malonil-Coa?Como é feito?
	Temos uma enzima chamada de Acetil-Coa-Carboxilase (dimero inativo)
	Esses dimeros tem que se polimeriza para forma um polímero Ativo, a Forma ATIVA, assim estando pronto para catalisar a reação. O citrato estimula essa polimerização .
Na forma Ativa , ela pode pegar o Acetil-CoA e unir com o Co2 e forma o Malonil-Coa.
Como ocorre a união de 2 em 2 ?
é feito por um sistema enzimatico chamado de sintase de Acido Graxo, é um conjunto de proteinas unidas.
Entre esses dominios desse complexo enzimatico está o ACP-Proteina carreadora de Axilas.
	Quem vai fazer a união de 2 em 2 é a sintase de Acido graxo.
Na ACP- Temos ali um aminoacido chamado de Cisteina.
Tudo começa com Acetil-Coa, O Acetil-Coa Vai perde sua coenzima A e os 2 Carbonos restantes vão ser unir ao ACP.
Esses 2 Carbonos são passados para a Cisteina. Os outros carbonos vem do Malonil-Coa.
A coenzima A sai da molecula de Malonil, e os carbonos se ligam ao ACP. A molecula de Co2 sai fora , e os carbonos que estavam na cisteina se juntam aos Carbonos ligados ao ACP formando uma molecula com 4 carbonos;
Depois da formação , com uma serie de eventos para forma o ácido Palmitico..
Qual foi o investimento dessas reações :
8Acetil-Coa 
7ATP
14 NADPH
e) Os ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa ω3 e ω6 são considerados ácidos graxos essenciais, ou seja, não são sintetizados nos humanos sendo necessário obtê-los a partir da dieta. Explique.
R: Ácidos Graxos Essenciais são poliinsaturados que não podem ser sintetizados pelo o organismo a partir da enzima de acetil-coenzima A, e portanto, devem ser adquiridos através da nossa dieta. Existem dois Ácidos Graxos essenciais, são eles: ômega-3 (ácido linolênico) e ômega-6 (ácido linoléico). Os ácidos linoléicos (18:2;n-6) e alfa-linolênico (18:3n-3) são necessários para manter sob condições normais as membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos. Esses ácidos graxos também participam da transferência do oxigênio atmosférico para o plasma sangüíneo, da síntese da hemoglobina e da divisão celular.
Os ácidos graxos insaturados de cadeia longa são sintetizados a partir do palmitato:
Elongação: Alongados com 2C por vez provenientes do malonil-CoA 
Dessaturação: AG poliinsaturados ω3 e ω6 obtidos principalmente de óleos vegetais
 - ω6 ác. Linoléico (18:2, ∆9,12): forma ác araquidônico - ω3 ác. α-linolênico (18:3, ∆9,12, 15) Óleo de peixe contém AGs ω3 e ω6, principalmente EPA e DHA, pela ingestão de fitoplanctôn...
f) A síntese de TAG(Triagliceróis) ocorre somente durante o estado alimentado, ou seja, quando há glicose disponível e os níveis de insulina estão elevados. A afirmação está correta? Justifique.
R: Sim , pois quando a excesso de carboidratos ingeridos na dieta , esse carboidrato é convertido em glicose e esse excesso aumento os níveis de insulina no corpo .
 Carboidratos ingeridos em excesso à capacidade de armazenamento de glicogênio: excesso é convertido em TAG e armazenado no tecido adiposo.
Melhor explicação : Resumão: Se tem o excesso de calorias principalmente na forma de glicose, essa glicose pela via glicolítica é convertida em piruvato que entra na mitocôndria que é convertida em Acetil-CoA que sai da mitocôndria na forma citrato. No citosol pela citrato liase gera acetil-CoA e Oxaloacetato. O Oxaloacetato volta principalmente na mitocôndria na forma de piruvato pela enzima maliu. O Acetil-CoA vira malonil-CoA pela Acetil-CoA-Carboxilase. Malonil-CoA pela acido graxo sintase gera palmitado que sofre modificações na sua cadeias por gerar diversos tipos de ácidos graxos e serem incorporados no glicerol-3-P gerando triglicerídeos. O triglicerídio sai do figado na forma de VLDL.
g)Quais os destinos dos TAG sintetizados no fígado? De que maneira eles são transportados no sangue? 
R: TAG não são armazenados no fígado, eles são empacotados juntamente com colesterol, fosfolipídeos e proteínas para formar VLDL.( (lipoproteína de muita baixa densidade): responsáveis por carregar os triacilgliceróis do fígado para o resto do corpo;     )
VLDL: sintetizada no fígado e exportada para o sangue
 • Armazenamento no tecido adiposo
E através das VLDL que os TAG são transportados no sangue aos tecidos extra hepáticos.

Mais conteúdos dessa disciplina