Buscar

Sistema Renina Angiotensina Aldosterona

Prévia do material em texto

Sistema Renina Angiotensina Aldosterona 
Objetivo: Regulação da pressão arterial e volume circulatório para manter a perfusão adequada.
Vias:
Circulatória – mais descrita, responsável pela resposta imediata.
Local – responsável por ajustes finos, como remodelamento, fibrose e disfunção endotelial. 
Componentes: 
RENINA – sintetizada nas células justaglomerulares renais, liberada após redução da pressão nas artérias aferentes renais e clivagem da pró-renina. Ação perdura por 30 min – 1 h. 
ANGIOTENSINA – liberada por meio da ação enzimática da renina no fígado, posteriormente convertida no pulmão por ECA. Angiotensina II é um vasoconstrictor potente, com ação em cerca de 2 min. Gera uma constrição de arteríolas, elevando a resistência vascular, e de veias, elevando o retorno venoso. 
ANGIOTENSINA II - Estimula centro da sede hipotalâmico. Reduz excreção de Na e H2O. Estímulo para secreção de aldosterona. 
ALDOSTERONA – Sintetizada nas adrenais, liberada por estimulo de angiotensina II. Estimula a reabsorção .....................................
Ativadores do sistema: Insuficiência cardíaca, restrição de sódio, redução do compartimento intravascular (desidratação, hemorragia, diarreia), aumento do tônus simpático, hipotensão. 
Correlações clínicas:
Hipertensão: Essencial/primária – até 15% dos casos com níveis elevados de renina. Secundárias – em decorrência principalmente de estenose da artéria renal ou tumores secretores de renina.
Nefropatia diabética: excesso de volume implica na redução da renina, com redução de aldosterona e, assim, aumento do potássio. 
Influências de medicamentos:
IECA – inibe a ECA, como consequência não degrada bradicinina, efeito colateral tosse. 
BRA – bloqueia o receptor de angiotensina. 
ESPIRONOLACTONA – ..................
ALISQUIRENO – ..................

Continue navegando