Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA PORTOSEVIASNAVEGAVEIS JULIANA ARARIPE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIDERP CAMPO GRANDE- MATRIZ
ENGENHARIA CIVIL
Aluna: Juliana dos Santos Araripe		RA: 197357213116
Disciplina: Portos e Vias navegáveis
Atividade Discursiva
“Sabemos que as docas são bacias artificiais construídas pela engenharia civil em desvios das linhas normais de navegação do porto para diversas funções. As docas se tornam essenciais para todo o processo de consolidação ou desconsolidação dos navios e para o carregamento e descarregamento dos caminhões na área do Porto e Retroarea portuária para o escoamento da produção de uma região geográfica.
Com base no texto acima comente sobre os tipos de docas existentes dentro das obras portuárias de um porto? ”
Nas obras portuárias de um porto existem três tipos de docas, as docas de recreio ou comerciais, docas secas e docas de carregamento (rodoviárias), as quais estão classificadas abaixo:
1) Docas de recreio ou docas comerciais:
São docas geralmente construídas em formato retangular, limitadas por cais ou muros de acostagem em todo seu perímetro. São constituídas de equipamentos para efetuar operações de embarque e desembarque de mercadorias e pessoas. São caracterizadas como docas de nível ou docas de marés, dependendo se há ou não comunicação permanente com águas adjacentes.
2) Docas secas
São um tipo de doca que consiste em uma bacia retangular escavada na costa já preenchida com água, utilizada para reparação e inspeção de navios, com secção transversal parecida à secção transversal de um navio, com o espaço necessário para operários e transporte de peças, que por vezes podem ser pesadas e volumosas. Dispõem de uma parede ou portão estanque removível, que pode ser retirada por elevação ou rotação, que as comunicam com o exterior, para entrada e saída de navios, ou as isolam para esvaziar as docas. Por vezes, em docas secas muito grandes também existe uma parede intermediária também removível e estanque, como se fossem duas docas, que pode ser explorada com navios relativamente menores. 
3) Docas de carregamento (rodoviárias)
Nesse modelo de doca possui uma plataforma aplanadora, e trata à área de carga ou descarga de veículos em galpões, âmagos de distribuição e/ou terminais de contêineres e portuários.

Continue navegando