Buscar

TRABALHO - Questionário 14.11.18

Prévia do material em texto

1. José, embora sem justo título nem boa-fé, exerceu, por dez anos, sem interrupção, nem oposição, posse com animus domini de imóvel registrado em nome de Caio, menor impúbere, nele estabelecendo sua moradia habitual. Analise a possibilidade de José adquirir o bem por usucapião, indicando a modalidade correspondente.
2. Mauro e Conceição ingressaram com pedido de Usucapião em face de Economia de Crédito Imobiliário S/A, em virtude de serem possuidores de um terreno de aproximadamente 11 Hectares no Estado de Goiás. Alegam os autores que adquiriram o imóvel de José em meados de 2003, o qual já residia no bem desde 1989. 
Em sede de Contestação, a Economia de Crédito Imobiliário S/A alegou que Mauro e Conceição ao adquirirem o imóvel tinham pleno conhecimento de que José era um famoso Grileiro na região e que por isso estariam agindo de má-fé, tornando, portanto incabível o pleito de usucapião. 
Diante desses fatos, responda justificadamente: (2,0 pontos cada alínea)
a)	O pleito de usucapião de Mauro e Conceição pode ser julgado procedente em alguma de suas modalidades? Em caso afirmativo aponte qual e seus requisitos. 
b)	Tendo em vista que José exercia posse José desde 1989 Mauro e Conceição poderão pleitear o uso da acessio possessionis? Justifique abordando necessariamente sobre a diferença entre a acessio em caráter universal e singular.
3. Josué, que não tinha lugar para morar com a família, ocupou determinada área urbana de 500 metros quadrados. Como ignorava a titularidade do imóvel, o qual se encontrava sem demarcação e aparentemente abandonado, nele construiu uma casa de alvenaria, com três quartos, furou um poço, plantou grama, e, como não possuía outro imóvel, fixou residência com a mulher e os cinco filhos, por cerca de dois anos, sem ser molestado. Matusalém, proprietário do imóvel, ao tomar conhecimento da ocupação, ajuizou ação de reintegração de posse em face de Josué. 
 Diante de tal situação, responda, fundamentadamente, às seguintes indagações a seguir. 
 a) Na contestação, Josué poderia requerer alguma indenização? 
B) Qual seria o prazo necessário para que pudesse arguir a usucapião em seu favor e qual a sua espécie?
4.José, embora sem justo título nem boa-fé, exerceu, por dez anos, sem interrupção, nem oposição, a posse de imóvel registrado em nome de Caio, menor impúbere, nele estabelecendo sua moradia habitual. De acordo com o Código Civil, (1,0 ponto)
a) ocorreu usucapião ordinária, porque o prazo desta, de quinze anos, é reduzido a dez quando o possuidor estabelece no imóvel sua moradia habitual.
b) ocorreu usucapião extraordinária, porque o prazo desta, de quinze anos, é reduzido a dez quando o possuidor estabelece no imóvel sua moradia habitual.
c) não ocorreu usucapião, porque esta ocorre somente se o possuidor tiver justo título.
d) não ocorreu usucapião, porque se aplicam à usucapião as causas que obstam, suspendem ou interrompem a prescrição.
e) não ocorreu usucapião, porque esta ocorre somente se o possuidor tiver boa-fé.
5. Felismino ingressa com um pedido de Usucapião Especial Urbana em face da ré Construtora Continental Ltda, alegando que este possuí um imóvel de 200m² em área urbana no Condomínio Parque Barreto por período superior a 5 anos, o qual utiliza para usa moradia, sendo certo que não é proprietário de outro imóvel urbano ou rural, bem como não foi anteriormente agraciado por pedido de usucapião.
Considerando que Felismino ingressou no terreno através de um contrato de locação firmado com a Construtora em 2005, este afirma que deixou de realizar os efetivos pagamentos mensais desde o ano de 2007, sendo portanto o marco inicial de sua pretensão para aquisição do imóvel por via do usucapião especial urbano.
Em contestação, a Construtora alegou que, apesar do Sr. Felismino ser inadimplente desde o ano de 2007, a mesma enviou diversas notificações requerendo a reintegração de sua posse, e que por isso a posse de Felismino não era contínua e ininterrupta. 
Considerando que a ação proposta por Felismino foi pleiteada em 2014, responda: (1,5 ponto cada alínea)
a)	Poderá Felismino ter sua pretensão de usucapir o terreno através da modalidade de Usucapião Especial Urbana? Justifique abordando necessariamente sobre os requisitos essenciais desta modalidade de usucapião, bem como, sobre a relação do animus domini frente aos contratos de locação.
b)	O envio de notificações por parte da Construtora pode ser considerada como elemento suficiente para suspender a prescrição aquisitiva para o pleito de usucapião? Justifique.

Continue navegando