Buscar

Aula_Revisão_TGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria Geral Administração
Administração é o trabalho com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros.
Cite os 4 princípios da Teoria Científica
1- Seleção e treinamento de pessoal; 2- Salários altos e custos baixos de produção; 3- Identificação da melhor maneira de executar tarefas; 4- Cooperação entre administração e trabalhadores.
Qual a ênfase das Teorias Científica, Anatômica e Relações Humanas, Burocrática?
TC- Ênfase na eficiência do Processo Produtivo e na Economia de Recursos (nas tarefas). TA- (na estrutura da organização). TRH- Ênfase excessiva nos grupos informais (nas pessoas). TB- Ênfase na fidedignidade do comportamento dos burocratas (no cargo).
Qual a ênfase das Teorias Estruturalista, Comportamental, Neoclássica, Geral dos Sistemas e Contingencial?
TE- Ênfase na estrutura e no ambiente que envolve a organização (na motivação). TC- Ênfase nas pessoas e no ambiente (no comportamento). TN- ênfase na prática e na aplicação da administração (nos resultados). TGS- ênfase na prática e na aplicação da administração (no ambiente). TC- Ênfase no ambiente e na tecnologia, sem desprezar as tarefas, as pessoas e a estrutura (nos valores).
Qual a visão de conflito da Teorias Científica, Anatômica e Relações Humanas, Burocrática?
TC- Vadiagem sistemática por parte dos operários, desconhecimento das rotinas de trabalho e falta de uniformidade. TA- Racionalismo exagerado na concepção da administração, excesso de mecanicismo e abordagem incompleta e de sistema fechado da organização. TRH- Não há conflito perceptível. Todo conflito deve ser evitado. TB- conflito com o público, mas não há conflito perceptível, tem-se a prevalência dos objetivos da Organização 
Qual a visão de conflito Teorias Estruturalista, Comportamental, Neoclássica, Geral dos Sistemas e Contingencial?
TE- conflitos são os elementos geradores de mudanças e do desenvolvimento da organização. TC- Reconhece conflitos e acha que devem ser negociáveis. TN- conflito entre objetivos pessoais e organizacionais, relacionamento entre organização e meio ambiente. TGS- conflito de papéis. TC- Busca da satisfação dos objetivos da organização e do indivíduo.
Fale sobre as 4 ondas de desenvolvimento da humanidade segundo Toffler:
1º ONDA- Agricultura (cerca 6.000 anos) 2º ONDA- Industrial (300 anos) 3º ONDA-Informação e 4º ONDA- Informação e Conhecimento
Explique o que é a “Ética Protestante” de Max Webber:
O moderno sistema de produção, eminentemente racional e capitalista, não se originou das mudanças tecnológicas nem das relações de propriedade, como afirmava Karl Marx, mas de um novo conjunto de normas sociais morais.
Quais as funções básicas do administrador?
Planejar, organizar, dirigir e controlar a empresa.
A administração é um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os esforços realizados pelos membros da organização utilizando todos os recursos organizacionais para alcançar objetivos estabelecidos.
Diferencie Organização Formal de Organização Informal:
Formal- Refere-se geralmente ao padrão de organização determinado pela administração como o esquema de divisão de trabalho e poder de controle, regras e regulamentos de salários e controle de qualidade. uma forma de agrupamento social, que é estabelecido de uma maneira deliberada ou proposital para alcançar um objetivo específico. É caracterizada principalmente pelas regras, regulamentos e estrutura hierárquica que ordenam a relação entre seus membros. Informal- Refere-se ao relacionamento interpessoal ou seja as relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre o pessoal ou os trabalhadores, acima e além da formal (trabalham em equipe e são amigos). 
Fale sobre as fases da administração descritas por Chiavenato:
Fase Artesanal (Até 1780)
Cada trabalhador ficava no posto de trabalho e para cada carro tinha que ir buscar as peças e ferramentas necessárias provocando grande desperdício de tempo na montagem.
Fase de transição da industrialização (1780 a 1860):
Também conhecida como primeira revolução industrial. Os produtos deixam de ser produzidos de forma artesanal e passam a ser produzidos em indústrias.
Fase de desenvolvimento industrial (1860 a 1914):
Também conhecida como segunda revolução industrial. Com o crescimento acelerado das indústrias e a necessidade de obtenção de melhor desempenho, surge o estudo da administração como uma ciência capaz de melhorar a eficiência e eficácia das indústrias.
Fase do gigantismo industrial (1914 a 1945):
Situada entre as duas grandes guerras;
Fase moderna da administração (1945 a 1980):
Marca a separação entre as economias desenvolvidas (industrializadas) e subdesenvolvidas;
Fale sobre a fase da globalização (De 1980 aos dias atuais):
Dominada pela incerteza empresarial e concorrência acirrada
Cite 2 contribuições das seguintes civilizações para a humanidade:
Egípcios: se destacaram também na agricultura, com grandes áreas cultivadas e irrigadas as margens do Rio Nilo. Também se destacaram na medicina, com cirurgias complexas;
Gregos: tem início o nascimento da democracia e direito a voto. O pensamento e o valor artístico são valorizados;
Romanos: tem início o desenvolvimento de estradas e a logística. Grande evolução da administração pública. Início das organizações multinacionais, com divisão de cotas para os proprietários
Chineses: a obra A Arte da Guerra de 500 a.C., o mais antigo tratado militar do mundo. A administração militar serviu de base para os primeiros conceitos de organização e administração.
O que é franchising?
Franquia ou franchising é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
É obrigatória a apresentação de uma circular de franquia pelo franqueador, indicando as condições gerais do negócio jurídico. Embora possibilite retorno mais rápido, a compra de uma franquia geralmente exige um investimento inicial alto, pois é preciso prever custos com local de instalação, equipamentos e pessoal.
As técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para otimizar o desempenho de outros tipos de canais de vendas, como redes de revendas, de representantes comerciais, de assistências técnicas, de distribuidores e outros
Diferencie rede horizontal de rede vertical de cooperação:
As redes verticais de cooperação são normalmente encontradas nos casos em que as relações de cooperação ocorrem entre uma empresa e os componentes dos diferentes elos ao longo de uma cadeia produtiva. As empresas, nesse caso, cooperam com seus parceiros comerciais: produtores, fornecedores, distribuidores e prestadores de serviços. Esse é o caso típico das relações de fornecimento no complexo automobilístico. A cooperação vertical entre empresas ocorre com maior freqüência em casos em que o produto final é composto por um grande número de peças e/ou partes componentes, e passa por vários estágios durante o processo de produção. Nesse caso, as empresas/organizações envolvidas podem estar situadas em diferentes estágios de evolução tecnológica; 
As redes horizontais de cooperação são aquelas nas quais as relações de cooperação se dão entre empresas que produzem e oferecem produtos similares, pertencentes a um mesmo setor ou ramo de atuação, isto é, entre uma empresa e seus própriosconcorrentes. Por serem concorrentes diretos, que disputam acirradamente o mesmo mercado, esse processo merece cuidados especiais, pois dá margem a um maior número de conflitos do que o modelo das redes verticais de cooperação. As redes horizontais de cooperação são implantadas, na maioria das vezes, quando as empresas, isoladamente, apresentam dificuldades em: adquirir e partilhar recursos escassos de produção; atender interna ou externamente ao mercado em que atuam; lançar e manter nova linha de produtos.
Defina terceirização:
A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa à redução de custo e ao aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e é observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar dessa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividades-meio.
Apesar das várias vantagens, a terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão de obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas.
O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade-fim. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados satisfatórios.
Defina Aliança Estratégica:
São todas as relações cooperativas entre as companhias e os concorrentes, consumidores, fornecedores, corporações governamentais, universidades, sindicatos e outras organizações. Esta abordagem é ampla e abrangente por definição. Não está limitada aos elos entre companhias, nem aos elos que tomam formas legais como os ‘joint ventures’ ou ‘arranjos de licenciamento’. Uma definição compreensiva é essencial porque permite examinar completamente uma amplitude de arranjos organizacionais que podem tornar difusas as fronteiras das organizações.
O que é Joint-Venture?
Joint venture ou empreendimento conjunto é uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. Difere da sociedade comercial (partnership) porque se relaciona a um único projeto cuja associação é dissolvida automaticamente após o seu término. Um modelo típico de joint venture seria a transação entre o proprietário de um terreno de excelente localização e uma empresa de construção civil, interessada em levantar um prédio sobre o local. 
Há várias empresas, de diversos setores da economia, que investem nesse tipo de sociedade. As maiores joint ventures no mundo aconteceram nos ramos de tecnologia, automobilismo e alimentação.
O que é Adhocracia?
Adhocracia é um termo criado por Warren Bennis, segundo Gareth Morgan, utilizado na Teoria das Organizações. Segundo Alvin Toffler, a adhocracia ou "adocracia" é um sistema temporário variável e adaptativo, organizado em torno de problemas a serem resolvidos por grupo de pessoas com habilidade e profissões diversas e complementares. Constitui-se em uma opção à tradicional Departamentalização. O termo teve origem nas “forças-tarefas” (task-forces) militares para enfrentar situações de forma rápida. Toffler estabeleceu que no futuro a sociedade será extremamente dinâmica e mutável e que as organizações que quiserem sobreviver terão que ser inovadoras, temporárias, orgânicas e antiburocráticas. Outras referências definem o termo como a organização baseada em projetos, uma alternativa para a antiga Organização Departamental (baseada na divisão racional do trabalho) e para a intermediária Organização Matricial (que juntaria elementos da Departamentalização com a Gerência de Projetos). A característica central da adhocracia são os grupos e equipes cooperativos que resolvem problemas e desempenham o trabalho. As posições e as tarefas não são permanentes e as formas organizacionais são livres.
O que significa “conflito de papéis” dentro das Teorias de Sistemas e Contingencial?
A relação entre objetivos organizacionais e pessoais
Cita as semelhanças entre a Teoria Clássica e a Teoria Neoclássica:
A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.
Defina Qualidade Total:
A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.
A Toyota, no Japão, foi a primeira organização a empregar o conceito de "TQM" (ver Toyotismo), superando a etapa do fordismo, onde esta responsabilidade era limitada apenas ao nível da gestão. No "TQM" os colaboradores da organização possuem uma gama mais ampla de atribuições, cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da organização. Desse modo, a comunicação organizacional, em todos os níveis, torna-se uma peça-chave da dinâmica da organização. Masao Namoto entrou na Toyota em 1943 e foi nomeado presidente da Toyoda Gosei (Conglomerado Toyota) em 1982. Em 1985 a empresa ganhou o Prêmio Deming (prêmio japonês) de gestão de qualidade. Em 1987, Nemoto teve dois livros publicados em inglês com o título Total Quality Control for Management - Strategies and Techniques from Toyota and Toyoda Gosei. Nemoto combinara o sistema de produção da Toyota (com o sistema Kanban e ojust-in-time), os conceitos de qualidade e sua filosofia gerencial que resume em dez princípios 2 .
Tem sido amplamente utilizada,3 na atualidade, por organizações públicas e privadas, de qualquer porte, em materiais, produtos, processos ou serviços. A conscientização e a busca da qualidade e do reconhecimento da sua importância, tornou a certificação dos sistemas de gerenciamento da qualidade indispensável uma vez que aumenta a satisfação e a confiança dos clientes e a produtividade, reduz os custos internos, melhora a imagem e os processos de modo contínuo e possibilita acesso mais fácil a novos mercados.
O que é Reengenharia?
A reengenharia, criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.
Segundo Branco (2008, p. 123), ao contrário do que tinha acontecido com muitas das metodologias de Gestão da Qualidade, os primeiros exemplos da sua aplicação vieram dos Estados Unidos da América e não do Japão. A reengenharia para Stair e Reynolds (2002, p.39) é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.
Esta focalização no aumento da eficiência dos processos e, na obtenção de mais-valias a curto prazo, implica melhorias em três níveis a destacar: redução de custos, redução de tempo e melhoria da qualidade dos serviços. Os princípios básicos desta “filosofia” de gestão, passam por reinventar e não evoluir, através do desenvolvimento de processos que promovam o “corte” na organização existente.
Um processo empresarial inclui o planejamento – considerado atividade interna – e a tomada de decisão– considerada atividade externa. Estas atividades modificam entradas em saídas. São elas que norteiam a execução do trabalho.
Esta abordagem implicaria pôr em questão toda a forma de trabalhar da organização, com a redifinição total dos processos num corte claro com o passado. O primeiro passo é a definição de uma estratégia global, com recurso à recolha de informação e dados factuais sobre as necessidades e expectativas dos clientes e identificação das alterações a efetuar. A partir destes pressupostos estão criadas as condições para identificar a nova rede de processos da organização e otimizar a mesma, através da análise de valor de cada processo e eventual eliminação de atividades que não tragam mais-valias para a organização e/ou cliente.
Defina Downsizing:
Downsizing (em português: achatamento ou diminuição de tamanho) é uma das técnicas da Administração contemporânea, que tem por objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária, pois ela é focada no centro da pirâmide hierárquica, isto é, na área de recursos humanos (RH). Segundo o autor argentino Rodolfo E. Biasca, o termo começou a vigorar cada vez mais no período de 1987-1989  . Outros termos empresariais em inglês sobre reestruturação empresarial também ficaram conhecidos internacionalmente nessa época tais como outplacement ("recolocação") eturnaround (algo como "dar a volta" no sentido de "revirar a empresa").
Trata-se de um projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar consistente com o Planejamento estratégico do negócio e cuja meta global é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível.
A curto-prazo envolve demissões, achatamento da estrutura organizacional, reestruturação, redução de custos e racionalização. A longo-prazo espera-se que revitalize a empresa com a expansão do seu mercado, desenvolvimento de melhores produtos e serviços, melhoria do moral dos funcionários, modernize a empresa e principalmente, a mantenha enxuta, de forma que as práticas burocráticas não venham a se instalar novamente, uma vez amenizadas as pressões.
O termo downsizing também é usado para definir uma situação onde sistemas originalmente hospedados em um computador de grande porte (mainframe) são adaptados para computadores de menor porte (mini/microcomputadores) e esse processo se dá em função da redução do porte da empresa ou do aumento da capacidade computacional dos computadores de menor custo.
Diferencie o modelo de administração criado por Taylor do modelo de administração criado por Fayol:
A teoria de Taylor tem ênfase nas tarefas, com a adoção de métodos racionais e padronizados, com a máxima divisão de tarefas, enquanto a teoria de Fayol tem ênfase na estrutura da organização, e tem a adoção de princípios administrativos pelos altos escalões.

Continue navegando