A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
QUESTIONARIO UNIDADE 2    RITMO E DANÇA

Pré-visualização | Página 1 de 3

QUESTIONARIO UNIDADE 2 – RITMO E DANÇA
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“A cadeira de balanço e os jogos de dominó na praça são estereótipos antigos. Hoje as pessoas acima dos 60 anos fazem parte de uma outra sociedade, muitos se preocupam com a qualidade de vida, exercícios físicos e, consequentemente vivem mais. A expectativa de vida do brasileiro aumenta a cada ano, de acordo com o IBGE. É neste contexto que a dança de salão entra como instrumento de manutenção da saúde física e mental, colaborando com a longevidade e integração”. 
Camila Souza. Revista em dança, fevereiro de 2007, p.10. 
Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre a dança, podemos afirmar:
I. A dança de salão é um grande instrumento de reinclusão social.
II. Proporciona mudanças físicas, como melhora da disposição, concentração, equilíbrio e resistência muscular.
III. Na dança de salão não deve haver a integração de gerações, pois os idosos devem dançar com parceiros de sua própria idade. 
IV. Resgata valores como respeito, a generosidade e a cordialidade.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e IV
	Respostas:
	a. 
apenas I e II
	
	b. 
apenas II e III
	
	c. 
apenas II e IV
	
	d. 
I, II e IV
	
	e. 
II, III e IV
	Feedback da resposta:
	Alternativa correta: d
Justificativa: Apenas a alternativa III é incorreta, pois ela é uma dança integrativa e inclusiva, possibilitando a troca de parceiros e de experiências de vida, aumentando relações de amizade.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“Sua coluna vertebral é capaz de gerar movimentos multidirecionais que o tornam capaz de executar vários estilos de dança com fluidez e suavidade. Sua coluna pode caracterizar-se pela flexibilidade, necessária para várias combinações contemporâneas ou pode ter um aspecto mais rígido e estável, porém, elegante, para execuções com parceiro. A dança pode sobrecarregar bastante o seu dorso, especialmente os segmentos que possuem mais mobilidade.” (HASS,2011). 
Em relação à coluna vertebral e à dança, analise as questões a seguir.
I. A coluna vertebral é capaz de realizar flexão, extensão, flexão lateral, rotação e várias combinações desses movimentos, possibilitando a execução de qualquer tipo de coreografia.
II. Um equilíbrio saudável entre força e flexibilidade em todos os lados da coluna vertebral fornece a sustentação necessária para obter uma posição corporal com bom alinhamento.
III. A educação básica da coluna, a consciência da posição corporal e a capacidade de aplicar o trabalho de fortalecimento abdominal em seus movimentos vertebrais reduzirão o risco de lesões lombares. 
Com relação às proposições lidas, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as proposições estão corretas.
	Respostas:
	a. 
As proposições II e III são corretas.
	
	b. 
A proposição I está correta.
	
	c. 
A proposição II está correta.
	
	d. 
A proposição III está correta.
	
	e. 
Todas as proposições estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Alternativa correta: e
Justificativa: As três afirmativas estão corretas, pois a variação de possibilidades de movimentos que uma coluna flexível proporciona ao dançarino facilita e enriquece o repertório coreográfico. Um trabalho consciente entre força e flexibilidade nos músculos que sustentam a coluna vertebral e um abdômen forte traz proteção e segurança aos movimentos executados. Com o objetivo de trabalhar a coletividade com um grupo amador de bailarinos, a elaboração coreográfica pode ser usada como estratégia de organização coletiva.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“[...] os herdeiros de Garrincha têm fama de dribladores e donos de toque refinado. Fazemos diferença pela ginga, pela capacidade de mudar o ritmo de uma partida [...]” 
Fábio Altman. Revista Veja, 10 de fevereiro de 2010, p.84.
 
O artigo cita a imagem do jogador “Brasileiro-bailarino”. Ao analisarmos o artigo, podemos dizer que:
I. O jogador de futebol profissional, ao possuir total domínio sobre sua performance, é capaz de executar maravilhosos lances, transformando a partida em um verdadeiro espetáculo.
II. O jogador possui grande domínio das habilidades de posicionamento, deslocamentos, giros, mudanças de direção, de velocidade e de força. Habilidades que também todo bailarino possui.
III. Muitos jogadores usam a dança de forma criativa, para manifestar sua alegria, ao comemorar um gol.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
todas as alternativas
	Respostas:
	a. 
apenas I
	
	b. 
apenas I e II
	
	c. 
apenas II e III
	
	d. 
apenas I e III
	
	e. 
todas as alternativas
	Feedback da resposta:
	Alternativa correta: e
Justificativa: Todas estão corretas, pois um jogador profissional tem que ser habilidoso, possuir domínio técnico, espaço-temporal, ser criativo e conquistar os espectadores. Todas essas são características que um bailarino profissional também deve ter desenvolvidas.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Cesgranrio, 2010) Muitas manifestações das denominadas danças populares brasileiras têm sua origem na religiosidade dos povos africanos e indígenas, representadas intensamente por danças consagradas e perpetuadas ao longo do tempo. Porém, contingências históricas e políticas abafaram as possibilidades plenas de expressão e comunicação desses povos. Qual posicionamento é inadequado para que a Dança-Educaçãocontribua para tal mudança?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Eliminação dos aspectos religiosos dos programas e currículos escolares, mesmo que estudados sob o ponto de vista cultural.
	Respostas:
	a.
Estudo e análise dos mitos, dos ritos, dos heróis e de personagens que compõem o fazer dessas danças colaboram para o reconhecimento da dança como fenômeno cultural.
	
	b. 
Eliminação dos aspectos religiosos dos programas e currículos escolares, mesmo que estudados sob o ponto de vista cultural.
	
	c.
Apresentação do papel das danças populares como resistência, manutenção e recriação de saberes fundamentais de diferentes grupos sociais.
	
	d. 
Associação da linguagem corporal das danças populares aos estudos de movimento dos programas de Dança-Educação.
	
	e.
Apresentação das danças e de todo o seu contexto como conhecimento para que a história brasileira seja recontada sob pontos de vista diferenciados.
	Feedback da resposta:
	Alternativa correta: b
Justificativa: A educação deve ser laica e devemos passar os ensinamentos das danças religiosas pelo seu conteúdo no aspecto histórico/social e sua importância como uma manifestação do homem, sem preconceitos e julgamentos.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(ENEM, 2011) A dança é um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de várias regiões do país. Estão ligadas aos aspectos religiosos festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras e caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares), figurinos e cenários representativos.
A dança, como manifestação e representação da cultura rítmica, envolve a expressão corporal própria de um povo. Considerando-a como elemento folclórico, a dança revela:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
manifestações afetivas, históricas, ideológicas, intelectuais e espirituais de um povo, refletindo seu modo de expressar-se no mundo.
	Respostas:
	a.
manifestações afetivas, históricas, ideológicas, intelectuais e espirituais de um povo, refletindo seu modo de expressar-se no mundo.
	
	b. 
aspectos eminentemente afetivos, espirituais e de entretenimento de um povo, desconsiderando fatos históricos.
	
	c. 
acontecimentos do cotidiano, sob influência mitológica e religiosa de cada região, sobrepondo aspectos políticos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.